Acrocianose – O que é, Sintomas e Tratamentos dessa condição que poucos conhecem. Além Acrocianose é um distúrbio indolor que não lesa a pele, apesar da coloração azulada e persistente de ambas as mãos. A Acrocianose causada por um espasmo de pequenos vasos sanguíneos da pele.
A Acrocianose acomete mais o sexo feminino do que o masculino, principalmente jovens na faixa etária dos 20 anos. É a pele das mãos o local mais acometido pela Acrocianose, podendo também desenvolver-se na pele dos pés. Dificilmente a Acrocianose evolui para os antebraços ou pernas, no entanto, não é algo impossível de acontecer.
A região acometida pela Acrocianose fica com coloração azulada, além disto, a pele fica úmida e gelada. Pelo fato de a condição da Acrocianose ser indolor, geralmente o médico é procurado devido a uma questão estética. A hiperidrose é também algo que pode incomodar bastante e chamar atenção dos pacientes, fazendo com que procurem por ajuda.
Sintomas da Acrocianose: A Acrocianose refere-se à descoloração azulada da pele, unhas e membranas mucosas. Normalmente a hemoglobina transporta a maior parte do oxigênio no sangue. Esta capacidade de carga de oxigênio da hemoglobina no sangue (presente nas artérias) é chamada de saturação de oxigênio.
Os sintomas da Acrocianose são as mãos e os dedos constantemente frios e azulados, sudorese abundantemente acompanhada de inchaço local. Comumente, as temperaturas baixas aumentam a coloração azulada, enquanto o aquecimento a reduz.
A Acrocianose é diagnosticado baseando-se nos sintomas persistentes, os quais limitam-se às mãos e aos pés.
Uma vez nos tecidos, a hemoglobina libera o oxigênio e vem volta mais escuro e desoxigenado no sangue transportado por veias. Esta mais escuro de sangue venoso viaja para os pulmões para ser recarregado com oxigênio fresco de respiração e volta para o coração somente para ser bombeado para fora novamente nas artérias.
Tratamento da Acrocianose: O tratamento da Acrocianose geralmente não envolve o uso de medicamentos e na grande maioria das vezes ocorre até mesmo regressão espontânea. Apesar disto, é muito importante consultar um médico, para que cada caso da Acrocianose seja devidamente avaliado e para que transtornos futuros sejam excluídos.
É fundamental que o paciente entenda a condição da Acrocianose. A Acrocianose pode acabar intensificada quando a pessoa é exposta a uma temperatura muito baixa ou a fortes emoções, por exemplo, portanto, é preciso aprender a lidar com isto.
Em alguns casos mais graves ou específicos a Acrocianose pode ser necessário fazer uma reposição hormonal, assim como cirurgias para a resseção de nervos simpáticos. Entretanto, geralmente é através de mudanças nos hábitos cotidianos que se tem uma melhora na condição.
Obs: Evite usar medicamentos sem a indicação de um médico, pois certos fármacos podem piorar a Acrocianose. Cuide da sua saúde e consulte um profissional diante de quaisquer alterações que notar em seu corpo.