Acabe com a Dor de Ouvido em 10 Minutos Naturalmente, além disso, a dor de ouvido é uma consequência de uma infecção que pode afetar qualquer parte do canal auditivo. O tipo mais comum é a otite, uma inflamação média aguda, a infecção é causada por bactérias e vírus presentes na orelha. Podemos considerar normal a dor de ouvido aparecer após uma gripe ou alergia. Os sintomas de dor de ouvido podem aparecer com mais frequência em crianças, pois, a trompa do Eustáquio ainda é muito pequena e o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento.
Dor de ouvido é insuportável, não precisamos ir ao médico de imediato, pois podemos tratar desta infeção em casa com remédios naturais. Se a dor permanecer é recomendável procurar um especialista para ter um melhor diagnóstico e tratamento.
O que Causa a Dor de Ouvido: Assim como a manifestação da dor de ouvido afeta as pessoas de maneiras diferentes, há uma variedade de causas para o sintoma. Alguns deles afetam a própria orelha, outros são de condições que afetam áreas próximas aos ouvidos, as razões mais comuns para a dor de ouvido incluem:
- Algum fluído que se instalou dentro do canal auditivo, como água ou cosméticos.
- Infecção do canal auditivo fora do tímpano (otite externa).
- Um furúnculo ou folículo piloso infectado no canal auditivo.
- Artrite da mandíbula.
- Barotrauma, causada por variações de pressão.
- Eczema no canal do ouvido (dermatite seborreica).
- Lesão no canal auditivo a partir de objetos, como cotonetes ou objetos pontiagudos.
- Bloqueios na orelha causado por placas de cera ou objetos empurrados pelo canal auditivo.
- Infecções de garganta (incluindo amigdalite) e resfriados.
- Alergias no trato respiratório, ou infecções como rinossinusite.
- Dor ocasionada por problemas na mandíbula como a disfunção da articulação temporomandibular.
- Abscesso dental na boca ou outras causas de dor de dente, tais como nascimento dos dentes do siso (terceiro molar).
- A neuralgia do trigêmeo (dor decorrente de alterações no nervo trigêmeo).
- Dor por problemas como inflamação do nervo facial.
Sintomas da Dor de Ouvido: Os sintomas da dor de ouvido variam conforme a idade do indivíduo, os sinais mais comum são:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Dificuldade para dormir.
- Irritabilidade.
- Dificuldade para ouvir e responder a sons.
- Perda de equilíbrio.
- Febre alta.
- Drenagem de fluidos pelo canal do ouvido.
- Dor de cabeça.
- Perda de apetite.
Tratamento Para Dor de Ouvido: Para o tratamento da dor de ouvido, recomenda-se o uso de analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios em forma de gotas, xarope ou comprimidos, por 7, 10 ou 14 dias, dependendo da orientação do médico. O tratamento não visa unicamente aliviar os sintomas, mas a infecção que está por baixo, que ainda poderá estar ativa por alguns dias depois do desaparecimento dos sintomas.
Como Prevenir a Dor de Ouvido: Enxugar os ouvidos com toalha macia, mas só a parte externa deles, não usar hastes flexíveis nem outro material para “cutucá-los” internamente. Nunca pingar qualquer medicamento ou produto por conta própria.
Receitas Caseiras Para a Dor de Ouvido: Existem alguns tratamentos naturais que o podem ajudar acabar com a dor de ouvido, veja a baixo algumas receitas caseiras e Acabe com a Dor de Ouvido em 10 Minutos Naturalmente:
- Gengibre: O gengibre é um dos poderosos remédios naturais, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Para utilizar a raiz no caso de dor de ouvido, aplique três gotas do sumo do gengibre na região afetada e tampe com um pedaço de algodão.
- Camomila: A próxima dos remédios caseiros para aliviar a dor de ouvido é misturar em um frasco de vidro 2 colheres de sopa de camomila e 4 de azeite. Deixe descansar cerca de 48 horas e agite, pelo menos, algumas vezes por dia. Depois de decorrido o tempo coloque algumas gotas desta preparação na orelha que fere ou ambos, se necessário para alívio da dor.
- Orégano: É um dos remédios natural para remover a dor de ouvido que funciona bem para muitas pessoas. ½ xícara de água fervente colocar um punhado de folhas de orégano por 3 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Colocamos o líquido em um conta-gotas e aplicar 3 gotas no ouvido que dói.
- Água Oxigenada: Ela ajuda a remover a cera e acalmar a dor de ouvido e, neste caso, só temos de colocar 4 ou 5 gotas de água oxigenada no ouvido que dói a cada 3 horas. Se dói ao ouvido quando mastigação, peróxido de hidrogênio também vem a calhar nestes casos.
- Limão: Esprema ½ Limão e mergulhe uma bola de algodão neste suco. Gentilmente colocá-lo na entrada do ouvido, mas sem introduzir dentro e deixe descansar por 10 minutos. Quando a dor de ouvido é causada por excesso de cera é muito bom e é melhor aplicá-lo antes de ir dormir.
Obs: Os sintomas de dor de ouvido podem aparecer com mais frequência em crianças, pois, a trompa do Eustáquio ainda é muito pequena e o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento.