A Principal Causa de Acromegalia que muitos desconhecem. Além disso, a acromegalia é uma condição rara mas grave causada por muito hormônio do crescimento (GH) no sangue. A GH é liberada na corrente sanguínea pela glândula pituitária, localizada na base do cérebro. O sangue carrega GH para outras partes do corpo onde tem efeitos específicos. Em crianças, a GH estimula o crescimento e o desenvolvimento. Em adultos, a GH afeta níveis de energia, força muscular, saúde óssea e a sensação de bem-estar. Muito GH em crianças é chamado de gigantismo e é extremamente raro.
A acromegalia em adultos ocorre principalmente em homens e mulheres de meia-idade. A acromegalia é uma condição muito rara. Todos os anos, cerca de três novos casos de acromegalia ocorrem por cada milhão de pessoas. Então, confira agora A Principal Causa de Acromegalia:Causa de Acromegalia: A causa mais comum de acromegalia é um tumor benigno em sua glândula pituitária, que está localizado sob seu cérebro . Este tumor não é câncer . Por causa do tumor, seu corpo faz muito hormônio de crescimento. De vez em quando, os tumores no pâncreas , fígado ou partes do cérebro podem causar altos níveis de hormônio do crescimento. Isso leva a níveis mais altos de outro hormônio, chamado hormônio de crescimento similar a insulina , que causa os sintomas que você vê.
Sintomas de Acromegalia: A acromegalia pode causar uma ampla gama de sintomas que tendem a se desenvolver lentamente ao longo do tempo. Os sintomas típicos incluem:
- Dor nas articulações
- Mãos e pés grandes
- Síndrome do túnel do carpo (compressão do nervo no pulso, causando entorpecimento e fraqueza das mãos)
- Pele grossa, grossa e oleosa
- Marcas na pele
- Lábios, língua e nariz alargados
- Um maxilar e uma sobrancelha salientes
- Dentes amplamente espaçados
- Aprofundamento da voz devido a seios ampliados e cordas vocais
- Apneia do sono (quebras na respiração durante o sono devido à obstrução da via aérea)
- Suor excessivo
- Fadiga e fraqueza
- Dores de cabeça
- Visão prejudicada
- Perda de desejo sexual
- Nas mulheres, períodos anormais
- Nos homens, disfunção erétil
- Em crianças e adolescentes, altura excessiva (gigantismo)
Alguns dos sintomas acima são o resultado do compressão do tumor nos tecidos próximos – por exemplo, dores de cabeça e problemas de visão podem ocorrer se o tumor esmaga os nervos nas proximidades. Se você acha que tem acromegalia, consulte seu médico de família imediatamente. A acromegalia geralmente pode ser tratada com sucesso com cirurgia e medicação no cérebro, mas o diagnóstico precoce e o tratamento são importantes para evitar que os sintomas pioram e para reduzir suas chances de sofrerem complicações.
Diagnóstico de Acromegalia: Se houver suspeita de acromegalia, o seu médico fará um exame de sangue para verificar o seu nível de IGF-1. Níveis elevados de IGF-1 podem significar que seus níveis de GH também são altos. Outra maneira de diagnosticar a acromegalia é com um teste de tolerância oral à glicose.
Neste teste, os níveis de GH no sangue são medidos depois de beber água açucarada. Normalmente, a água açucarada fará com que a glândula pituitária pare de produzir GH e os níveis sanguíneos caírem. No entanto, um tumor pituitário produtor de GH não vai parar de produzir GH, então os níveis de GH no sangue não serão alterados.
Tratamentos de Acromegalia: A acromegalia requer cuidados especializados. Muito GH e IGF-1 no sangue diminuem a qualidade de vida e quanto tempo você pode viver. O principal objetivo do tratamento é reduzir os níveis de GH e IGF-1 ao normal. O tratamento pode ser cirurgia, irradiação pituitária (radioterapia na glândula pituitária), medicação ou uma combinação dessas opções.
Se a causa da acromegalia é um tumor pituitário, a cirurgia para remover o tumor é o primeiro tratamento. A remoção completa de alguns tumores é difícil e outros tipos de terapia são freqüentemente necessários para atingir níveis normais de GH e IGF-1. Se o seu nível de GH não for normal após a cirurgia, ou se você não é candidato a cirurgia, a irradiação e a medicação da hipófise também são opções.
A irradiação pode levar muito tempo para reduzir os níveis de GH ao normal. Pode levar dez a 20 anos para ser totalmente eficaz. Uma vez atingido o objetivo, os efeitos da irradiação são permanentes. As drogas também estão disponíveis para tratar a acromegalia, mas não são uma cura. Se a cirurgia ou a radiação não diminuir seus níveis de GH, você provavelmente terá que tomar medicação pelo resto da vida.
(Raramente, quando os medicamentos são interrompidos, o controle da doença continua). Os medicamentos mais eficazes para a acromegalia são análogos da somatostatina e um antagonista do receptor GH. Outro tipo de medicação (agonistas da dopamina) funciona para alguns, mas não para a maioria dos pacientes. Alguns pacientes podem se beneficiar de uma combinação destes medicamentos.