O pimentão é um grupo de cultivares da espécie de planta Capsicum annuum, parte da família de alimentos conhecida como erva-moura . Botanicamente é uma fruta, mas nutricionalmente é considerada um vegetal.
Enquanto as outras cultivares desta espécie são famosas pelo seu teor de capsaicina (que é o que dá à maioria dos pimentões e pimentas, como a pimenta caiena , seu sabor picante), os pimentões não contêm capsaicina e são chamados em muitas culturas como “pimentões doces”. ”
Existem várias variedades de cores de pimentão, sendo as mais comuns o vermelho, o amarelo e o verde. No entanto, você pode encontrá-los com menos frequência em laranja, marrom, branco e lavanda/roxo.
Valor nutricional do pimentão
O pimentão é uma excelente fonte de nutrientes essenciais. Aqui está uma descrição geral do valor nutricional do pimentão por 100 gramas, geralmente referente ao pimentão cru:
- Calorias: Cerca de 20 kcal
- Carboidratos: Aproximadamente 4-5 gramas
- Proteínas: Em torno de 1 grama
- Gorduras: Traços, geralmente insignificantes
- Fibra: Cerca de 1-2 gramas
Além disso, o pimentão é rico em vitaminas e minerais:
- Vitamina C: O pimentão é especialmente conhecido por ser uma excelente fonte de vitamina C. Uma porção de 100 gramas pode fornecer até 100-150% da ingestão diária recomendada de vitamina C.
- Vitamina A: Também contém vitamina A em quantidades significativas, embora em menor quantidade em comparação com a vitamina C.
- Vitaminas do complexo B: Pequenas quantidades de várias vitaminas do complexo B, como B1, B2, B3, B6 e ácido fólico.
- Minerais: O pimentão contém minerais importantes, como potássio, magnésio e ferro, embora em quantidades menores em comparação com vitaminas.
Quais os benefícios do pimentão para saúde?
Então, confira agora detalhadamente benefícios do pimentão para saúde:
1. Anti-inflamatório
Os componentes fitoquímicos do pimentão são conhecidos por produzir uma resposta anti-inflamatória que prova aliviar a dores relacionadas com a doença de Crohn, uma doença no intestino.
2. Age contra o câncer
Um efeito bioativo do tanino contido na molécula do pimentão é a prevenção e tratamento do câncer. Estudos sobre o pimentão têm mostrado que ele tem o efeito de inibir muitos tipos de câncer malignos.
3. Auxilia na saúde cardiovascular
Estudos sobre flavonoides têm sugerido que eles são benéficos para prevenção de doenças cardíacas. O pimentão possui a capacidade vasodilatadora, que melhora a hipotensão, diminui a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo, resultando em melhor oxigenação dos tecidos do coração.
4. Rico em antioxidantes
Muitos dos compostos bioativos do pimentão fornecem efeitos antioxidantes. A melhoria da vasodilatação permite a estes antioxidantes que circulam através das regiões do corpo.
5. Ajuda no controle de diabetes
Com a prevalência a nível mundial da Diabete, o pimentão é considerado como medicamento hipoglicemiante. Pesquisas aponta que o pimentão ajuda a controlar diabetes.
6. Fortalece o sistema imunológico
O pimentão contém vitamina C e é valorizado pelo seu suporte fitoquímico beneficiando o Sistema Imunológico. As propriedades do pimentão ajudam na reparação de tecidos cerebrais danificados, e reduz o risco de estresse oxidativo.
7. Ajuda no controle da psoríase
Muitas pesquisas clínicas mostraram a eficácia do pimentão para o tratamento de sintomas da psoríase. Aqueles que usaram pimentão diariamente indicaram efeitos benéficos na redução dos sintomas dessa doença.
8. Age como analgésico
O pimentão é rico em Capsaicina, que é muito utilizado na composição de pomadas analgésicas. O pimentão pode auxiliar na redução de dores artríticas, neuropáticas, musculares, e muito mais.
9. Auxilia contra a ansiedade
O pimentão é bastante reconhecido por ser rico em Magnésio e vitamina B6, que juntos, podem induzir à redução de ansiedade e estresse, muito comum entre aquelas pessoas que lidam com dificuldade de controle de peso, e também mulheres que sofrem com sintomas de TPM.
10. Acelerar o processo de perda de peso
Quem não deseja estar sempre no peso ideal? O pimentão pode auxiliar no controle de peso. O pimentão está entre os vegetais que possuem poucas calorias, e pode ser inserido sem medo nas saladas da sua dieta.
11. Controla o colesterol
As propriedades do pimentão auxiliam no controle das taxas de colesterol, proporcionando equilíbrio, o qual é resultante da contribuição da vitamina C contida no pimentão.
12. Melhora a saúde dos olhos
A vitamina A e C contida no pimentão também podem ser importante para manter a visão saudável. O pimentão contribui com o fortalecimento dos olhos, mantendo-os saudáveis, ricos em proteínas, e longe de condições, como cataratas e inflamações oculares.
13. Auxilia na saúde dos músculos
Os cuidados com a boa forma não se limitam apenas à definição corporal. Para o equilíbrio e o fornecimento de minerais e líquidos o pimentão é o vegetal certo para isso. O potássio fornecido pelo pimentão auxilia na função muscular.
14. Fortalece os ossos e dentes
O Cálcio é um dos principais contribuintes para a saúde dos ossos e dentes, e ele pode ser encontrado no pimentão. Ao consumir 100 gramas de pimentão, você estará garantindo 9 gramas de Cálcio, o que pode ser um diferencial para você construir e manter os ossos e dentes mais fortes.
15. Melhora a saúde da pele
Objetivando a saúde dos tecidos e pele, o pimentão ajuda na obtenção de benefícios pouco conhecidos. Já que é rico em vitamina C, o pimentão pode apoiar a função do colágeno, o que mantém a pele mais saudável e bela.
16. Fortalece os cabelos
O pimentão possui propriedades antioxidantes que trabalham no fortalecimento dos folículos capilares. Pode-se notar que, ao inserir o pimentão à sua alimentação, os cabelos ganham brilho, e aparentam estarem mais fortificados.
17 Age contra a má digestão
O pimentão estimula os sucos digestivos e as enzimas, promovendo assim a digestão. A verdade é que quando você consome Pimentão, especialmente em uma refeição pesada, isso aumenta a habilidade do seu corpo para digerir os alimentos.
Como usar pimentão
Os pimentões são tecnicamente uma fruta – uma baga, para ser mais específico – mas você normalmente não os vê no cardápio de sobremesas. Os pimentões vermelhos são os pimentões mais doces porque permanecem na videira por mais tempo. Os pimentões verdes são pimentões verdes e têm um sabor mais amargo, enquanto o amarelo e o laranja geralmente ficam a meio caminho entre o vermelho e o verde.
Muitas pessoas associam a palavra “pimenta” a picante, mas os pimentões não têm esse efeito. “O pimentão é a única pimenta que não contém capsaicina, ingrediente que torna os alimentos picantes”, diz Whitson.
Receitas com pimentão
Seu sabor levemente adocicado e vegetariano funciona bem em:
Massas: Asse pimentões vermelhos e adicione-os a molhos à base de creme ou macarrão com queijo.
Saladas: Corte em lascas longas ou em pedaços pequenos e faça sua salada se destacar com um pouco mais de cor, crocância e doçura.
Sanduíches: Pimentões vermelhos assados são um ótimo complemento para queijos grelhados ou sanduíches deliciosos.
Lanches: Faça hummus de pimentão vermelho assado ou adicione pimentões vermelhos fatiados em uma bandeja de vegetais.
Sopas: Experimente cortá-los em cubos, refogá-los e depois jogá-los em uma sopa de tomate à base de creme .
Riscos e efeitos colaterais
É possível ter alergia ou intolerância ao pimentão. Se você tiver algum sintoma de reação alérgica imediatamente após comer pimentões, como eczema, coceira, congestão nasal ou problemas digestivos, pare de comê-los e entre em contato com seu médico imediatamente.
Se sentir cólicas, inchaço, diarréia ou vômito logo após comer pimentões, você também pode ter intolerância não alérgica a eles. Não deixe de entrar em contato com seu médico imediatamente se descobrir que isso está acontecendo com você.