A Menopausa Pode Causar Perda de Peso? Essa é uma dúvida muito comum entre as mulheres que passam por essa etapa de vida. Além disso, a Menopausa é uma fase temida por quase todas as mulheres de todo o mundo, e o seu motivo não é uma surpresa. Junto com as ondas de calor e insônia, vem o problema do ganho de peso, especialmente na área do estômago.
Certas mulheres, no entanto, experimentam uma perda de peso à medida que atravessam a fase da Menopausa. Pode parecer uma benção para a maioria das mulheres que lutam contra as camadas indesejadas de gordura. Mas, pelo contrário, isso indica problemas de saúde muito mais graves.
A Menopausa não Causa Perda de Peso: O ganho de peso é o que a maioria das mulheres se queixa quando atinge a Menopausa, mesmo que não seja causada pela própria Menopausa. Os níveis hormonais flutuantes são responsáveis pela redistribuição da gordura em torno da área abdominal e estomacal, o que faz com que ganhemos peso. Outros fatores relacionados à idade, como taxa metabólica mais lenta, menor atividade física, perda de massa muscular, estresse, etc., torna a tarefa de manter o peso durante a Menopausa ainda mais difícil.
Por que Estou Perdendo Peso Durante a Menopausa: A Menopausa é marcada pelas flutuações hormonais, que o tornam mais suscetível à uma ampla gama de doenças. O estrogênio é um hormônio essencial que protege a pele, o cérebro, a vagina, o coração e os ossos nas mulheres. Com a Menopausa, vem uma diminuição significativa de estrogênio, e isso tem um impacto profundo na saúde, especialmente quando se trata do coração e ossos. Se você está perdendo peso durante a perimenopausa, a Menopausa ou mesmo depois, é possível que seja algum problema de saúde adversa, e não a própria Menopausa.
Problemas que Podem Causar Perda de Peso: As mulheres que estão na Menopausa encontram-se suscetíveis a uma grande variedade de doença e problemas de saúde que podem ou não ser responsáveis pela perda de peso. Algumas dos sintomas mais comuns são as seguintes:
1. Diabetes: À medida que envelhecemos, os níveis de tolerância à glicose diminuem significativamente. Este fator, juntamente com as mudanças hormonais, faz com que a maioria das mulheres acima dos 44 anos tenha o risco aumentado de diabetes tipo II. Os baixos níveis de estrogênio podem aumentar a resistência à insulina do seu corpo, provocando o consumo de doces que levam a ganhar peso. Isso só aumentará as chances de desenvolver diabetes. As mulheres que enfrentam fatores de risco, como um histórico de diabetes na família, histórico de síndrome do ovário policístico (uma condição associada à resistência à insulina), obesidade e diabetes gestacional, precisam ser extremamente cuidadosas.
Tratamento: A Associação Americana de diabetes aconselha as mulheres passarem por exames a cada 3 anos a partir dos 45 anos.
2. Infecções no Trato Urinário: O estrogênio é um dos hormônios mais importantes do sistema urinário. Ele desempenha um papel importante no fortalecimento das células da bexiga e na manutenção da elasticidade dos tecidos. Ele também protege o trato urinário impedindo que as bactérias entrem, e com níveis mais baixos de estrogênio, é provável que experimente um risco aumentado de infecções do trato urinário (UTIs). A pesquisa mostra que as mulheres pós-menopáusicas apresentam maior chance de contrair UTIs, com a maioria experimentando infecções recorrentes.
Tratamento: O tratamento tópico de estrogênio é uma boa cura que pode ajudar na prevenção das infecções do trato urinário sem precisar passar pelos riscos da terapia de reposição hormonal. Para prevenir ainda mais a infecção urinaria, é aconselhável beber bastante líquido e visitar o banheiro antes e depois da relação sexual.
3. Estresse e Depressão: As alterações hormonais durante a Menopausa podem causar um humor severamente baixo em mulheres, que incluem estresse, irritabilidade e desesperança. Às vezes, este é apenas um sintoma normal da Menopausa, mas há picos que pode levar à depressão crônica. Isso, emparelhado com dificuldade de dormir que vem naturalmente com a idade, pode levar à perda de apetite, e em troca, uma perda de peso que não é saudável. Isso é tão ruim quanto aumentar o peso, pois o corpo ainda precisa de uma dieta equilibrada e saudável para desempenhar todas as suas funções adequadamente, independentemente da idade.
Tratamento: Uma dieta saudável pode ser muito benéfica no aumento dos níveis de humor, especialmente ao incluir alimentos ricos em magnésio. Tente praticar alguma atividade física todos os dias, enquanto o exercício libera endorfinas ou hormônios e pode reduzir significativamente os seus níveis de estresse.
Caso sinta que seus distúrbios de humor sejam muito graves ou indicativos de um problema mais sério, como a depressão, é muito importante procurar uma ajuda profissional. Consulte o seu médico para buscar seus conselhos.