Hidrocele – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Hidrocele é um saco cheio de líquido que se forma em torno dos testículos. A Hidrocele é mais comum em bebês. De acordo com a Fundação Oficial da Associação Americana de Urologia , cerca de 10% dos homens nascem com uma Hidrocele. No entanto, eles podem afetar os machos de qualquer idade.
A Hidrocele geralmente não representa qualquer ameaça para os testículos. Elas geralmente são indolores e desaparecem sem tratamento. No entanto, se você tem inchaço escrotal, consulte seu médico para descartar outras causas, como o câncer testicular.
Causas da Hidrocele: Nem sempre é fácil determinar a causa da Hidrocele.
Normalmente, os testículos são envolvidos por um pequeno volume de líquido que tem como função lubrificá-los. A Hidrocele ocorre quando há algum desequilíbrio entre a produção e a absorção desse líquido, levando-o a acumular-se.
A Hidrocele pode ser causada por processos inflamatórios dos próprios testículos ou de estruturas vizinhas ou por traumatismos, obstruções dos vasos linfáticos ou tumores.
No feto, os testículos são formados na cavidade abdominal e migram posteriormente em direção à bolsa escrotal, por um caminho que em geral se fecha naturalmente. Caso isso não aconteça, líquidos da cavidade abdominal passam para o interior do saco escrotal, acumulando-se ali e resultando na Hidrocele dos bebês.
Sintomas da Hidrocele: A Hidrocele geralmente não causam dor. Normalmente, o único sintoma é um escroto inchado. Em homens adultos, pode haver uma sensação de peso no escroto. Em alguns casos, o inchaço pode ser pior pela manhã do que na noite.
Procure tratamento médico se você ou seu filho tiverem dor súbita ou grave em seu escroto. Este poderia ser o sinal de outra condição chamada torção testicular. A torção testicular ocorre quando os testículos tornam-se torcidos, tipicamente devido a uma lesão ou acidente. A torção testicular não é comum, mas é uma emergência médica porque pode levar ao fornecimento de sangue bloqueado ao testículo.
Se você acha que você ou criança tem torção testicular, vá imediatamente a uma sala de emergência do hospital ou ligue para o 192. Esse sintoma precisa ser avaliado e tratado imediatamente.
Diagnósticos da Hidrocele: Para diagnosticar uma Hidrocele, seu médico realizará um exame físico. Se você tiver uma Hidrocele, seu escroto estará inchado, mas você não terá dor. Seu médico não poderá sentir seu testículo através do saco cheio de líquido.
Seu médico pode verificar a ternura no escroto e brilhar uma luz através do escroto. Isso é chamado de transiluminação . Ele permite que seu médico determine se há fluido no escroto. Se o fluido estiver presente, o escroto permitirá a transmissão da luz e o escroto aparecerá para acender. No entanto, se o inchaço escrotal é devido a uma massa sólida (câncer), a luz não irá brilhar através do escroto.
O seu médico também pode aplicar pressão ao abdômen para verificar se há outra condição chamada hérnia inguinal. Isso pode ocorrer quando parte do intestino delgado ultrapassa a virilha devido a um ponto fraco na parede abdominal. Embora geralmente não seja fatal, um médico pode recomendar uma cirurgia para repará-lo.
Eles podem tomar uma amostra de sangue ou urina para testar infecções. Menos comum, seu médico pode administrar um ultra-som para verificar hérnias, tumores ou qualquer outra causa de inchaço escrotal.
Tratamentos da Hidrocele: A Hidrocele testicular que acomete bebês geralmente desaparecem por conta própria dentro de aproximadamente um ano. No entanto, se a Hidrocele não desaparecer depois deste período ou aumentar de tamanho, ela deverá ser removida cirurgicamente.
Para adultos, a Hidrocele geralmente se curam por conta própria dentro de seis meses. Nestes casos, a Hidrocele testicular requer tratamento somente caso sejam muito grandes – o suficiente para causar dor ou desfiguração. Caso contrário, ela pode precisar ser retirada por meio de cirurgia também.