Acantose Nigricans – O que é, Sintomas e Tratamentos dessa condição. Além disso, a Acantose Nigricans é uma condição de pele caracterizada por áreas de descoloração escura e aveludada em dobras e vincos do corpo. A pele afetada pode tornar-se engrossada. Na maioria das vezes, a Acantose Nigricans afetam as axilas, as virilhas e o pescoço.
As alterações cutâneas de Acantose Nigricans (ak-an-THOE-sis NIE-grih-kuns) geralmente ocorrem em pessoas obesas ou com diabetes. As crianças que desenvolvem a condição estão em maior risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Raramente, Acantose Nigricans pode ser um sinal de alerta de um tumor canceroso em um órgão interno, como o estômago ou fígado. Nenhum tratamento específico está disponível para Acantose Nigricans. O tratamento das condições subjacentes pode restaurar algumas das cores e textura normais para as áreas afetadas da pele. Então, confira agora Acantose Nigricans – O que é, Sintomas e Tratamentos:
O que é: A Acantose Nigricans é uma doença rara da pele, caracterizada por hiperqueratose (excesso de queratina) e hiperpigmentação (lesões de cor cinza e engrossadas, que dão um aspecto verrugoso ).
É frequentemente associada à obesidade e endocrinopatias, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo, acromegalia, doença do ovário policístico, diabetes insulino-resistente, síndrome metabólica, e Síndrome de Cushing.
Embora possa ocorrer em qualquer local da superfície corpórea, a área mais atingida é a região posterior do pescoço, seguida pelas axilas, face lateral do pescoço, superfícies flexoras dos membros, região periumbilical, inframamária, mucosa oral ou mesmo, em casos raros, planta dos pés e palma das mãos.
Causas: A Acantose Nigricans é geralmente o resultado da obesidade. Isso é conhecido como nigricans de acantose de obesidade. Ocorre porque a obesidade pode causar resistência à insulina (quando o corpo não consegue usar adequadamente a hormona insulina), o que pode levar a níveis elevados de insulina no sangue, afetando as células da pele.
A resistência à insulina também pode causar diabetes tipo 2, por isso Acantose Nigricans podem ser um sinal precoce de que você tem diabetes ou está em risco de desenvolver a doença. Outras causas da Acantose Nigricans incluem:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Resistência a insulina. A maioria das pessoas que têm Acantose Nigricans também se tornou resistente à insulina. A insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas que permite que seu corpo processe o açúcar. A resistência à insulina é o que eventualmente causa diabetes tipo 2.
- Distúrbios hormonais. A Acantose Nigricans geralmente ocorre em pessoas que apresentam distúrbios como cistos ovarianos, tireoides insuficientes ou problemas com as glândulas adrenais.
- Certas drogas e suplementos. As doses altas de niacina, pílulas anticoncepcionais, prednisona e outros corticosteroides podem causar Acantose Nigricans.
- Câncer. A Acantose Nigricans às vezes ocorre com linfoma ou quando um tumor canceroso começa a crescer em um órgão interno, como o estômago, cólon ou fígado.
Sintomas: As alterações da pele são os únicos sinais de Acantose Nigricans. Você notará uma pele escura, espessada e aveludada em dobras e vincos do corpo – tipicamente nas axilas, na virilha e na parte de trás do pescoço. As alterações na pele geralmente aparecem lentamente. A pele afetada também pode ter um odor ou coceira.
Quando Consultar um Médico: Consulte o seu médico se notar alterações na sua pele – especialmente se as alterações aparecem de repente. Você pode ter uma condição subjacente que precisa de tratamento.
Fatores de risco: Os fatores de risco da Acantose Nigricans incluem:
- Obesidade. Quanto mais pesado você, maior o risco de Acantose Nigricans.
- Corrida. Estudos mostram que, no brasil, a acantose é nigricense mais comum entre os nativos americanos.
- História de família. Alguns tipos de Acantose Nigricans parecem ser hereditários.
Complicações: As pessoas que têm acantosis nigricans são muito mais propensas a desenvolver diabetes tipo 2.
Diagnóstico: A Acantose Nigricans normalmente é detectado durante um exame de pele. Raramente, uma pequena amostra de pele é removida (biopsiada) para exame em laboratório. Se a causa da acantose não é clara, o seu médico pode recomendar exames de sangue, raios-X ou outros testes para procurar possíveis causas subjacentes.
Tratamentos: Em muitas situações, Para tratar a Acantose Nigricans o problema subjacente pode ajudar a desvanecer a descoloração. Os exemplos podem incluir:
- Perdendo peso. Se a sua acantose é causada por obesidade, a perda de peso pode ajudar.
- Parando medicamentos ou suplementos. Se a sua condição parece estar relacionada a um medicamento ou suplemento que você usa, seu médico pode sugerir que você pare de usar essa substância.
- Ter uma cirurgia. Se Acantose Nigricans foi desencadeada por um tumor canceroso, a remoção cirúrgica do tumor geralmente aclara a descoloração da pele.
Se você está preocupado com a aparência de sua pele ou se as lesões ficam desconfortáveis ou começam a sentir mau cheiro, seu médico pode sugerir:
- Cremes de prescrição para aliviar ou suavizar as áreas afetadas
- Sabões antibacterianos, usados com cuidado, pois o esfregaço pode piorar a condição
- Antibiótico tópico
- Medicamentos para acne oral
- Terapia a laser para reduzir a espessura da pele.