A Acelga é uma hortaliça que vem sendo consumida pelo homem desde a antiguidade, originária da região do mar mediterrâneo, a Acelga já era consumida para alimentação dos homens e animais dos países daquela área.
Os camponeses italianos já utilizavam a Acelga na alimentação básica das famílias que viviam principalmente no litoral. Com o tempo, o sabor da Acelga foi ganhando popularidade e depois foi levada ao interior da Europa, onde fez sucesso na França da Idade Média. A argentina é uma grande consumidora de Acelga, e o Sul e Sudeste do Brasil são as regiões de plantio desse vegetal.
Quais são os tipos de acelgas que existem?
Existem vários tipos de acelga, sendo os mais comuns:
Acelga Cicória: possui folhas mais espessas e crocantes, com sabor levemente amargo. É mais usada em saladas e refogados.
Acelga de Caule Vermelho: possui talos vermelhos e folhas verde-escuras. Tem um sabor suave e é muito decorativa em pratos.
Acelga Suíça (ou acelga prateada): possui folhas verdes escuras e talos brancos. É a variedade mais comum encontrada nos mercados.
Acelga Colorida (ou acelga arco-íris): possui folhas em diferentes tons de vermelho, rosa, amarelo e laranja. É muito utilizada para decoração de pratos.
Acelga Verde: possui folhas de um verde intenso e talos brancos. É mais amarga do que a acelga suíça.
Estes são alguns dos tipos mais comuns de acelga, mas existem várias outras variedades disponíveis em diferentes regiões do mundo.
Valor Nutricional da Acelga:
- Calorias 1,26 kcal;
- Carboidratos 0,28 g;
- Proteínas 0,08 g;
- Gorduras totais 0,01 g;
- Gorduras saturadas 0 g;
- Fibra alimentar 0,07 g;
- Sódio 0,06 mg.
Quais são os benefícios da acelga?
benefícios da acelga
A seguir veja os principais benefícios da acelga para saúde são:
1. Regulação da diabetes
A Acelga é rica em fibras e proteínas, essas combinações são excelentes para regular o nível de açúcar no sangue.
2. Combate o câncer
A clorofila é uma poderosa propriedade anticancerígena contida na Acelga. Além disso, a Acelga também é rica em fibras e alguns fitoquímicos que farão o combate ao câncer efetivamente.
3. Melhorar a saúde dos ossos
A Acelga é uma excelente fonte de Cálcio, Vitamina K e minerais como o magnésio, que são ótimos para promover a saúde óssea.
4. Bom para o cérebro
A adição de Acelga é excelente escolha para promover a saúde do cérebro, uma vez que a Acelga é um dos impulsionadores cerebrais naturais porque é rico em Vitamina K e contém um pequeno vestígio de ácido graxo ômega 3.
5. Ajuda no desenvolvimento cognitivo
A Vitamina K e os minerais presentes na Acelga são excelentes para apoiar o desenvolvimento cognitivo das crianças.
6. Protege o sistema nervoso
A Acelga contém uma grande quantidade de Vitamina K que fornece proteções ao seu sistema nervoso.
7. Combate a má circulação
A Acelga é um vegetal rico em minerais, especialmente Ferro e cobre. Essas propriedades da Acelga são essenciais para a circulação sanguínea.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
8. Aumenta a produção de glóbulos vermelhos
A quantidade de Ferro encontrado na Acelga é suficiente para ajudá-lo a promover uma boa produção de glóbulos vermelhos, evitando assim, vários problemas circulatórios.
9. Prevenção a anemia
O consumo de alimentos ricos em Ferro e outros minerais que podem promover a produção de glóbulos vermelhos é altamente recomendado para tratar naturalmente a anemia, e a Acelga é um dos vegetais que mais são ricos em Ferro.
10. Rica em antioxidantes
A Acelga é embalada com alguns antioxidantes poderosos que são eficazes para combater os radicais livres e prevenir o desenvolvimento de várias doenças degenerativas, e as células cancerosas.
11. Combate a inflamações
Um dos benefícios mais populares da Acelga como um vegetal que é rico em antioxidantes é que esses antioxidantes também podem ser anti-inflamatórios muito eficazes.
12. Controlar a pressão arterial
O Potássio presente na Acelga assegurará que não haja quantidade excessiva de Sódio obtida de sua dieta que é responsável pelo aumento do nível de pressão arterial.
13. Contra doenças cardiovasculares
Quando a pressão arterial está sobre controle e o nível de estresse também é baixo, você pode esperar que seu coração esteja em sua melhor condição. Apenas tenha um consumo diário de Acelga, e está garantido esse benefício.
14. Bom para saúde dos olhos
A Acelga está repleto de betacaroteno e de Vitamina A. Essa combinação não dão apenas uma visão saudável, mas também uma regeneração celular para manter seu olho saudável.
15. Combate a degeneração macular
O beta-caroteno encontrado na Acelga é ótimo para manter seu olho saudável principalmente quando atingir uma certa idade, ele combate a proliferação da degeneração macular.
16. Beneficia a saúde dos cabelos
A Acelga é um vegetal rico em biotina, um composto orgânico bem conhecido como superalimentação que irá estimular os folículos capilares ao crescimento.
17. Evita a má digestão
Assim como qualquer outro alimento que seja rico em fibras, o Acelga também é boa para seu sistema digestivo. A Acelga fornece proteção para seu sistema digestivo, certificando-se de que é desintoxicado regularmente e livre de compostos desnecessários.
Como posso cozinhar acelga?
A acelga pode ser cozida de várias maneiras:
Ferver: Cubra a acelga com água e cozinhe por 1-2 minutos, ou até ficar macia, em fogo médio. As folhas e os talos devem ser cozidos separadamente porque os talos demoram mais para cozinhar.
Cozinhar no vapor: Adicione primeiro os talos, seguidos pelas folhas 3-4 minutos depois.
Refogar: Refogue os talos em azeite durante 2-3 minutos antes de adicionar as folhas de acelga.
Microondas: Lave a acelga em água fria. Microondas em intervalos de 1 minuto até que as folhas murchem.
É importante lembrar, entretanto, que cozinhar acelga pode reduzir ou degradar alguns dos nutrientes. Para colher o máximo de benefícios para a saúde da acelga, é melhor comê-la crua ou levemente cozida.
Efeitos colaterais da acelga
Embora a acelga seja extremamente saudável, deve ser consumida com moderação. Comer demais pode causar efeitos colaterais como:
Pedras nos rins: a acelga contém oxalatos antinutritivos, que podem aumentar a excreção urinária de oxalato e aumentar o risco de pedras de oxalato de cálcio.
Coagulação sanguínea: Se você toma anticoagulantes, pode querer evitar acelga devido ao seu alto teor de vitamina K, que desempenha um papel na coagulação do sangue.
Alergia: Se você é sensível ao pólen de gramíneas , evite comer acelga porque a inalação do vapor da fervura do vegetal pode causar rinoconjuntivite.