As complicações da diabetes Tipo 2 normalmente ocorrem devido ao mau controle da doença e ao excesso de açúcar no sangue, podendo causar lesões em todo o corpo, incluindo olhos, rins, vasos sanguíneos, coração e nervos. As complicações do diabetes Tipo 2 são divididas em dois grandes grupos, micro e macro vasculares. As complicações microvasculares são àquelas que causam danos aos pequenos vasos sanguíneos, como as que acometem os olhos, rins e nervos. Já as macrovasculares incluem as doenças cardíacas e o fluxo insuficiente de sangue para as extremidades do corpo, principalmente pernas. Então, conheça quais são as 10 Complicações da diabetes tipo 2.
1. Dano Renais (nefropatia): Os rins contêm milhões de clusters de minúsculos vasos sanguíneos que filtram os resíduos do seu sangue. A Diabetes tipo 2 pode danificar o delicado sistema de filtragem. Além disso, Lesões graves podem levar à insuficiência renal ou doença renal em estágio final irreversível, que muitas vezes, eventualmente requer diálise ou de um transplante de rim.
2. Deficiência Auditiva: A Deficiência Auditiva é umas das Complicações da diabetes tipo 2 mais mais comuns em pessoas com diabetes.
3. Neuropatia diabética: Os nervos ficam incapazes de emitir e receber as mensagens do cérebro, provocando sintomas, como formigamento, dormência ou queimação das pernas, pés e mãos, dores locais e desequilíbrio, enfraquecimento muscular, traumatismo dos pelos, pressão baixa, distúrbios digestivos, excesso de transpiração e impotência. estes são algumas Complicações da diabetes tipo 2 provocada pela Neuropatia diabética.
4. Problemas Cardíacos: A diabetes tipo 2 aumenta drasticamente o risco de vários problemas cardiovasculares, incluindo doença arterial coronariana com dor no peito (angina), ataque cardíaco, derrame, estreitamento das artérias (aterosclerose) e pressão arterial elevada.
5. Retinopatia Diabética: A diabetes tipo 2 pode danificar os vasos sanguíneos da retina, podendo levar à cegueira. A diabetes também aumenta o risco de outras condições graves na saúde dos olhos, tais como cataratas e glaucoma.
6. Complicações Nos Pés: As pessoas com diabetes tipo 2 ou tipo 1 podem desenvolver muitos problemas diferentes nos pé. Mesmo problemas comuns podem piorar e levar a graves complicações . Problemas nos pés na maioria das vezes acontecem quando há danos nos nervos, também chamado de neuropatia . Isso pode causar formigamento, dor (ardor ou picadas), ou fraqueza no pé. Ela também pode causar a perda de sensibilidade no pé, para que possa prejudicá-lo e não sabem disso. Má circulação sanguínea ou mudanças na forma de seus pés ou dedos dos pés também podem causar problemas.
7. Problemas na Pele: A diabetes tipo 2 pode deixá-lo mais suscetível a problemas de pele, incluindo infecções bacterianas e fúngicas.
8. Doença de Alzheimer: A diabetes Tipo 2, podem aumentar o risco de doença de Alzheimer. Quanto maior for a deficiência no controle do açúcar no sangue, maior o risco é. Pois, A conexão exata entre essas duas condições ainda permanece obscura.
9. Hipoglicemia: A Hipoglicemia significa que os níveis de açúcar no sangue estão abaixo do normal causada por omissão de refeições, presença de vômitos ou diarreia, prática de exercícios físicos intensos, doses excessivas de insulina ou medicamentos para a diabetes ou excesso de bebidas alcoólicas.
10. Hiperglicemia: A Hiperglicemia é quando os níveis de açúcar no sangue estão elevados devido à falta de aplicação de insulina ou aplicação de doses insuficientes, ingestão excessiva de alimentos, infecções, doenças, estresse ou sedentarismo.