Acne – o que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que ajudam a identificar e combater a acne. Além disso, a acne, um problema de pele tecnicamente chamada de acne vulgaris, é o pesadelo de milhões de adolescentes mas também ataca os adultos com manchas persistentes e periódicas na pele, como consequência de espinhas, cravos, nódulos ou cistos.
O problema afeta principalmente os adolescentes mas um estudo indica que, mesmo na faixa dos 50 anos, 6% dos homens e 8% das mulheres continuam a sofrer deste mal.
Exceto em casos graves, a acne é inofensiva, embora possa causar alguns transtornos psicológicos à suas vítimas.
Tanto em adultos como em adolescentes, a acne se desenvolve quando glândulas oleosas em certas partes do corpo – principalmente as que são associadas aos poros onde nascem os pelos da face, peito e costas – secretam muito sebo, um lubrificante oleoso e espesso que age para manter a oleosidade, O excesso de sebo entope os poros e, se permanecer abaixo da pele, faz surgir as espinhas.
Os cravos aparecem se os tampões de sebo projetam-se para fora da pele e os pequenos nódulos vermelhos quando as secreções em excesso invadem e inflamam o tecido ao redor.
Quanto mais intensa for a inflamação, maior será a possibilidade da formação de abcessos, que podem deixar marcas permanentes na pele.
O tratamento médico imediato para casos mais graves ajudará a evitar problemas de cicatrização. Então, saiba mais sobre a Acne – o que e, Causas, Sintomas e Tratamentos.
Sintomas da Acne:
Presença de cravos o espinhas, nódulos ou cistos, com ou sem vermelhidão e inflamação ao redor das erupções. Nos adolescentes, a acne aparece principal mente no rosto, mas pode surgir também nos ombros, costas, pescoço e nádegas. Nos adultos é mais comum no queixo e mandíbula. Nas mulheres, os sintomas podem piorar antes do início de cada período menstrual.
- Agrupamento de cistos vermelhos e inflamados (acne cística).
- Buracos e cicatrizes (acne crônica).
O que Causa a Acne:
As causas do aparecimento da acne em qualquer idade ainda não foram completamente esclarecidas. Assim como nos adolescentes, a acne em adultos está associada a vários tipos de mudanças hormonais.
As flutuações hormonais que acompanham a menstruação parecem ser um fator para o surgimento de acne nas mulheres. Ao contrário do que diz a sabedoria popular, a acne não é sinal de saúde ruim, nem consequência de excessos na alimentação, masturbação ou prisão de ventre.
Há fortes indícios da presença de fatores hereditários: se um dos pais tem – ou teve – acne, haverá uma boa chance dos filhos também apresentarem o problema.
Outros fatores associados à acne são certos medicamentos como pílulas anticoncepcionais, corticosteroides, vitamina B 12 e lítio.
Cosméticos, gel, roupa apertada ou qualquer coisa que feche os poros também podem facilitar o aparecimento da acne. Em alguns casos, o estresse, a exposição à dioxina (um contaminante encontrado nos herbicidas) ou mudanças climáticas podem deflagrar uma erupção.
O que acontece se você não tomar providência
A acne não é uma ameaça para toda a vida e as erupções leves desaparecem sozinhas. Entretanto, se causar transtornos psicológicos ou piorar cada vez mais, um clínico geral ou dermatologista de verá ser consultado.
Tratamento Caseiro Para Acne: A acne não pode ser curada, mas você pode tomar algumas medidas para manter sintomas leves sob controle até que desapareçam.
Usar cremes que não precisem de receita médica. As pomadas e cremes mais eficazes que não precisam de receita médica contêm peróxido de benzoíla, normalmente vendido em soluções de 5 ou 10%. Este ingrediente ativo age como um irritante e secativo superficial, o que ajuda a soltar os tampões de sebo nos folículos dos pelos. Os efeitos terapêuticos completos do medicamento aparecem depois de 4 a 6 semanas.
Lavar diariamente, mas não esfregar muito ou com muita frequência. Utilizar sabonete comum e água. Não é preciso gastar dinheiro com artigos de limpeza que contêm em sua fórmula ingredientes terapêuticos pois o medicamento vai por água abaixo. Tampouco com limpador profundo pois uma esponja faz o mesmo trabalho. Saunas faciais de vapor podem agravar a acne.
Cuidado com os alimentos. Não há provas científicas de que castanhas ou chocolate possam deflagrar erupções, mas se estes alimentos, ou outros, parecem ser causadores de acne, não há problema algum em evitá-los. Vários estudos falharam em provar que mesmo grandes quantidades de chocolate provocam acne. Algumas pessoas sao alérgicas a chocolate e podem apresentar erupções cutâneas quando consomem o produto, mas isto não é acne.
Descanso. As erupções podem estar relacionadas a problemas emocionais e a pouco descanso, pelo menos em algumas pessoas.
Mudança nas roupas de ginástica. Fazer exercícios que fazem suar muito e usar roupas ou tiras elásticas apertadas e não absorventes, aumenta a produção de óleo e pode contribuir para o surgimento da acne.
Cuidados com o cabelo. Manter os cabelos longe do rosto a fim de manter a pele livre de óleos capilares e evitar o uso de gel. Deixar o cabelo afastado do rosto também durante a noite.
Utilizar maquiagem à base de água. Cosméticos à base de óleo podem impedir que o sebo alcance a superfície da pele. Não usar cosméticos se o problema com acne for grave. Comprar apenas os que não causam acne ou irritação. Limpar bem a pele com água e sabonete antes de ir para a cama e não hidratá-la demais. Evitar exposição prolongada ao sol e lâmpadas ultravioletas. As vezes, estas fontes de luz conseguem eliminar a acne mas, por outro lado, podem causar danos a longo prazo, como atrofiar a pele ou mesmo câncer. Estes tratamentos não são recomendado.
Não espremer cravos e espinhas. Espremer cravos e espinhas aumenta a inflamação e os riscos de cicatrizes e buracos. Perguntar ao médico se é possível usar um extrator de cravos, que pode ser encontrado na maioria das farmácias. Antes de usar o aparelho, aplicar uma compressa morna por aproximadamente 10 minutos. Deixar o aparelho e as mãos bem limpos.
Como Prevenir a Acne: Não é possível evitar a acne mas as erupções podem se tornar menos graves se você seguir as medidas descritas acima. Quando buscar atendimento módico
A acne pode ser estressante e, nos casos mais graves, causar deformações no rosto. Deve-se procurar o médico quando ela deixar as pessoas inibidas, deprimidas, frustradas ou embaraçadas, quando se apresentar como cistos ou nódulos ou se alguns sintomas desconhecidos aparecem após o uso de medicamentos.
O que o médico deverá fazer: Após um exame minucioso da pele, o médico pode abrir os pequenos nódulos ou remover cravos e espinhas. Poderá prescrever vários tipos de terapia, incluindo loções e pomadas, antibióticos e um medicamento à base de tretinoina. Mais conhecida como Retin-A, a tretinoina – um derivado da vitamina A – é um medicamento para uso tópico que tem se mostrado muito eficiente no tratamento de cravos mas apresenta resultados modestos no tratamento de nódulos.
A tretinoína pode ser usada nos casos mais simples e nos mais graves, quando outros tipos de tratamento falharam. Qualquer pessoa que utilize este produto deve estar ciente de que a pele pode se tornar bastante irritada. A droga pode ser encontrada em preparados à base de creme (a forma mais branda), ou também como gel ou líquido. Primeiro, tentar as concentrações mais baixas do produto, que podem ficar cada vez mais fortes, dependendo do grau de irritação e descamação que ocorra.
A tretinoína não pode ser usada por mulheres grávidas ou por aquelas que estejam planejando engravidar. Além disso, a droga pode tornar a pele mais sensível ao sol, portanto, algumas medidas de proteção devem ser tomadas para limitar a exposição solar.
Antibióticos tópicos (creme, gel ou loção), podem ajudar no controle dos sinais da acne. O médico pode também recomendar antibióticos sistêmicos, via oral, que são eficazes no tratamento de pequenos nódulos.
Para acne grave, que é mais resistente a outras formas de tratamento, um medicamento oral mais poderoso, à base de isotretinoína, pode ser usado. Como é uma droga que pode causar várias complicações, incluindo a toxidade do fígado, é necessário discutir o assunto com o médico. Além disso, a droga nunca deve ser tomada se a mulher estiver grávida ou tentando engravidar. Qualquer terapia para combater a acne pode levar vários meses para mostrar algum resultado mais significativo. Para os adolescentes com tendência à acne, a terapia deve continuar por toda a adolescência.