Nitroprussiato – Para que Serve, Como Usar e Efeitos Colaterais que devemos saber. Além disso, a nitroprussiato é um vasodilatador que funciona relaxando os músculos em seus vasos sanguíneos para ajudá-los a se dilatar (ampliar). Isso diminui a pressão arterial e permite que o sangue flua mais facilmente através de suas veias e artérias. O nitroprussiato é usado para tratar insuficiência cardíaca congestiva e hipertensão arterial (hipertensão). Nitroprussiato também é usado para manter a pressão arterial baixa durante uma cirurgia. O nitroprussiato também pode ser usado para fins diferentes dos listados neste guia de medicamentos.
Informação Mais Importante que se Deve Saber Sobre o Nitroprussiato: Você não deve receber este medicamento se você é alérgico ao nitroprussiato ou se possui perda de visão hereditária (doença de Leber), problemas de visão causados pelo tabagismo ou história de coágulo sanguíneo em seu cérebro. Antes de receber nitroprussiato, informe o seu médico se você tem pressão arterial elevada, doença renal ou hepática, anemia (falta de glóbulos vermelhos), uma doença convulsiva ou história de lesão na cabeça ou tumor cerebral.
Em uma situação de emergência, pode não ser possível antes de ser tratado para informar seus cuidadores sobre suas condições de saúde ou se estiver grávida ou a amamentar. Certifique-se de que qualquer médico cuidando de você depois sabe que recebeu esse medicamento.
Informe seus cuidadores de imediato se você tem um efeito colateral grave, como problemas de respiração, tremores ou espasmos, dormência ou sensação de frio nos braços e pernas, confusão, zumbido nos ouvidos ou sensação de que você pode passar.
Como o Nitroprussiato é Administrado: O Nitroprussiato é injetado em uma veia através de uma bomba de infusão. Você receberá esta injeção em uma clínica ou hospital. O nitroprussiato geralmente é administrado durante o tempo que for necessário até seu corpo responder à medicação.
Sua respiração, pressão arterial, níveis de oxigênio e outros sinais vitais serão observados de perto enquanto estiver recebendo nitroprussiato. Seu sangue e urina também podem ser testados durante o tratamento.
O que Acontece Se Perder Uma Dose: Uma vez que o nitroprussiato é administrado conforme necessário por um profissional de saúde, não é provável que você perca uma dose.
O que Fazer se Acontecer Overdose: Informe seus cuidadores de uma só vez, se você acha que recebeu muito deste medicamento. Os sintomas de overdose podem incluir tonturas extremas, náuseas e vômitos, espasmos musculares, respiração rápida, batimentos cardíacos rápidos ou pulsantes e sensação de que você pode desmaiar.
O que se Deve Evitar Depois de Receber Nitroprussiato: Siga as instruções do seu médico sobre quaisquer restrições sobre alimentos, bebidas, atividades ou outros medicamentos.
Efeitos Colaterais de Nitroprussiato: Obtenha ajuda médica de emergência se você tiver algum destes sinais de uma reação alérgica: urticária; dificuldade ao respirar; Inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Informe seus cuidadores ao mesmo tempo se você tiver um efeito colateral grave, como:
- Sentindo que você pode passar para fora, mesmo quando deitado;
- Ofegante, lutando para respirar, ou respiração rasa;
- Confusão, tocando nos seus ouvidos;
- Tonturas com náuseas e vômitos, respiração rápida, convulsões;
- Freqüência cardíaca rápida, lenta ou desigual;
- Sensação de insensibilização ou frio nos braços e pernas; ou
- Arrepios, sudorese, tremores, espasmos, reflexos hiperativos.
Efeitos secundários menos graves podem incluir:
- Erupção cutânea leve;
- Dor de estômago suave ou náuseas;
- Calor, vermelhidão ou sensação de tingimento sob sua pele;
- Escurecimento ou cor mais profunda das veias através da sua pele; ou
- Irritação em torno da agulha IV.
Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para o seu médico para aconselhamento médico sobre efeitos colaterais.
Informação de Dosagem de Nitroprussiato:
Dose Habitual de Adulto Para Emergência Hipertensiva:
- Dose inicial: 0,3 mcg / kg / min IBW administrado por infusão IV contínua.
- Dose de manutenção: a dose pode ser titulada para cima até um máximo de 10 mcg / kg / min IBW.
Dose Habitual de Adultos Para Insuficiência Cardíaca Congestiva:
- Dose inicial: 10 a 15 mcg / min administrado por infusão IV contínua.
- Dose de manutenção: a dose pode ser titulada para 10 a 200 mcg / min.
- Dose máxima: 280 mcg / min (4 mcg / kg / min).