A acelga suíça tem sido usada em dietas culturais durante muitos séculos, provavelmente por tanto tempo quanto Beterraba, que remontam a milhares de anos.
Os muitos benefícios da acelga suíça são devido à sua impressionante lista de vitaminas, nutrientes e compostos orgânicos, que incluem as Vitamina K, Vitamina C e Vitamina A, bem como a Vitamina E, Riboflavina e Vitamina B6.
No entanto, uma vez que as duas subespécies são tão semelhantes, é difícil rastrear a linhagem exata ou região natal da Acelga Suíça.
No entanto, ela é crescida mais comumente e facilmente no Hemisfério Norte, assim como é muito popular como um ingrediente para cozinheiros do Mediterrâneo. O primeiro uso documentado da Acelga Suíça na culinária foi na Sicília.
Valor do nutricional da acelga suíça
A acelga suíça é uma folha verde rica em nutrientes. De acordo com o FoodData Central do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, uma xícara de acelga crua fornece:
- Calorias: 6,8
- Gordura: 0,07g
- Carboidratos: 1,35 g
- Fibra: 0,6g
- Proteína: 0,65g
- Sódio: 76,7 miligramas (mg)
- Vitamina C: 10,8 mg
- Vitamina A: 110 mcg
- Vitamina K: 299 mcg
- Cálcio: 18,4 mg
- Potássio: 136 mg
- Magnésio: 29,2mg
A acelga, baixa em calorias e rica em nutrientes, é uma forma eficiente de adicionar fibras e micronutrientes a uma dieta equilibrada. Por exemplo, uma xícara fornece 12% do valor diário de vitamina A e vitamina C.
Benefícios da acelga suíça para saúde
Então Confira os benefícios da acelga suíça para saúde.
1. Diminui a diabetes
Talvez um dos benefícios mais importantes da Acelga Suíça é a sua capacidade de regular os níveis de açúcar no sangue em nosso corpo. O ácido siringina é um dos flavonoides únicos encontrados na Acelga Suíça e tem uma capacidade muito invulgar. Inibe a atividade de uma enzima denominada alfa-glicosídeas. Isso significa que menos cartões são quebrados em açúcares simples, permitindo que os níveis de açúcar no sangue no corpo permaneçam estável. Além disso, evita os mergulhos e picos que são tão perigosos para pacientes diabéticos ou para aquelas pessoas que estão em alto risco de o desenvolvimento de Diabetes.
2. Preveni o câncer
Como muitos de folhas e vegetais verdes, a Acelga Suíça tem propriedades anticâncer, devido às enormes quantidades de antioxidantes encontrados na mesma. Os antioxidantes neutralizam os radicais livres, que são os subprodutos perigosos do metabolismo celular que pode tornar células saudáveis em cancerosa. A Acelga Suíça contém quantidades significativas de Vitamina E, Vitamina C, Zinco, luteína, zeaxantina, campferol, beta-caroteno e quercetina. Muitos destes foram ligados a prevenção de uma grande variedade de câncer, especialmente do câncer do cólon.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
3. Fortalece os ossos
A Acelga Suíça tem uma significativa quantidade de Cálcio nessas folhas, o que significa um grande impulso para a saúde óssea. O Cálcio, assim como os outros minerais encontrados neste vegetal ajuda a estimular o crescimento do osso e do desenvolvimento, incluindo o Magnésio e Vitamina K.
4. Melhora a saúde do celebro
A Acelga Suíça é uma fonte valiosa de Potássio e vitamina, ambas as quais são encontrados em quantidades significativas no cérebro, e são bastante importantes para o impulsionamento do desenvolvimento e habilidades cognitivas. Adicione um pouco de Acelga Suíça à sua dieta e expanda sua mente!
5. Melhora a circulação do Sangue
O Ferro e Cobre são ambos elementos essenciais de células vermelhas do sangue, e sem esses dois minerais, as pessoas podem desenvolver anemia, além de fraqueza, fadiga, distúrbios do estômago e falta de concentração. Ao garantir uma boa quantidade de glóbulos vermelhos pela ingestão de alimentos como Acelga Suíça, você pode aumentar a circulação do sangue e oxigenação dos órgãos essenciais dentro do corpo.
6. Diminui a pressão arterial e saúde do coração
Os antioxidantes anti-inflamatórios e fito nutrientes encontrados na Acelga Suíça, juntamente com o Potássio, contribuem para a redução da pressão arterial e estresse sobre o sistema cardiovascular. A hipertensão é devido a enzimas pró-inflamatórias dentro do corpo, que os compostos orgânicos em Acelga Suíça são capazes de neutralizar. Portanto, a Acelga Suíça protege aqueles que a come a partir de uma variedade de doenças como aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.
7. Ajuda na saúde dos olhos
A Acelga Suíça tem uma enorme quantidade de betacaroteno, que tem sido associada em muitos aspectos a saúde ótima do olho e uma redução na degeneração macular, glaucoma, cegueira noturna e outras condições relacionadas com a visão.
8. Fortalece o cabelo
A Biotina é um composto orgânico que foi diretamente ligada ao cabelo saudável, a estimulação dos folículos e como uma forma de aumentar o brilho e textura. A Acelga Suíça também tem quantidades significativas de biotina entre seus muitos outros compostos benéficos.
9. Melhora a digestão
A acelga beneficia a saúde digestiva, ajudando a reduzir a inflamação no trato digestivo e regulando os movimentos intestinais que retiram as toxinas do corpo. As betalaínas fitonutrientes da acelga são excelentes para apoiar a desintoxicação, agindo como antiinflamatórios e antioxidantes no intestino.
10. Bom para doenças gastrointestinais
A acelga é um dos vegetais permitidos na dieta de oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis ( FODMAP ) para melhorar a digestão de pessoas com síndrome do intestino irritável e doença de Crohn.
Como cozinhar acelga suíça
A acelga suíça pode ser cozida de várias maneiras:
- Fervura: Cubra a acelga com água e cozinhe por 1-2 minutos, ou até ficar macia, em fogo médio. As folhas e os talos devem ser cozidos separadamente porque os talos demoram mais para cozinhar.
- Cozinhar no vapor: Adicione primeiro os talos, seguidos pelas folhas 3-4 minutos depois.
- Refogar: Refogue os talos em azeite durante 2-3 minutos antes de adicionar as folhas de acelga.
- Microondas: Lave a acelga em água fria. Microondas em intervalos de 1 minuto até que as folhas murchem.
É importante lembrar, entretanto, que cozinhar acelga pode reduzir ou degradar alguns dos nutrientes. Para colher o máximo de benefícios para a saúde da acelga, é melhor comê-la crua ou levemente cozida.
Efeitos colaterais
Embora raros, foram relatadas alergias à acelga. Além disso, se você tiver febre do feno causada pelo pólen, comer acelga pode causar síndrome de alergia oral (OSS).
Os sintomas incluem coceira ou inchaço ao redor da boca. Eles geralmente diminuem quando você para de comer acelga. Raramente, a OEA pode evoluir para anafilaxia. Conheça os sintomas da anafilaxia e procure tratamento imediatamente caso eles ocorram.
A acelga é rica em vitamina K, que ajuda a regular a coagulação do sangue. Pessoas que tomam certos medicamentos para afinar o sangue, como Coumadin (varfarina), precisam tomar regularmente vitamina K. Se você toma anticoagulantes, discuta sua dieta com seu médico.
A quantidade certa de vitamina K na dieta varia de pessoa para pessoa. Se você é sensível a pedras nos rins, consulte seu médico sobre o consumo de acelga. É rico em oxalatos, que podem causar acúmulo de cálcio e formação de cálculos renais.
Como armazena a acelga suíça
Guarde a acelga fresca em um saco plástico aberto (sem lacre) na geladeira por até uma semana. A acelga cozida também pode ser guardada por vários dias em um recipiente fechado na geladeira.