Os alimentos que ajudam a controlar o colesterol são basicamente ricos em nutrientes que manter o equilíbrio entre o BOM colesterol (HDL) e ruim colesterol (LDL). Além disso, O colesterol é responsável por todas as membranas que envolvem as células e auxilia nos processos de metabolismo. Também é necessário para o crescimento e regeneração celular e, além de estar presente no sangue e em todos os tecidos, colabora com a produção dos hormônios sexuais e do cortisol. ou seja, Não podemos viver sem o colesterol.
No entanto, O excesso do MAL colesterol (LDL) no sangue gera o acúmulo de placas de gordura nas artérias. E quanto maior o acúmulo de gordura, maiores as chances de sofrer problemas cardiovasculares. Além disso, As comidas que reduzem o colesterol fazem isso de diferentes maneiras. Algumas contêm fibras solúveis, que retiram o colesterol do corpo antes mesmo que ele entre na circulação. Outras são ricas em substâncias químicas que bloqueiam a absorção dessa gordura na parede dos vasos sanguíneos. Então, confira os 12 alimentos que ajudam a controlar o colesterol.
Aveia: A Aveia é um dos principais alimentos que ajudam a controlar o colesterol. Pois, As fibras presentes nesse alimento, principalmente a betaglucana são responsáveis por fornecer maior sensação de saciedade. Ou seja, vale muito a pena adicionar a aveia à sua alimentação diária.
Berinjela: A antocianina, substância encontrada nesse alimento, traz benefícios para o coração, reduzindo os níveis do colesterol ruim. Mas fique atento: essa substância esta presente na casca da berinjela, ou seja, na hora de acrescentá-la ao cardápio é importante manter a casca!
Azeite: O ômega 3 e o ômega 9, são gorduras saudáveis e benéficas à saúde, podem ser encontrados no azeite. Dessa forma, esse alimento, além de prevenir a formação de placas de gorduras nas artérias, também reduz o mau colesterol (LDL) e aumenta o bom (HDL).
Alcachofra: A Alcachofra é outra boa opção de alimentos que ajudam a controlar o colesterol. Pois, as suas fibras são resistentes à ação de enzimas e por isso apresentam muitas vantagens, entre as quais: diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos, redução do risco de obesidade e diabetes, fatores de risco para a saúde do coração. Uma porção de 100 g possui apenas 50 calorias.
Peixes: Ao contrario das carnes vermelhas, quanto mais gorduroso os peixes forem, melhor! Isso porque o ômega 3 (como é conhecida sua gordura) faz muito bem à saúde e é capaz de reduzir os índices do mau colesterol. Assim, é importante aproveitar os benefícios do Atum, do Salmão, do arenque, da Sardinha e de vários outros tipos de peixes. portanto, eles são considerado excelente alimentos que ajudam a controlar o colesterol.
Alho: A alicina, substância que dá ao Alho seu aroma natural e bastante característico, é um antioxidante importante para o organismo, principalmente porque ajuda a diminuir os níveis do colesterol. Porem, a alicina só tem efeito quando o alimento é consumido fresco!
Abacate: O Abacate é outra boa alternativa de alimentos que ajudam a controlar o colesterol. Pois, Assim como os peixes, essa fruta é rica em ômega 3. Contudo, é considerado muito gorduroso e, por isso, ficou longe da mesa dos brasileiros por muito tempo. Então, é aconselhável consumi-lo com moderação para aproveitar seus benefícios.
Soja: O consumo de proteína de Soja diminui o índice do LDL (colesterol ruim). As gorduras encontradas nesse grão são as poli-insaturadas e as monoinsaturadas, que não provocam obstrução de artérias.
Vinho Tinto: Um estudo realizado por cientistas da universidade de Calabria, demonstrou que o resveratrol – substância encontra na casca da uva, traz diversos benefícios á saúde, como baixar a pressão arterial, rejuvenescer as artérias, manter o nível adequado de açúcar no sangue e aumenta o colesterol bom.
Frutas Vermelhas: As Frutas Vermelhas são algumas excelente opção de alimentos que ajudam a controlar o colesterol. Pois, a Morango, Melancia, Goji berry, Romã, Uva, Mirtilo e Acerola. Todos esses alimentos fazem parte de um grupo conhecido como frutas vermelhar, que ajudam a controlar o colesterol. Além disso, O mirtilo, por exemplo, combate os radicais livres, é anti-inflamatório, melhor a circulação e reduz o colesterol ruim.
Chocolate Amargo: O Chocolate Amargo e outra boa alternativa de alimentos que ajudam a controlar o colesterol. Pois, Quando consumido com moderação (30g ao dia já é suficiente), esse alimento proporciona vantagens ao organismo, como maior disposição e melhor funcionamento cerebral. Além disso, o chocolate amargo também é capaz de reduzir os índices do mau colesterol.
Linhaça: A semente é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, por isso, é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, e evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim) e aumentar as de HDL colesterol (bom). Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico e passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal.