Dermatite Seborreica – O que é, Causas, Sintomas e Tratamento. Além disso, a dermatite está entre as cinco doenças mais comuns quando o assunto é pele. E o que poucas pessoas sabem é que existem dois tipos distintos de dermatite. A Dermatite Atópica e a Dermatite Seborreica que é a que abordaremos aqui.
O que é a Dermatite Seborreica: A Dermatite Seborreica é uma desordem cutânea comum que pode ser facilmente tratada. Esta condição é uma erupção vermelha, descamosa e pruriginosa (que causa coceira), mais comumente vista no couro cabeludo, ao redor do nariz, pálpebras, sobrancelhas, pele ao redor das orelhas e no meio do tórax. Outras áreas tais como, umbigo, glúteos e pele ao redor da região axilar, mamas e dobras podem ser também envolvidas. A Dermatite Seborreica não é uma doença contagiosa e não é um sinal de má higiene pessoal. Tocar nas lesões não fará você pegar a doença.
A Dermatite Seborreica acomete cerca de 20% da população mundial, porém, somente 3% lesões de pele são clinicamente relevantes. Homens são mais acometidos que mulheres. É uma doença que têm dois picos de incidência: durante o primeiro ano de vida e após a puberdade.
Uma vez que as lesões tenham surgido pela primeira vez, ela torna-se uma doença crônica, que vai e volta ao longo das décadas, com períodos de agravamento das lesões, seguidos de grande melhora e desaparecimento dos sintomas.
O Que Causa Dermatite Seborreica: As causas da Dermatite Seborreica não estão totalmente esclarecidas. Sabemos que ela não é propriamente uma doença das glândulas sebáceas, e os pacientes acometidos não necessariamente têm um aumento da produção de sebo (oleosidade) por essas glândulas.
Contudo, a predileção da Dermatite Seborreica por áreas da pele ricas em glândulas sebáceas nos indica que estas estruturas fazem parte do processo fisiopatológico da doença. Diversos fatores podem causar Dermatite Seborreica, dentre eles:
- Excesso de alguns hormônios;
- Hipervitaminose A ou hipovitaminose de B2, B6 ou H;
- Baixa umidade do ar;
- Outras doenças de pele;
- Genética;
- Menores de 18 e entre os 30 e 60 anos;
- Imunidade debilitada.
Sintomas de Dermatite Seborreica: As características clínicas da Dermatite Seborreica incluem:
- Coceira ou ardor, que pode piorar caso a área seja infectada pelo ato de “cutucar” a pele;
- Vermelhidão ou descamação das pálpebras (blefarite);
- Flocos de pele (caspa) em seu couro cabeludo, cabelos, sobrancelhas, barba ou bigode;
- Pele avermelhada;
- Oleosidade na pele e no couro cabeludo;
- Crostas de pele que descamam.
A Dermatite Seborreica pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Normalmente se forma onde a pele é oleosa ou gordurosa, como couro cabeludo, sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, lábios, atrás das orelhas e tórax.
Tratamento Para Dermatite Seborreica: Não existe medicação que acabe definitivamente com a Dermatite Seborreica porém seus sintomas podem ser controlados. Deve-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos e de bebidas alcoólicas e o banho muito quente.
O tratamento para Dermatite Seborreica deve ser orientado por um dermatologista, mas normalmente pode ser feito com alguns cuidados diários como:
- Evitar situações que provoquem excesso de estresse;
- Não tomar banho com água muito quente;
- Manter sempre a pele e o cabelo bem secos;
- Evitar a ingestão de álcool e alimentos muito gordurosos, como frituras;
- Retirar bem o gel de banho, o shampoo e o condicionador após o banho.
Nos casos mais graves, em que estes cuidados não conseguem para evitar o surgimento de crises de Dermatite Seborreica, o médico pode ainda receitar o uso de algumas pomadas. Em casos muito intensos, medicações via oral podem ser utilizadas.
O tratamento adequado vai depender da localização das lesões e da intensidade dos sintomas, e deve ser indicado por um médico dermatologista.