Linfoma de Hodgkin – Causas, Sintomas e Tratamentos que não devemos ignorar. Alem disso, a doença de Hodgkin (HD) é um tipo de linfoma, que é um câncer de sangue que começa no sistema linfático. O sistema linfático ajuda o sistema imunológico a se livrar dos resíduos e a combater as infecções. O HD também é chamada de doença de Hodgkin, linfoma de Hodgkin.
O Linfoma de Hodgkin se origina em glóbulos brancos que ajudam a protegê-lo contra germes e infecções. Esses glóbulos brancos são chamados de linfócitos. Em pessoas com Hodgkin, essas células crescem anormalmente e se espalham para além do sistema linfático. À medida que a doença progride, torna mais difícil o seu corpo combater infecções.
A HD pode ser a doença de Hodgkin clássica ou a doença de Hodgkin predominante dos linfócitos nodulares (NLPHD). O tipo de HD é baseado nos tipos de células envolvidas em sua condição e seu comportamento.
A causa principal do Linfoma de Hodgkin não é conhecida. A doença tem sido associada a mutações celulares, ou mudanças, bem como ao vírus Epstein-Barr (EBV), que causa a mononucleose. O linfoma de Hodgkin pode ocorrer em qualquer idade, mas geralmente afeta pessoas entre 15 e 40 anos e pessoas com mais de 55 anos.
A taxa de sobrevivência global para HD aumentou devido aos avanços no tratamento. A taxa de sobrevivência de cinco anos é de cerca de 85% e a taxa de sobrevivência de 10 anos é de aproximadamente 81%.
Sintomas da Doença de Hodgkin: O sintoma mais comum de Linfoma de Hodgkin é o inchaço dos gânglios linfáticos, que faz com que um nódulo se forme sob a pele. Esse nódulo geralmente não é doloroso. Pode formar-se em uma ou mais das seguintes áreas:
- No lado do pescoço;
- Na axila;
- Ao redor da virilha;
- suor noturno;
- comichão na pele;
- febre;
- fadiga;
- Perda de peso não intencional;
- tosse persistente;
- Dor nos gânglios após consumir álcool;
- Baço alargado;
Ligue imediatamente ao seu médico se tiver algum destes sintomas. Eles podem ser sinais de outras condições, e é importante obter um diagnóstico preciso.
Como é Diagnosticada a Doença de Hodgkin: Para diagnosticar o Linfoma de Hodgkin, seu médico irá realizar um exame físico e perguntar-lhe sobre seu histórico médico. Seu médico também solicitará determinados testes para fazer um diagnóstico adequado. Os seguintes testes podem ser feitos:
- Testes de imagem, como raios-X ou tomografias;
- Biópsia do nódulo linfático, que envolve a remoção de um pedaço de tecido ganglionar para testar a presença de células anormais;
- Exames de sangue, como uma contagem sanguínea completa (CBC) , para medir níveis de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas;
- Imunofenotipagem para determinar o tipo de células de linfoma presentes;
- Testes de função pulmonar para determinar o funcionamento de seus pulmões;
- Um ecocardiograma para determinar o quão bem o seu coração está funcionando;
- Biópsia da medula óssea , que envolve a remoção e exame da medula dentro dos ossos para verificar se o câncer se espalhou;
Estadiamento: Uma vez que um diagnóstico do Linfoma de Hodgkin foi feito, o câncer é atribuído um estágio. A estagnação descreve a extensão ea gravidade da doença. Isso ajudará seu médico a determinar suas opções de tratamento e perspectivas.
Existem quatro estágios gerais do Linfoma de Hodgkin:
- O estágio I (estágio inicial) significa que o câncer é encontrado em uma região de linfonodo.
- Estágio II (doença localmente avançada) significa que o câncer é encontrado em duas regiões dos linfonodos em um lado do diafragma, que é o músculo abaixo do
- pulmão. Também pode indicar que o câncer foi encontrado em uma região linfonodal, bem como em um órgão próximo.
- Estágio III (doença avançada) significa que o câncer é encontrado nas regiões dos linfonodos tanto acima quanto abaixo do seu diafragma. Também pode indicar que
- o câncer foi encontrado em uma área de linfonodo e em um órgão nos lados opostos do seu diafragma.
- Estágio IV (doença generalizada) significa que o câncer foi encontrado fora dos gânglios linfáticos e se espalhou para outras partes do seu corpo, como sua medula óssea, fígado ou pulmão.
Como é Tratada a Doença de Hodgkin: O tratamento para o linfoma de hodgkin geralmente depende do estágio da doença. As principais opções de tratamento são quimioterapia e radiação. A radioterapia usa feixes de radiação de alta energia para destruir células cancerosas.
A quimioterapia envolve o uso de medicamentos que podem matar células cancerosas. Os medicamentos de quimioterapia podem ser administrados oralmente ou injetados através de uma veia, dependendo da medicação específica.
A terapia de radiação por si só pode ser suficiente para tratar a fase inicial NLPHD. Se você tiver NLPHD, você só pode precisar de radiação, uma vez que a condição tende a se espalhar mais lentamente do que o linfoma de hodgkin clássico. Em estágios avançados, medicamentos terapêuticos específicos podem ser adicionados ao seu regime de quimioterapia.
Um transplante de células estaminais também pode ser usado se você não responder a quimioterapia ou radiação. Um transplante de células-tronco infunde células saudáveis chamadas células-tronco em seu corpo para substituir as células cancerosas em sua medula óssea.
Após o tratamento, o seu médico irá querer acompanhar com você regularmente. Certifique-se de manter todas as consultas médicas e siga as instruções do seu médico.