Hepatite Autoimune – Causas, Sintomas e Tratamento que todos devem saber. Além disso, a Hepatite Autoimune é uma doença na qual o sistema de defesa do organismo ataca indevidamente as células do próprio fígado, levando à sua inflamação.
Os pesquisadores acham que pode haver a influência de um fator genético predispondo algumas pessoas a ter doenças autoimunes. Cerca de 70% dos indivíduos afetados pela doença são mulheres, a maioria entre os 15 e os 40 anos de idade. É comum portadores apresentarem outras doenças autoimunes como tireoidites e doenças reumatológicas, por exemplo.
A doença costuma ser significativa e, se não tratada, tende a piorar com o tempo. É geralmente crônica, o que significa que pode durar anos, podendo levar à cirrose hepática e eventualmente à insuficiência do órgão.
Causa de Hepatite Autoimune: A causa de Hepatite Autoimune é uma falha no sistema protetor do corpo, sistema imunológico. A onde o corpo encara a si mesmo como um inimigo. Diferente de outros tipos de hepatites causadas por vírus, a Hepatite Autoimune gera uma inflamação no fígado causada pelo próprio organismo sem um agente externo.
Nesse caso o organismo se torna seu próprio agressor e provoca a perda do fígado. Pesquisas apontam que mulheres são mais atingidas, porém há relatos de ocorrência da doença em ambos os sexos inclusive em crianças.
Sintomas de Hepatite Autoimune: A Hepatite Autoimune pode se iniciar de forma súbita e intensa, similar a uma hepatite aguda clássica, com:
- Olho amarelo.
- Febre.
- Enjoo.
- Dor abdominal.
- Fraqueza.
Porém, mais da metade dos portadores iniciam a doença de forma lenta e silenciosa, manifestando sintomas vagos como cansaço, levando a uma forma crônica e demorando muito a ser diagnosticada.
Sua forma mais grave leva a uma destruição intensa do fígado, com uma rápida perda da função do órgão, chamada de hepatite fulminante, que requer transplante hepático de urgência na maioria das vezes e pode causar a morte.
Tratamento Para Hepatite Autoimune: O tratamento para Hepatite Autoimune pode ser feito em casa e é iniciado com a ingestão de remédios corticoesteroides receitados pelo hepatologista, como a Prednisona, ou imunossupressores, como a Azatioprina, que reduzem a inflamação aguda do fígado mantendo-a controlada ao longo dos anos.
Além disso, é recomendado que os pacientes com Hepatite Autoimune façam uma alimentação variada e equilibrada, evitando beber álcool ou ingerir alimentos muito gordurosos, como embutidos e salgadinhos.
Saiba mais sobre a dieta para Hepatite Autoimune. Nos casos mais graves, em que não é possível controlar a inflamação com o uso de remédios, pode ser utilizada cirurgia para transplante hepático, que consiste em substituir o fígado doente por outro saudável.
A Hepatite Autoimune na gravidez é menos grave porque a inflamação tem tendência para diminuir, por isso, muitas grávidas podem interromper o tratamento durante a gestação para evitar malformações no bebê, retomando o tratamento nas 2 semanas antes do parto.
Sinais de Melhora de Hepatite Autoimune: Os sinais de melhora da Hepatite Autoimune, normalmente, surgem algumas semanas após o inicio do tratamento e estão relacionados com a diminuição dos sintomas, permitindo que o paciente tenha uma vida normal.
Sinais de Piora da Hepatite Autoimune: Quando o tratamento não é feito de forma adequada o paciente pode desenvolver cirrose, encefalopatia ou insuficiência hepática, apresentando sinais de piora que incluem inchaço generalizado, alterações do olfato e problemas neurológicos, como confusão e sonolência.