Os 4 Principais Sintomas do Fibroadenoma da Mama são muito importantes para o correto diagnóstico do Fibroadenoma da Mama. Além disso, o Fibroadenoma da Mama é um tumor benigno que surge frequentemente em mulheres com menos de 30 anos como um nódulo duro que não causa dor ou incômodo, semelhante a uma bolinha de gude.
Geralmente, o Fibroadenoma da Mama tem até 3 cm e é facilmente identificado durante a menstruação ou na gravidez devido ao aumento da produção de hormônios que aumentam o seu tamanho. O Fibroadenoma da Mama raramente vira câncer e, na maioria dos casos, não necessita de tratamento específico, desaparecendo após a menopausa.
Causas do Fibroadenoma da Mama: As causas que levam uma mulher a desenvolver o Fibroadenoma da Mama ainda não são completamente esclarecidas, mas acredita-se que eles estejam relacionados aos hormônios reprodutivos. O Fibroadenoma da Mama pode ficar maior durante a gravidez ou uso de hormonoterapia, e pode encolher após a menopausa, uma vez que os níveis de hormônios no corpo diminuem.
Os Principais Sintomas do Fibroadenoma da Mama: O Fibroadenoma da Mama é geralmente nódulo individual, mas cerca de 10-15% das mulheres têm várias protuberâncias que podem afetar ambas as mamas. O nódulo pode ser:
Os nódulos têm limites bem definidos e lisos. Eles podem crescer em tamanho, especialmente durante a gravidez. Muitas vezes, o Fibroadenoma da Mama fica menor após a menopausa (se uma mulher não está fazendo a terapia de reposição hormonal).
Como você pode ver, os sintomas do câncer de mama são diferentes do Fibroadenoma da Mama. Um Fibroadenoma da Mama é sentido como uma bola de gude dentro do peito durante o auto-exame. Você pode ter um ou mais Fibroadenoma da Mama.
O cisto na mama e o Fibroadenoma da Mama podem ser dolorosos, mas o câncer de mama é raro, mesmo se a dor não exclui a possibilidade de câncer de mama.
A dor no peito acompanhada de vermelhidão, calor ou secreção do mamilo pode indicar uma infecção (as secreções também podem indicar um câncer de mama ou tumor benigno).
Outras causas de dor no peito podem ser lesões ou inchaços. Deve-se lembrar que a dor no seio que não origina na mama inclui várias causas, tais como:
- Síndrome de Tietze ( dor intercostal debaixo do seio que pode estar relacionado à tensão muscular excessiva),
- Hérnia de disco cervical
- Fratura das costelas,
- Doença de Mondor (dor na parte inferior da mama por uma inflamação de uma veia dentro do tecido mamário),
- Angina,
- Inflamação da vesícula biliar,
- Hérnia de hiato,
- Úlcera péptica.
O Fibroadenoma da Mama que ocorre durante a adolescência é chamado do Fibroadenoma da Mama juvenil. Pode inchar rapidamente até tornar-se cerca de 10 cm de diâmetro.
Tratamento Para o Fibroadenoma da Mama: Mesmo que o resultado indique um Fibroadenoma da Mama, ele não precisa necessariamente ser retirado. Dependendo dos sintomas físicos, história familiar e preocupações pessoais, a pessoa e seu médico podem decidir se ele será retirado ou não.
O Fibroadenoma da Mama que não cresce e não é cancerosos pode ser cuidadosamente monitorados com exames clínicos da mama e exames de imagem, como mamografias e ultrassonografias. A decisão de retirar um Fibroadenoma da Mama normalmente depende do seguinte:
- se ele altera o formato natural da mama
- se provoca dor
- se a pessoa está preocupada com o desenvolvimento de câncer
- se a pessoa tem um histórico familiar de câncer
- se os resultados da biópsia são duvidosos
Se o Fibroadenoma da Mama for removido, é possível que outro surja em seu lugar.