Os Sintomas de Câncer de Mama Que Você Não Deve Ignorar pois é uma realidade que atinge mulheres no mundo todo. Alem disso, o câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários.
Esse é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A proporção em homens e mulheres é de 1:100 – ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença. No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade. Segundo o INCA, é que represente, em 2016, 28,1% do total dos cânceres da mulher.
A maioria das pessoas ignora certos sinais que o corpo envia para advertir de que talvez algo não está bem. É certo que nem sempre temos que nos preocupar com alguns sintomas, mas também não podemos simplesmente ignorá-los, já que não se sabe quando estão anunciando um problema de saúde grave.
No caso do câncer de mama, os especialistas insistem que detectá-lo a tempo é a medida mais eficaz para deter o seu impacto e aumentar a expectativa de vida.
No entanto, seus sintomas iniciais costumam ser ignorados e, na maioria dos casos, a doença só é detectada quando já está em uma etapa mais avançada.
Os sintomas inicias de câncer de mama estão relacionados com alterações visíveis, como diferenças na forma ou na sensibilidade da mama, por exemplo. Estes sinais podem surgir tanto na mulher como no homem e, quando descobertos precocemente, podem aumentar as chances de cura. Então, confira Os 8 Sintomas de Câncer de Mama Que Você Não Deve Ignorar.
Alterações no Bico do Peito: Mamilos e perceber que ele começou a se retrair, ser puxado para dentro como um dedo de luva revirado ou engrossar, tendo ou não dor, talvez seja um sinal de tumor cancerígeno.
Mudança na Pele ao Redor do Mamilo: Se você perceber que a pele que fica ao redor do peito está mais quente, escamosa, vermelha ou inchada, também deve procurar ajuda.
Aumento do Volume do Seios: O aumento no volume das mamas pode se dar pela alteração funcional benigna da mama (AFBM) ou por um tumor maligno presente, provocando uma inflamação devido à propagação das células cancerosas.
Se o aumento das mamas não for por causa do ciclo menstrual, gravidez ou da amamentação, a consulta médica é importante, principalmente se ocorrer em apenas um dos seios e houver dor, vermelhidão e transpiração em toda superfície ou apenas numa parte dela. outros é também importantes sinais são;
- Alterações do tamanho ou forma da mama;
- Vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama;
- Nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
- Inchaço e nódulos frequentes nas ínguas das axilas;
- Assimetria entre as duas mamas, como, por exemplo, uma muito maior que a outra;
Todo o câncer de mama é tratável, porém nem todos são curáveis. É preciso identificar a fase em que o tumor foi diagnosticado, para encontrar os melhores procedimentos para tratar a paciente.
O tratamento curativo se aplica aos tumores que estão localizados na mama ou até mesmo com metástase axilar, mas que não atingiram outros órgãos. Sendo assim, o foco é na cura do paciente.
O médico utilizará para o tratamento oncológico a cirurgia, a quimioterapia, a hormonoterapia e a radioterapia. Todos são tratamentos utilizados para o restabelecimento da saúde do paciente.