A Mangabinha possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a Mangabinha é o fruto da árvore mangabeira.
Ela é parecida com um pessegueiro e tem frutos redondos amarelos com um leve toque de vermelho, que se assemelham a pêssegos mas que são do tamanho de uma ameixa.
A Mangabinha é nativa de regiões tropicais brasileiras. A árvore cresce geralmente a uma altura de 5-6 metros, mas pode atingir 10 metros.
A árvore da Mangabinha começa a dar frutos a partir de 3-5 anos. A mangabeira é uma árvore resistente e cresce bem em solos arenosos pobres em nutrientes.
No estado do Ceará, há uma cidade como nome de Lavras da Mangabeira, assim denominada devido à ocorrência natural dessa árvore na região, em área de cerrado.
Seu nome, de origem tupi-guarani, significa “coisa boa de comer”.
O fruto da Mangabinha é oval e em forma de baga, amarelo ou cor esverdeada, às vezes com pigmentação vermelha.
Quando maduro, a Mangabinha tem uma pele amarela com marcas avermelhadas, e um cheiro muito aromático e delicado.
A carne é macia, branca, ligeiramente viscosa e fibrosa, com um sabor doce único.
A Mangabinha é uma excelente fonte de Ferro, Cálcio, Fosforo, fibras além das vitamina A, Vitamina B1, Vitamina B2 e Vitamina C.
Benefícios da Mangabinha para saúde
Para Combater Dores e Infecções:
Algumas partes da Mangabeira são usadas na medicina popular: a pele tem propriedades adstringentes, o látex é utilizado para contusões, inflamações, diarreia, tuberculose, úlceras e herpes.
Uma infusão das folhas de Mangabinha diminuem a dor menstrual.
Para Tratar o Intestino Preso:
A Mangabinha é um excelente remédio para intestino preso, atuando como laxante.
Para Saúde do Coração:
Pelo conjunto dos seus nutrientes, a Mangabinha é ótima para manter nosso sistema cardiovascular funcionando corretamente, sendo assim um excelente protetor para o coração.
Para o Sistema Imunológico:
Outro nutriente que é encontrado em grande quantidade na Mangabinha é a Vitamina C.
O efeito mais conhecido da Vitamina C também não pode deixar de ser mencionado. Mesmo que a Vitamina C não seja uma substância mágica que previne totalmente doenças como a gripe, suas funções na manutenção de um sistema imunológico forte são importantíssimas.
Para o Tratamento de Úlceras:
As fibras encontradas na Mangabinha ajudam a combater úlceras que são lesões na mucosa que podem acometer todo o trato gastrointestinal.
As refeições ricas em fibras alimentares insolúveis e solúveis possivelmente estimulam positivamente os fatores de proteção da mucosa e reduzem hormônios que estimulam a secreção gástrica (como a gastrina), potencialmente auxiliando em menores lesões na mucosa.
Para Saúde do Fígado:
O chá da Mangabinha é um ótimo remédio para o fígado, bastando fazer a infusão da sua casca e consumir regularmente.
Para Saúde da Visão:
A Mangabinha é rica em Vitamina A, a Vitamina A se relaciona amplamente à boa visão, sendo necessária aos olhos para reconhecer pequenas quantidades de luz.
Além disso, a vitamina A protege os olhos dos constantes ataques dos radicais livres, de modo que degeneração dos olhos ao longo do envelhecimento se dá de modo mais lento.
Para uma Vida Ativa:
A Vitamina B1 é um dos princípios ativos encontrados na Mangabinha, Um dos principais benefícios da vitamina B1 (tiamina) é o seu envolvimento na ativação do sistema de enzimas que auxiliam na oxidação do açúcar, a principal fonte de energia para o corpo humano.
Para Combater a Anemia:
O Ferro é um dos principais componentes da hemoglobina, e ele é encontrado em grande escala na Mangabinha.
A falta do mineral faz com que o organismo produza menos células vermelhas, o que irá caracterizar o quadro de anemia.
Para o Emagrecimento:
A Mangabinha é uma fruta rica Em complexo B. As vitaminas do complexo B poderiam auxiliar no emagrecimento, por melhorar o organismo e, consequentemente, o metabolismo dos alimentos, fazendo com que o corpo gaste melhor os nutrientes e as possíveis reservas corporais.
Para a Pressão Arterial:
O chá de folhas da Mangabinha pode ser usado no tratamento de pacientes hipertensos devido à ação que regula e mantém a pressão arterial em bons níveis.
Para Combater o Resfriado:
Por possuir altos índices de Vitamina C, a Mangabinha pode ser utilizada para alivio dos sintomas de gripe e resfriado, além de auxiliar no aumento da imunidade.
Para Controlar a Diabetes:
A Mangabinha é capaz de regular o colesterol e ajudar aos diabéticos a manter seus níveis de glicose no sangue dentro do normal.
Contraindicações da Mangabinha
Apesar de não ter contraindicações relacionadas aos pacientes, é importante saber que a Mangabinha , quando verde, possui um suco leitoso que é tóxico e pode causar uma série de danos graves à saúde.
Os frutos só devem ser consumidos após caírem da mangabeira, representando que estão maduros.
Mesmo assim, o ideal é esperar 24 horas após a colheita para consumir a fruta.