Abstinência Alcoólica – Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devem ficar atentos. Além disso, a abstinência alcoólica é uma condição potencialmente fatal que pode ocorrer em pessoas que têm bebido fortemente por semanas, meses ou anos e, em seguida, interromper ou reduzir significativamente o consumo de álcool.
Os sintomas de abstinência alcoólica podem começar tão cedo quanto duas horas após a última bebida, persistirem por semanas e variam desde ansiedade leve e tremores até complicações graves, como convulsões e delirium tremens (também chamados DTs). A taxa de mortalidade por DTs – que se caracterizam por confusão, batimentos cardíacos rápidos e febre – é estimada entre 1% e 5%.
Como os sintomas de abstinência alcoólica podem piorar rapidamente, é importante procurar atendimento médico mesmo que os sintomas sejam aparentemente leves. Os tratamentos apropriados de abstinência alcoólica podem reduzir o risco de desenvolver convulsões de abstinência ou DTs.
É especialmente importante ver um médico se você já experimentou episódios anteriores de abstinência alcoólica ou se você tem outras condições de saúde, como infecções, doenças cardíacas , doenças pulmonares ou história de convulsões.
Principais Sintomas da Abstinência Alcoólica: Os sinais e sintomas da abstinência alcoólica podem aparecer de seis a poucos dias após a última bebida. Estes geralmente incluem pelo menos dois dos seguintes:
- Tremores
- Ansiedade
- Náusea
- Vômito
- Dor de cabeça
- Uma freqüência cardíaca aumentada
- Sudando
- Irritabilidade
- Confusão
- Insônia
- Pesadelos
- Pressão alta
Os sintomas podem piorar durante dois a três dias e persistirem por semanas. Eles podem ser mais visíveis quando você acorda com menos álcool em seu sangue.
O tipo mais grave de abstinência alcoólica é conhecido como delirium tremens (DT). Os seus sinais e sintomas incluem:
- Confusão extrema
- Agitação extrema
- Febre
- Apreensões
- Alucinações táteis, como ter uma sensação de coceira, queima ou entorpecimento que na verdade não está ocorrendo
- Alucinações auditivas ou sons auditivos que não existem
- Alucinações visuais, ou ver imagens que não existem
Se você tem sintomas graves de abstinência alcoólica, é uma emergência médica. Solicite ajuda ou vá para a sala de emergência. Uma febre alta, alucinações e distúrbios cardíacos são razões para procurar ajuda imediata.
Principais Causa de Abstinência Alcoólica: O excesso de bebida excita e irrita o sistema nervoso. Se você beber diariamente, seu corpo torna-se dependente do álcool ao longo do tempo. Quando isso acontece, seu sistema nervoso central não pode mais se adaptar facilmente à falta de álcool. Se você de repente parar de beber ou reduzir significativamente a quantidade de álcool que você bebe, isso pode causar abstinência alcoólica.
Tratamento Para a Abstinência Alcoólica: O tratamento para abstinência alcoólica depende da gravidade de seus sintomas. Algumas pessoas podem ser tratadas em casa, mas outras podem precisar de cuidados supervisionados em um ambiente hospitalar para evitar complicações potencialmente perigosas, como convulsões.
O primeiro objetivo do tratamento é manter você confortável gerenciando seus sintomas. O aconselhamento sobre o álcool é outro objetivo importante do tratamento. Seu médico quer que você pare de beber o mais rápido e com segurança possível.
Cuidados Domiciliários: Sintomas leves de abstinência alcoólica podem ser tratados em casa. Um parente ou amigo deve ficar com você para monitorar sua condição. O seu trabalho é garantir que, se você desenvolver qualquer piora dos sintomas, eles o levam ao hospital ou ligue para o 911 imediatamente. Eles também devem ajudá-lo a chegar às suas consultas de aconselhamento e visitar o médico regularmente para qualquer exame de sangue de rotina que possa ser encomendado.
Você também pode precisar de testes para problemas médicos relacionados ao álcool. Se o seu ambiente familiar não é útil para ficar sóbrio, fale com seu médico. Seu médico pode conectá-lo com programas de abrigo para pessoas que se recuperem de dependência de álcool.
Hospitalização: Se seus sintomas forem mais graves, você precisará ficar no hospital. É assim que seu médico pode monitorar sua condição e gerenciar quaisquer complicações. Você pode precisar de fluidos através de suas veias para prevenir desidratação e medicamentos para ajudar a aliviar seus sintomas.
Medicamentos: Os sintomas da abstinência alcoólica são frequentemente tratados com sedativos chamados benzodiazepínicos. Os benzodiazepínicos comumente prescritos incluem:
- Ativan ( lorazepam )
- Klonopin ( clonazepam )
- Xanax ( alprazolam )
- Valium ( diazepam )
Além disso, os suplementos vitamínicos podem ser administrados para substituir as vitaminas essenciais que são esgotadas pelo consumo de álcool. Uma vez que a retirada é completa, medicamentos adicionais e suplementos podem ser necessários para abordar complicações e deficiências nutricionais que ocorrem como resultado do uso crônico de álcool.