Como Curar Afta na Língua em 5 Minutos é uma opção para quem deseja tratar a Afta na Língua. Além disso, as úlceras orais, também chamadas de úlceras aftosas, estomatites aftoides ou simplesmente Afta, são lesões muito comuns da mucosa oral.
As Afta são lesões benignas que não costumam causar maiores problemas além do desconforto. Porém, algumas doenças mais graves da cavidade oral podem se manifestar com lesões ulceradas muito semelhantes, o que pode causar alguma confusão. Um exemplo é o câncer da cavidade oral, que nas fases inicias pode se parecer com uma Afta na Língua.
Causas da Afta na Língua: As Afta na Língua são formas comuns de úlcera bocal, que costumam surgir em pessoas com baixa imunidade, seja ela causada por alguma doença específica ou por uso de medicamentos. Veja algumas das causas Afta na Língua:
- HIV/Aids: O vírus do HIV, que pode levar à Aids, ataca diretamente o sistema imunológico. Pessoas infectadas com esse vírus são mais propensas ao surgimento de Afta na Língua e elas costumam ser um dos primeiros sinais de ação do HIV no organismo. Além disso, o vírus do HIV, que pode levar à Aids, ataca diretamente o sistema imunológico. Pessoas infectadas com esse vírus são mais propensas ao surgimento de Afta na Língua.
- Câncer: a imunidade também abaixa quando o paciente tem câncer, principalmente por causa do tratamento realizado com radioterapia e quimioterapia
- Diabetes: diabéticos não tratados ou com a doença mal controlada, a saliva costuma apresentar grandes quantidades de açúcar, que encoraja o crescimento do fungo
- Infecções Vaginais: o mesmo fungo causador da Afta na Língua é o responsável por algumas infecções vaginais também. Apesar de não ser muito perigosa, esse tipo de infecção costumar causar mais problemas a mulheres grávidas, pois a doença pode ser transmitida ao bebê durante o parto.
Outros fatores podem desencadear no surgimento de Afta na Língua:
- Estresse emocional
- Deficiência de ferro, vitamina B12 e ácido fólico na dieta
- Período menstrual
- Mudanças hormonais
- Alergias a alimentos.
Sintomas da Afta na Língua: Os sintomas da Afta na Língua são bem comuns e fácil de fazer o diagnóstico, geralmente o paciente senti no no local um desconforto seguido de dor, ela pode aparecer na Língua ou em qualquer ligar da região da boca, perca do paladar, sangramento na lesão. Em casos mais graveis o paciente pode apresentar, os seguintes sintomas: indisposição, febre, inchaço na boca e dificuldade de alimentação.
Se a Afta na Língua demorar mais de 3 semanas para cicatrizar, estiver em um tamanho maior do que o esperado, sinais de infecção na área ou sinais de que o corpo está fora do normal, é necessário que o paciente procure um médico, pode ser alguma outra doença ou infecção mais grave do que a Afta na Língua.
Quando a Afta na Língua Pode ser Perigosa: Apesar de benigna na imensa maioria dos casos, a Afta na Língua pode ser uma manifestação de doenças sistêmicas ou pode ser confundida com lesões graves, como neoplasias da cavidade oral. Uma consulta com o dentista ou médico estomatologista deve ser avaliada quando:
- A Afta na Língua for excepcionalmente grande.
- As Afta na Língua forem recorrentes, com surgimentos de novas lesões logo após a cicatrização das primeiras.
- A Afta na Língua demorar mais de 3 semanas para cicatrizar.
- Houver sinais de infecção na área da Afta na Língua.
- Houver sintomas sistêmicos, ou seja: febre, cansaço, mal-estar, perda de peso, perda do apetite ou qualquer outro sintoma que sugira a presença de alguma doença por trás da Afta na Língua.
- Houver úlceras também nos órgãos genitais.
Prevenção da Afta na Língua: Algumas pessoas costumam ter resultados positivos quanto à prevenção da Afta na Língua fazendo algumas mudanças alimentares, essas mudanças normalmente consistem em uma alimentação mais saudável e também em uma ingestão especialmente mais rica de alimentos que contem a vitamina B12 e a vitamina C. Veja abaixo alguns alimentos que podem ajudar você a prevenir as Afta na Língua:
- Leite (vitamina B12);
- Iogurte (vitamina B12);
- Queijo (vitamina B12);
- Laranja (vitamina C);
- Tomate (vitamina C);
- Couve-flor (vitamina C).
Além da ingestão desses alimentos, é importante sempre se manter hidratado e reduzir a dieta de alimentos gordurosos, muito ácidos ou apimentados.
Como Curar Afta na Língua em 5 Minutos: Analgésicos podem aliviar as feridas, entretanto, você pode dispor de várias receitas caseiras para aliviar esse terrível desconforto e te auxiliar no tratamento para Afta na Língua. Então confira agora Como Curar Afta na Língua em 5 Minutos:
O bicarbonato de sódio e um pouquinho de água ajuda a aliviar o ardor das feridas. Faça uma pastinha com o bicarbonato e com o auxílio de um cotonete aplique diretamente na Afta na Língua. A ponta macia do algodão irá diminuir a irritação na hora de colocar. Nunca esfregue o cotonete com força na Afta na Língua.
Uma pequena quantidade de leite de magnésio sobre as feridas também minimiza os sintomas.
Água salgada, morna, proporciona grandes alívios. Com a água salgada na boca, bocheche por 30 a 60 segundos, cuspindo em seguida. Receitinhas caseiras como essa, podem ser feitas várias vezes ao dia até a cicatrização do problema.
A cúrcuma é uma especiaria com incríveis propriedades antissépticas, que são perfeitas para acabar com os incômodos que a Afta na Língua pode provocar e para diminuir o inchaço desta. Para a utilizar como remédio natural, o melhor é misturar 1/2 colher de chá de cúrcuma em pó com 1 colher de sopa de mel. Aplique a preparação obtida sobre a Afta na Língua com o dedo ou com um cotonete e deixe atuar durante uns 4 ou 5 minutos. Depois enxague com água morna em abundância.