O abricó da praia (Mimusops coriacea (A. DC.) Miq.) é uma árvore de fruto comestível, originária da África tropical.
Outros nomes populares: abiu da praia, balata, maracujá de árvore, abricoteiro, abricó-amarelo, abricó do brasil, abricoqueiro, albricoqueiro.
Possui frutos comestíveis ao natural, e com propriedades medicinais. A madeira é usada em construção civil e naval, em carpintaria.
Frutos esféricos de 4-5 cm de diâmetro, de casca amarela lisa, recobrindo uma polpa igualmente amarelada, cremosa e doce.
A árvore mede cerca de 5-7 m em cultivo, possui folhas grossas e brilhantes, além de copa globosa.
Os frutos podem ser consumidos frescos, ou melhor ainda, batidos com leite, em uma “vitamina” que adquire a consistência da de abacate.
A árvore é muito utilizada em paisagismo, principalmente em cidades praianas, pois é muito tolerante aos ventos marítimos.
As mudas desenvolvidas pelo processo de alporquia se desenvolvem mais rapidamente do que o pantio em forma de sementes, além de manter as características de qualidade da planta original.
A árvore é frondosa, grande e piramidal, e pode chegar aos 15 metros de altura. As folhas podem medir até 14 cm de comprimento, e são pecioladas.
As flores são brancas, perfumadas e aparecem solitárias ou em pares opostos.
Dos brotos da árvore é produzido o momin, uma bebida alcoólica.
A bebida pode ser preparada por meio dos brotos amassados e fermentados, e a bebida é semelhante ao vinho.
A fruta abricó pode ser consumida quando madura, geralmente na época do verão dependendo da sua região, e pode ser usada para preparar sucos.
Benefícios do Abricó da Praia para saúde
Para Prevenção de Doenças:
O beta caroteno encontrado no abricó da praia é agora considerado por muitos estudos que pode desempenhar um papel positivo na prevenção de doenças e na saúde cardíaca e cardiovascular.
Eles ajudam a evitar a oxidação do colesterol LDL e desintoxicar o sangue.
Para fortificação Óssea:
O abricó da praia seco é rico em fósforo, potássio e cálcio que auxiliam a manutenção da energia e fortificação óssea.
Contra Infecções:
Os frutos de abricó da praia contêm vitamina C, outro antioxidante natural. Vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres nocivos para o oxigênio.
Como Radicais Livres:
O abricó da praia por conter em seus nutrientes poderosos antioxidantes encontrados nos benefícios do Abricó da Praia na ajuda a proteger o corpo de atividade de radicais livres e danos às células.
Pesquisas recentes comprovam que as sementes do Abricó da Praia combate o câncer devido ao seu teor laetrile.
Laetrila, também conhecida como vitamina B17, é uma substância controversa encontrada em sementes.
Rico em Fibras:
Os benefícios do Abricó da Praia são muitos por ter alta quantidade de fibras que existem nos Abricó da Praia oferecem uma variedade de benefícios à saúde.
É também uma boa fonte de fibras, o que pode prevenir a constipação e manter um sistema digestivo saudável.
Pode ser essencial na saúde do cólon, é ótimo para a digestão e ajuda a equilibrar o metabolismo e manter um peso corporal saudável.
Para Prevenir Doença Ocular:
O abricó da praia, são ricos em vitamina A e carotenoides, são agora considerados por muitos, que pode ajudar a fortalecer os olhos.
Um relatório afirma que comer três ou mais porções de frutas por dia, pode ajudar a prevenir doença ocular relacionada com a idade, como a degeneração macular.
Para Formação da Hemoglobina:
Além disso, o abricó da praia contêm uma boa quantidade de ferro e de cobre, os damascos podem contribuir para a formação da hemoglobina.
Para Manter um Nível de Peso:
Essas deliciosas frutinhas tem um baixo teor calórico, fonte de alimento rico em nutrientes que pode ser um ótimo complemento para qualquer programa de perda de peso.
Além disso, a fibra do abricó da praia, pode ajudar a manter um nível de peso saudável.
Contém Antioxidantes:
Um dos grandes benefícios do abricó da praia é que ele, é uma boa fonte de vitamina C e também uma grande fonte de vitamina A, fornecendo 20% de seu DV por porção.
Apesar do abricó da praia poder ser consumido de forma natural, é preciso tomar cuidado com sua casca e a polpa do abricó, pois estas contêm substâncias fortes, amargas e acres que podem, em contato com os lábios ou a língua, causar mal-estar que permanece por algumas horas.