Acidose – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Acidose ocorre quando seus rins e pulmões não conseguem manter o pH do corpo normal. Muitos dos processos do corpo produzem ácido. Seus pulmões e rins geralmente podem compensar pequenos desequilíbrios de pH, mas os problemas com esses órgãos podem levar ao excesso de acumulação de ácido em seu corpo. Quando seus fluidos corporais contêm muito ácido.
A acidez do seu sangue é medida pela determinação do seu pH. Um pH inferior significa que seu sangue é mais ácido, enquanto um pH maior significa que seu sangue é mais básico. O pH do seu sangue deve ser de cerca de 7,4. De acordo com a American Association for Clinical Chemistry (AACC), a Acidose é caracterizada por um pH de 7,35 ou inferior. A alcalose é caracterizada por um nível de pH de 7,45 ou superior. Embora aparentemente leves, essas diferenças numéricas podem ser graves. A Acidose pode levar a inúmeros problemas de saúde, e pode mesmo ser fatal.
Causas da Acidose: Existem dois tipos de Acidose , cada uma com várias causas. O tipo de Acidose é categorizado como Acidose respiratória ou Acidose metabólica, dependendo da causa primária de sua Acidose .
Acidose Respiratória: A Acidose Respiratória ocorre quando ocorre aumento de CO2 no corpo. Normalmente, os pulmões removem o CO2 enquanto respira. No entanto, às vezes seu corpo não consegue se livrar de CO2 suficiente. Isso pode acontecer devido a:
- Condições crônicas das vias aéreas, como a asma;
- Lesão no peito;
- Obesidade , o que dificulta a respiração;
- Uso indevido de sedativos;
- Uso excessivo de álcool;
- Fraqueza muscular no baú;
- Problemas com o sistema nervoso;
- Estrutura do tórax deformada.
Acidose Metabólica: A Acidose Metabólica começa nos rins em vez dos pulmões. Ocorre quando não conseguem eliminar o ácido suficiente ou quando se livram de muita base. Existem três formas principais de Acidose metabólica:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Acidose Diabética: Ocorre em pessoas com diabetes que é mal controlada. Se o seu corpo não possui insulina suficiente, as cetonas se acumulam em seu corpo e acidificam seu sangue.
Acidose Hiperclorêmica: Resulta de uma perda de bicarbonato de sódio. Esta base ajuda a manter o sangue neutro. Tanto a diarréia quanto o vômito podem causar este tipo de Acidose .
Acidose Lática: Ocorre quando há muito ácido lático em seu corpo. As causas podem incluir o uso crônico de álcool, insuficiência cardíaca, câncer, convulsões, insuficiência hepática, falta prolongada de oxigênio e baixo nível de açúcar no sangue. Mesmo o exercício prolongado pode levar ao acúmulo de ácido lático.
Acidose Tubular Renal: Ocorre quando os rins não conseguem excretar ácidos na urina. Isso faz com que o sangue se torne ácido.
Sintomas da Acidose: Alguns dos sintomas comuns de Acidose Respiratória incluem o seguinte:
- Cansaço ou sonolência;
- Cansando-se facilmente;
- Confusão;
- Falta de ar;
- Sonolência;
- Dor de cabeça.
Acidose Metabólica: Alguns dos sintomas comuns de Acidose Metabólica incluem o seguinte:
- Respiração rápida e superficial;
- Confusão;
- Fadiga;
- Dor de cabeça;
- Sonolência;
- Falta de apetite;
- Icterícia;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Respiração que cheira frutado, que é um sinal de Acidose diabética (cetoacidose).
Tratamentos da Acidose: Os médicos geralmente precisam saber o que está causando a Acidose para determinar como tratá-la. No entanto, alguns tratamentos podem ser utilizados para qualquer tipo de Acidose . Por exemplo, seu médico pode lhe dar bicarbonato de sódio (bicarbonato de sódio) para elevar o pH do seu sangue. Isso pode ser feito por via oral ou em um gotejamento intravenoso (IV). O tratamento para outros tipos de Acidose pode envolver o tratamento da causa.
Acidose Respiratória: Os tratamentos para esta condição geralmente são projetados para ajudar seus pulmões. Por exemplo, você pode receber drogas para dilatar sua via aérea. Você também pode receber oxigênio ou um dispositivo de pressão positiva contínua de pressão aérea (CPAP). O dispositivo CPAP pode ajudá-lo a respirar se você tiver uma via aérea obstruída ou fraqueza muscular.
Acidose Metabólica: Os tipos específicos de Acidose metabólica têm seus próprios tratamentos. Pessoas com Acidose hiperclorêmica podem receber bicarbonato de sódio oral . Acidose por insuficiência renal pode ser tratada com citrato de sódio. Os diabéticos com cetoacidose recebem líquidos intravenosos e insulina para equilibrar seu pH. O tratamento da Acidose láctica pode incluir suplementos de bicarbonato, fluidos IV, oxigênio ou antibióticos, dependendo da causa.