Os Benefícios da semente de linho são diversos, pois ele possui uma grande quantidades de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Alem disso a linhaça tem benefícios para a saúde relacionados a prisão de ventre, doenças cardiovasculares como a doença aterosclerose / arterial coronariana, hipertensão, câncer de mama, câncer de próstata, os sintomas da menopausa, diabetes, HIV, de déficit de atenção, transtorno de hiperatividade e outros. Estes benefícios de sementes de linho são devidos à presença de ácidos gordos ômega-3, fibras dietéticas, lignanas, juntamente com outros ácidos aminados, minerais essenciais e vitaminas.
Tradicionalmente, a linhaça tem sido utilizada para o tratamento de problemas intestinais e, principalmente, devido ao conteúdo de fibras. Os benefícios para a saúde das sementes de linhaça são atribuídos a presença de ácido linolênico, lignanas, minerais vitais e fibras. Alguns destes benefícios de saúde de semente de linho estão listados abaixo:
Benefícios das Sementes de Linho Para o Sistema Cardiovascular: Um estudo sugere que os ácidos graxos ômega-3 reduz o risco de ataque cardíaco e outras doenças cardíacas. Alguns estudos em humanos descobriram que os ácidos graxos ômegas-3 em semente de linho reduz a pressão arterial e, assim, ajuda as pessoas com pressão arterial elevada/hipertensão.
A adição de semente de linhaça moída em produtos de panificação é uma boa maneira de consumir semente de linho regularmente. Os ácidos graxos ômega-3 também são agente anti-inflamatório e, juntamente com outros aminoácidos, ajuda a normalizar o batimento cardíaco e tratar arritmia. Alguns estudos têm mostrado que o õmega-3 ajuda a evitar a deposição e endurecimento das artérias.
Comer linhaça diariamente também reduz o nível de substâncias nocivas/colesterol ruim no sangue, que provoca doenças do coração, obesidade, diabetes e outras doenças. A semente de linho com ômega-3 e lignanos atua como anti-inflamatórios e antioxidantes e assim protege o coração de radicais livres.
Benefícios das Sementes de Linho Para Digestão: A linhaça tem sido utilizado como laxante para o tratamento da obstipação. É também benéfica no tratamento da diarreia, redução da inflamação da mucosa intestinal, síndrome do intestino irritável, úlceras no estômago e intestino. O conteúdo de fibra solúvel em água de linhaça mantém sistema digestivo saudável.
Outras fibras na semente de linho contêm mucilagem que formam gel na absorção de água. Ela impede o rápido esvaziamento do estômago e aumenta a absorção de nutrientes no corpo. Ele ajuda a reduzir o desejo de alimentos e útil para as pessoas que buscam dieta para redução de peso. Estudos descobriram que fibras dietéticas de linhaça suprimem a lipemia pós-prandial e sensação de apetite em homens jovens.
Sementes de Linho Produz Propriedades Antioxidantes: Uma pesquisa está em curso sobre os componentes antioxidantes de semente de linho. As lignanas, juntamente com minerais como o Magnésio, Zinco e Selênio, fornece propriedades antioxidantes e é útil para prevenir os radicais livres e o estresse oxidativo em órgãos vitais do corpo.
Benefícios das Sementes de Linho Para Trata Sintomas Pós-Menopausa: A linhaça é considerada eficaz no tratamento dos sintomas da pós-menopausa como ondas de calor, alterações de humor, secura vaginal ou terapias de reposição hormonal. A lignana na semente de linho se assemelha a hormona do estrogênio humano. Estudos ainda estão em curso para estabelecer a relação entre os mecanismos em que os benefícios da semente de linho pode tratar esses sintomas.
Benefícios das Sementes de Linho Para Dor do Peito: Em um estudo, a semente de linho foi considerada útil no tratamento da dor mamária ou mastalgia. Comer sementes de linho regularmente mostrou uma redução significativa da dor de mama associado com início do ciclo menstrual em mulheres.
Benefícios das Sementes de Linho Para Diabetes: Estudos preliminares sugere a capacidade das sementes de linho regular o açúcar no sangue e, portanto, tratar a diabetes. Em um estudo, o consumo diário de semente de linho ajudou a melhorar o controle da glicemia em pessoas obesas com pré-diabetes. Ele diminuiu a glicose e insulina e melhorou a sensibilidade à insulina nessas pessoas.
Benefícios das Sementes de Linho Para Tratar Lúpus: Os ácidos graxos ômega-3 fornecidos pelas sementes são sugeridos para inibir o mecanismo inflamatório e modular as gorduras do sangue na nefrite lúpica. A semente de linho é considerada útil no tratamento de nefrite lúpica. Um estudo descobriu que a semente de linho foi útil no tratamento de pessoas com danos nos rins devido ao lúpus eritematoso sistêmico. A semente de linho melhora a função renal reduzindo o colesterol e inflamação.
Benefícios das Sementes de Linho Para Câncer de Mama: Alguns estudos de laboratório com ratos têm relatado a redução do tumor de mama e prevenção do câncer pela semente de linho. U estudo clínico sugere que a semente de linho reduz o risco de câncer de mama. Outro estudo canadense encontrou evidências do consumo de semente de linho na redução do risco de câncer de mama.
Benefícios das Sementes de Linho Para Outros Cânceres: A linhaça exibe propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e são consideradas boas para a prevenção de câncer. O conteúdo lignanas da semente de linho ajuda a prevenir câncer relacionados com hormonas, como o câncer da mama, câncer da próstata e câncer do cólon. Um estudo descobriu que a ingestão em longo prazo de semente de linho diminuiu a incidência de câncer de ovário e de prostaglandina em galinhas.
Benefícios das sementes de linho Para a Pele: O óleo de linhaça pode ser aplicado na pele para uma textura lisa. Há alegações de que a linhaça pode ajudar a tratar eczema e acne. A maioria desses processos é baseada em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórios da linhaça. No entanto, estudos médicos ainda estão sendo realizados para sustentar tais alegações. O óleo de linhaça é frequentemente usado em cremes e géis como hidratante.
Benefícios das Sementes de Linho Para o Cabelo: Há alegações que o óleo de semente de linho ou gel de óleo de semente de linho é útil para o cabelo. Mas, não há tal evidência medicinal para apoiar o mesmo. Seu uso é aconselhado para o crescimento do cabelo ou prevenir a perda de cabelo.
Outros benefícios: A semente de linho também é cosniderada útil no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), artrite reumatoide, dor de garganta, infecções do trato respiratório superior (ITRS), e tosse. Esses benefícios estão, sobretudo, relacionados com as propriedades anti-inflamatórias da semente de linho e ajuda na redução da inflamação do cérebro, pulmões ou nas articulações.