Início » Dicas de Saúde » A Importância da Glândula Tireoide no Dia-a-Dia

A Importância da Glândula Tireoide no Dia-a-Dia

A Importância da Glândula Tireoide no Dia-a-Dia e no nosso desempenho diário e como pode estar relacionado a uma série de problemas físicos que não tenham sido claramente identificados. A glândula da tireoide cumpre um papel fundamental em nosso organismo e metabolismo. Ela possui uma forma de mariposa e está localizada no pescoço, em cima da clavículaImportância da Glândula Tireoide.Não somos conscientes da incidência que esta glândula tem em nosso dia a dia até que ela começa a nos “causar problemas”. A glândula da tireoide é a encarregada de produzir muitos dos hormônios que controlam nossas atividades. Então, confira agora A Importância da Glândula Tireoide no Dia-a-Dia.

O que é a glândula tireoide: A tireoide é uma glândula que se parece com uma borboleta e está localizada no pescoço. A função desta glândula é ser responsável pela secreção de hormônios, que são encarregadas por melhorar a taxa metabólica, o que significa que o aumento ajuda na maneira como o corpo converte os nutrientes em energia.

Quando o Metabolismo se Torna Lento: você pode experimentar uma lassidão; e quando cai muito, o corpo começa a funcionar de uma forma retardada. Mas, por outro lado, quando o metabolismo funciona em velocidades acima do normal podem-se experimentar um estado de nervosismo e levar ao ganho de peso. Existe uma série de problemas relacionados com o mau funcionamento da glândula tireoide.

A Importância da Glândula Tireoide: A tiroxina e tri-triodotironina são hormônios que regulam o metabolismo; da quantidade total de tri-triodotironina disponível no corpo, apenas 20% é produzido na tiroide, o resto é formado em outros tecidos, em detrimento da tiroxina.

Para fazer uma avaliação satisfatória da função da tireoide, você pode medir o metabolismo basal, que é a quantidade de oxigênio exigido pelo organismo para manter as funções básicas em repouso.

Às vezes o metabolismo basal cai para 40% abaixo do normal, quando a glândula tireoide não está funcionando corretamente, e pode ser chegar em 60 a 100%, quando a glândula está produzindo hormônio em excesso. No entanto, se a tireoide deixa de funcionar, ela pode notar qualquer diminuição no metabolismo por vários tempos, pois a glândula é capaz de armazenar uma quantidade suficiente para atender as necessidades de hormônios do corpo de 1 a 3 meses.

Causas do Bócio: Quando o corpo não recebe uma quantidade suficiente de iodo, a glândula tireoide entra em apuro ao sintetizar os hormônios, o que provoca o espessamento da glândula, que é chamado de bócio. Existem algumas regiões do mundo onde o iodo é escasso e onde é raro ver alguém que não possua bócio.

A inflamação, que pode atingir o tamanho de uma laranja, é porque como a tireoide não possui uma quantidade suficiente de iodo, ela produz poucos hormônios e não conseguem interromper a secreção de hormônio estimulante da tiroide. Em alguns casos, a tireoide hipertrofiado segrega um hormônio que é uma quantidade suficiente para atender as necessidades do corpo.

Sinais que Indicam um Desequilíbrio da Glândula da Tireoide: O corpo nos dá seus alertas o tempo todo e nem sempre o escutamos. É bom prestar atenção aos sinais que nos indicam um possível desequilíbrio na glândula da tireoide.

  • Fadiga e transtornos do sono.
  • É o sintoma principal dos problemas desta glândula. Se você perceber que quer dormir o tempo todo, e que por mais que descanse 10 horas seguidas você continua com sono, ou se sente que
  • faltam forças e energia, pode ser que você esteja sofrendo de hipotireoidismo.
  • No caso de não conseguir pegar no sono facilmente ou se sentir exageradamente ansioso ou alerta, pode ser um caso de hipertireoidismo, que acelera o ritmo e os batimentos cardíacos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.