Colestase da Gravidez – O que é, Sintomas e Tratamentos com remédios. Além disso, a Colestase da Gravidez (também chamada de colestase intra-hepática da gravidez) afeta o fígado, órgão que em algumas mulheres é sensível demais aos hormônios da gestação, e provoca forte coceira na pele.
O fígado normalmente produz a bile, que vai para o intestino, onde ajuda na digestão. Quando há Colestase da Gravidez, o fluxo de bile para o intestino é reduzido, e a bile se acumula no sangue. É mais comum que a Colestase da Gravide apareça depois de 30 semanas de gravidez. Não se sabe exatamente sua real causa, mas, ao que parece, existe uma tendência genética.
O termo ” Colestase da Gravidez” refere-se a qualquer condição que prejudique o fluxo de bile – um fluido digestivo – do fígado. A gravidez é uma das muitas causas possíveis de colestase. Outros nomes para Colestase da Gravidez incluem colestase obstétrica e colestase intra-hepática de gravidez.
Causas de Colestase da Gravidez: O que causa a Colestase da Gravidez não está claro. Pode haver um componente genético, uma vez que a condição às vezes funciona em famílias e certas variantes genéticas têm sido associadas a ela. Os hormônios de gravidez também podem desempenhar um papel.
Bile é um fluido digestivo produzido no fígado que ajuda o sistema digestivo a quebrar as gorduras. É possível que o aumento dos hormônios da gravidez – como ocorre no terceiro trimestre – pode diminuir o fluxo normal de bile para fora do fígado. Eventualmente, o acúmulo de bile no fígado permite que os ácidos biliares entrem na corrente sanguínea. Os ácidos biliares depositados nos tecidos da mãe podem levar à coceira.
Sintomas de Colestase da Gravidez: A coceira intensa é o sintoma predominante da Colestase da Gravidez. A maioria das mulheres sente coceira nas palmas das mãos ou nas solas dos pés, mas algumas mulheres sentem coceira em todos os lugares. A coceira é muitas vezes pior à noite e pode ser angustiante o suficiente para que você não consiga dormir.
A coceira é mais comum durante o terceiro trimestre da gravidez, mas às vezes começa mais cedo. Pode parecer pior à medida que sua data de vencimento se aproxima. Uma vez que seu bebê chega, no entanto, a coceira geralmente desaparece dentro de alguns dias. Outros sinais e sintomas menos comuns de Colestase da Gravide podem incluir:
- Amarelo da pele e dos brancos dos olhos (icterícia)
- Náusea
- Perda de apetite
Quando Consultar um Médico: Entre em contato com seu fornecedor de cuidados de gravidez prontamente se você começar a sentir persistência ou extrema coceira.
Fatores de Risco de Colestase da Gravidez: Fatores que aumentam o risco de desenvolver Colestase da Gravidez incluem:
- Um histórico pessoal ou familiar de Colestase da Gravidez
- Uma história de doença hepática
- Uma gestação gêmea
Alguns desses fatores podem ter que ver com a hereditariedade, e todos provavelmente têm que ver com níveis aumentados de hormônios da gravidez. Depois de ter tido a condição uma vez, o risco de desenvolvê-lo durante uma gravidez subseqüente é alto. Cerca de metade a dois terços das mulheres experimentam recorrência de Colestase da Gravidez.
Complicações de Colestase da Gravidez: Para as mães, a Colestase da Gravidez pode afetar temporariamente a forma como o corpo absorve vitaminas lipossolúveis, mas isso raramente afeta a nutrição geral. A coceira geralmente se resolve dentro de alguns dias após a parto, e os problemas subsequentes do fígado são incomuns – embora a colestase provavelmente se repita com outras gravidezes.
Para bebês, as complicações da Colestase da Gravidez podem ser mais severas. Por razões não bem compreendidas, a colestasis da gravidez aumenta o risco de o bebê nascer muito cedo (parto prematuro). Também aumenta o risco de mecônio – a substância que se acumula nos intestinos do bebê – entrando no líquido amniótico que envolve o bebê.
Se um bebê inalar mecônio durante o parto, ele pode ter problemas para respirar. Existe também um risco de morte fetal no final da gravidez. Devido às complicações potencialmente graves, o seu médico pode considerar induzir o parto ao redor da 37ª semana de gravidez.
Testes e Diagnóstico de Colestase da Gravidez: Para diagnosticar a Colestase da Gravidez, seu fornecedor de cuidados de gravidez pode:
- Faça perguntas sobre seus sintomas e histórico médico
- Faça um exame físico
- Envie amostras de sangue para testes de laboratório para avaliar quão bem o seu fígado está funcionando e medir a quantidade de sais biliares no seu sangue.
Tratamentos de Colestase da Gravidez: O tratamento para Colestase da Gravidez visa aliviar a coceira e prevenir complicações.
Aliviando a Coceira: Para aliviar a coceira intensa, seu fornecedor de cuidados de gravidez pode recomendar:
- Tomando a medicação médica ursodiol (Actigall, Urso), que ajuda a diminuir o nível de bile na corrente sanguínea da mãe, alivia a coceira e pode reduzir as complicações para o bebê
- Embelezando áreas com coceira em água morna
Você pode ser tentado a tomar um anti-histamínico ou usar um creme anti-coceira (corticosteroide) para aliviar a coceira intensa associada a esta condição. Os anti-histamínicos são muitas vezes ineficazes e podem representar riscos para seu bebê em desenvolvimento.
E se eles funcionam, você pode não sentir a necessidade de ver seu provedor de cuidados de gravidez, atrasando o diagnóstico e o tratamento efetivos. Os cremes e loções de corticosteróides não funcionam para aliviar a coceira da Colestase da Gravidez. Além disso, usar muito creme de corticosteroide pode representar um risco para o bebê.
Prevenção de Complicações: Como as complicações relacionadas à saúde do bebê podem ser graves, seu fornecedor de cuidados de gravidez pode recomendar um monitoramento próximo do seu bebê durante a gravidez. As medidas que o seu fornecedor de cuidados de gravidez pode tomar incluem:
- Testes de não-estresse e pontuação de perfil biofísico. Esses testes ajudam a monitorar o bem-estar do seu bebê. Durante um teste de não-estresse, seu fornecedor de cuidados de gravidez verificará com que freqüência seu bebê se move em um determinado período de tempo e quanto sua freqüência cardíaca aumenta com o movimento. O perfil biofísico fornece informações sobre o volume de líquido amniótico, bem como o tom e a atividade muscular do feto. Embora esses testes possam ser tranquilizadores, eles não podem realmente prever o risco de parto prematuro ou outras complicações associadas à Colestase da Gravidez.
- Indução precoce do trabalho. Mesmo que os testes pré-natais pareçam normais, seu provedor de cuidados de gestação pode sugerir induzir o parto cedo – cerca de 37 semanas ou mais. Porque é difícil prever quando a morte fetal pode ocorrer, a entrega precoce às vezes é a melhor e única maneira de prevenir complicações.
Medicina Alternativa: Não existe investigação sobre terapias alternativas eficazes para o tratamento da Colestase da Gravidez, de modo que os médicos e outros prestadores de cuidados de gravidez geralmente não recomendam terapias alternativas. Uma terapia alternativa a ser estudada para Colestase da Gravidez é a S-adenosil-L-metionina (SAMe), uma substância natural.
Você pode obtê-lo através de uma injeção em seu músculo ou através de uma veia (por via intravenosa). Algumas evidências sugerem que isso pode ajudar a aliviar a coceira, embora os riscos para mãe e bebê de tal abordagem não sejam bem conhecidos. Quando comparado com urso diol em ensaios preliminares, SAM e não foi tão efetivo.
Dado que a forma como você toma o medicamento pode ser desconfortável e inconveniente, a sua segurança é desconhecida, e não parece funcionar, bem como outros medicamentos mais estabelecidos, os médicos hesitam em recomendá-lo como um tratamento.
Outras terapias alternativas, incluindo goma de guar, carvão ativado, cardo de leite e raiz de dentes de leão, também estão sendo estudadas, mas não há evidências de que essas terapias funcionem ou sejam seguras para as mulheres grávidas tomarem. Verifique sempre com seu médico ou profissional de saúde antes de tentar uma terapia alternativa, especialmente se estiver grávida.
Estilo de vida e Remédios Caseiros: Infelizmente, a coceira devido à Colestase da Gravidez não é muito favorável aos remédios caseiros. Para aliviar a coceira, você pode tentar:
- Banhos quentes, que parecem diminuir a intensidade da coceira para algumas mulheres
- Icing um pedaço de pele particularmente irritante, que pode reduzir temporariamente a coceira