Acne – Causas, Sintomas e Tratamentos que devemos saber, pois. Além disso, a Acne é uma doença caracterizada pelo aparecimento de lesões na pele, como resultado de foliculite, uma inflamação e infecção subsequente de poro folicular (cabelo saída). Estas lesões são normalmente espinhas, cravos e manchas inflamadas e vermelho, como cistos.
Este distúrbio pode ter implicações psicológicas e sociais, especialmente entre adolescentes e pessoa s que trabalham com o público que às vezes têm problemas em seu local de trabalho, porque eles não alcançar o grau de presença física necessária.
No entanto, Acne aparece na maioria dos casos durante a adolescência, que afeta cerca de 80 por cento deste grupo populacional. Ela surge devido à interação entre hormônios, sebo e bactérias que vivem na pele ou dentro dele e também sobre o cabelo.
Durante a puberdade, que aumenta a atividade das glândulas sebáceas e muitas vezes seca sebo, detritos escamosa e bactérias acumulam-se nos poros da pele, formando um comedão, o que impede o fluxo de sebo a partir dos folículos de cabelo através da poros. Se o fecho é incompleta pontos negros são formados; se é completa, aparecem manchas brancas.
Além disso, existem algumas formas especiais de Acne que podem afetar neonatos ou adultos expostos a determinados produtos industriais (acne ocupacional) ou pessoas que tomam certos medicamentos, tais como corticosteroides orais (induzida por droga acne) sendo estas formas clínicas menos frequentes que a acne clássicos da juventude.
Causas: As causas são as mais variadas e o primeiro passo a ser tomado é marcar uma consulta com um dermatologista. De posse de vários exames e algumas informações básicas sobre a história familiar, hábitos alimentares, entre outros, poderão ser detectadas as causas.
Um simples creme, as deficiências hormonais e os fatores hereditários podem causar o problema da Acne.
Confira:
- Fatores Hereditários: Existem famílias inteiras de acneicos. Nestes casos, a partir de 10 anos é possível prever o aparecimento da Acne.
- Desequilíbrio Hormonal: É na puberdade que o adolescente tem os seus hormônios sexuais estimulados e com a ativação dos hormônios masculinos ocorre uma reação nas glândulas sebáceas, propiciando o aparecimento da Acne.
- Ovários: Ocorre nas mulheres portadoras de uma disfunção que não transforma o hormônio masculino (andrógeno) em feminino (estrógeno).
Além disso, essas pacientes além da Acne podem ter problemas de obesidade, aumento de pelos e irregularidades menstruais.
- Uso de Cosméticos: Os produtos gordurosos ou oleosos (como as bases e cremes hidratantes, por exemplo) podem trazer Acne até para quem nunca teve este tipo de doença, nem na adolescência.
- Medicamentos: Remédios como cortisona, os barbitúricos, xaropes à base de iodo ou bromo podem ter efeito colateral e formar a Acne. Se o uso for imprescindível, recomenda-se um tratamento dermatológico paralelo.
Sintomas: A forma mais frequente é a Acne juvenil que atinge cerca de 80% dos adolescentes. Ela se caracteriza, na maioria das vezes, por comedões abertos (cravos com pontos pretos no centro) ou fechados (pequenas espinhas de cor avermelhada ou esbranquiçada), presentes na pele.
Você deve saber que poros abertos são negros por causa da oxidação na superfície dos lipídeos do sebo.Em caso de Acne, a pele pode ficar oleosa, mas isto não é regra para todos os tipo de acne.Outras formas assumidas pela acne são:
- Pápulas: São pequenas lesões inchadas avermelhadas presente nos folículos pilosos. Podem ser vermelhas e macias.
- Pústulas: São lesões vermelhas, macias com presença de pus.
- Nódulos: Apresentam-se como lesões grandes, sólidas e dolorosas sob a superfície da pele. Os nódulos são formados pelo acúmulo de secreções no fundo dos folículos pilosos. Os nódulos podem afetar adolescentes com Acne grave (acne grau IV), por exemplo sob a forma de acne chamada acne conglobata. Esses nódulos podem gerar cicatrizes.
- Cistos: São lesões muito dolorosas, com nódulos abaixo da superfície da pele. Os cistos podem causar cicatrizes na pele. Elas são cheias de pus.Partes do corpo afetadas pela Acne.
- Onde a Acne Está Localizada? As espinhas geralmente estão localizadas na face, costas, peito, pescoço, ombros ou colo. Estas áreas têm uma alta concentração de glândulas sebáceas.
Tratamentos: O tratamento em reduzir a produção de óleo na pele, acelerar a renovação celular, combater à infecção bacteriana e reduzir a inflamação. Em alguns casos, a pele pode piorar antes de ficar melhor.
O dermatologista pode recomendar um medicamento tópico, para aplicar na pele, ou medicações via oral, como Azitromicina e Roacutan. Medicamentos orais para Acne não devem ser usado durante a gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre.
Tratamento da Acne Inclui:
- Cremes tópicos de venda livre.
- Cremes tópicos disponíveis com prescrição.
- Antibióticos, que podem ser combinados com outros produtos tópicos ou orais.
- Contraceptivos orais.
- Isotretinoína oral.
- Procedimentos cosméticos, como descamação químico e microdermoabrasão, lasers, luz pulsada.
É Possível Usar Certos Procedimentos Para Diminuir as Cicatrizes Deixadas Pela Acne. Veja:
- Preenchimento facial com Ácido hialurônico.
- Peelings químicos.
- Dermoabrasão.
- Microdermoabrasão.
- Laser e tratamentos de radiofrequência.
- Microcirurgias para retirar as cicatrizes de acne.