Os Sintomas de Câncer que Surgem Bem Antes do Diagnóstico, normalmente o câncer é diagnosticado quando a pessoa apresenta sintomas bem específicos. Alem disso, o câncer em qualquer parte do corpo pode provocar sintomas como perda de mais de 6 kg sem fazer dieta, estar sempre muito cansado ou ter alguma dor que não passa. No entanto, para chegar ao diagnostico correto é preciso fazer uma série de exames para descartar outras hipóteses.
Normalmente o câncer é diagnosticado quando a pessoa apresenta sintomas bem específicos, que podem surgir de uma hora para outra, sem explicação ou como uma consequência de uma doença que não foi corretamente tratada. Como pode acontecer quando uma úlcera gástrica evolui para câncer de estômago, por exemplo.
Por isso, em caso de suspeita deve-se ir ao médico para realizar exames porque o diagnóstico do câncer numa fase inicial aumenta suas chances de cura. Então, Confira Os 8 Sintomas de Câncer que Surgem Bem Antes do Diagnóstico.
Febre que Aparece e Some: A febre é uma resposta imunológica que indica que algo não está correto no corpo. A maioria dos pacientes com câncer tem febre em algum momento. Ter febre três vezes na semana, que aparece e some sem tomar remédios, e depois reaparece com maior frequência, pode ser um sintoma de câncer.
Sentir Cansaço: A maioria das pessoas que tem câncer apresenta cansaço o tempo todo, mesmo tendo repousado. A alteração de células no sangue, no caso da leucemia, faz com que os órgãos não sejam oxigenados como deveriam, provocando um cansaço incurável.
Perda Significativa de Peso: Em um curto período de tempo, se uma pessoa perde 10 quilos, sem praticar nenhum tipo de atividade física ou alguma dieta, pode ser um sinal de câncer. Na maioria das vezes, esse sintoma pode indicar câncer no estômago, pâncreas, esôfago ou pulmão.
Dor Incurável: Uma dor persistente, que não diminuiu com nenhum tratamento como compressas frias ou quentes pode ser um sinal de câncer. Essa dor, que também não é causada por exercícios físicos ou doenças como artrite ou artrose, também pode ser um sintoma de câncer nos ossos, ovário, testículo ou intestino.
Alterações Na Pele: Hiperpigmentação, icterícia, eritema ou coceira podem ser alguns sintomas de câncer de pele.
Mudanças no Intestino: A constipação a longo prazo é um sinal comum para pessoas que desenvolvem câncer colorretal, assim como a diarreia e alteração fecal. Diarreia e fezes duras por mais de 6 semanas também podem ser um sinal de câncer no intestino.
Mudanças no padrão intestinal, como por exemplo, ter fezes duras em alguns dias e em outros, diarreia, bem como vômitos e náuseas podem ser sintomas de câncer.
Feridas que Não Cicatrizam: Feridas em qualquer região do corpo que demoram mais de um mês para cicatrizar podem ser um sinal de câncer, já que o sistema imunológico está debilitado, portanto, as plaquetas responsáveis pela cicatrização diminuem drasticamente.
Sangramentos: Sangramentos em diversas partes do corpo podem ser um indicativo de câncer. Por exemplo, tosse com sangue pode ser um sinal de câncer no pulmão. Já sangramento nas fezes pode indicar câncer colo retal. Sangramentos na vagina podem ser um sintoma de câncer no útero.
Existem mais de 200 tipos diferentes de câncer, alguns são bastante comuns, ao passo que outros são bem raros. A ocorrência de câncer nos adultos aumenta com a idade, principalmente a partir dos 50 anos.
Nos homens adultos, os cânceres mais comuns são os de próstata, pulmão, intestino grosso e estômago. Nas mulheres adultas, os cânceres mais comuns são os de mama, colo do útero, intestino grosso e pulmão. Em ambos os sexos, são comuns os cânceres de pele e menos comuns os cânceres hematológicos (como as leucemias e os linfomas).