Sinusite Aguda – O que é, Sintomas e Tratamentos que você deve ficar atento. Além disso, a Sinusite Aguda é uma inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. A sinusite aguda pode ser secundária a uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face. O nome mais utilizado para sinusite aguda é rinossinusite, pois o processo inflamatório atinge tanto a mucosa dos seios da face como a mucosa nasal.
Um nariz recheado e pressão em nossas maçãs do rosto geralmente podem significar que você tem sinusite aguda. Sinusite aguda, também chamada de rinossinusite aguda, é uma infecção ou inflamação a curto prazo das membranas que alinham os seios nasais. Evita que o muco saia do nariz, a sinusite aguda é comum, afetando mais de 37 milhões de americanos por ano.
Causa da Sinusite Aguda: A sinusite aguda tanto pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos. Poeira, choque térmico e cheiros ativos são listados como desencadeadores da rinopatia alérgica. Exposição a determinados agentes químicos e alterações na anatomia nasal ou dos seios da face fazem parte do outro grupo de responsáveis pela sinusite aguda. Há ainda, casos mais raros que levam à sinusite aguda, como a presença de um tum Doenças e condições que podem causar sinusite aguda incluem:
- Resfriados
- Infecções bacterianas do tracto respiratório superior
- Infecções dos seios fúngicos
- Alergias que causam a produção de muco nos seios
- Falta de motilidade de cílios, causada por doença (os cílios são os cabelos pequenos localizados em seus seios que se movem para empurrar o
- muco para fora de seus seios )
- Pólipos nasais ou tumores
- desvio de septo
- Adenoides ampliadas ou infectadas
- Dente infectado (em casos raros, bactérias podem se espalhar do dente infectado para os seios )
- Fibrose cística (uma doença que faz com que o muco espesso e pegajoso se acumule no corpo)
Sintomas da Sinusite Aguda: A sinusite crônica e sinusite aguda têm sinais e sintomas semelhantes, mas a sinusite aguda é uma infecção temporária dos seios muitas vezes associada a um resfriado. Já a rinossinusite crônica corresponde a um processo inflamatório com duração prolongada (maior que 12 semanas) podendo ainda ser classificada em rinossinusite crônica com polipose e rinossinusite crônica sem polipose. Para o diagnóstico de rinossinusite crônica devemos ter dois ou mais sintomas. Os sintomas da sinusite aguda incluem:
- Congestão nasal
- Secreção de muco grosso, amarelo ou verde do nariz
- Dor de garganta
- Tosse (geralmente pior à noite)
- Drenagem de muco na parte de trás da garganta
- Dor de cabeça
- Dor, pressão ou ternura atrás de seus olhos, nariz, bochechas ou testa
- Dor de ouvido
- Dor de dente
- Mal hálito
- Sensação de cheiro reduzida
- Senso de gosto reduzido
- Febre
- Fadiga
Prevenção Para Sinusite: Você pode prevenir a sinusite aguda. Veja como:
- Coma uma dieta saudável para manter o seu sistema imunológico forte.
- Evite a fumaça de cigarro e outros poluentes do ar.
- Minimize seu contato com pessoas com resfriados.
- Lave as mãos com frequência e antes das refeições.
- Use um umidificador em clima seco para manter seus seios úmidos e saudáveis.
- Receba anualmente uma vacina contra a gripe.
- Trate as alergias prontamente.
Os sinais e sintomas de sinusite aguda crônica são semelhantes à sinusite aguda, exceto que eles duram mais tempo e muitas vezes causam mais Fadiga, febre não é um sinal comum de sinusite.