Adenoidite – Causas, Sintomas e Tratamentos ideais para ajudar a eliminar esta doença. Além disso, todo mundo tem adenoide. Adenoide não é o nome de uma doença, na verdade, ela se chama Adenoidite. Adenoide é uma glândula situada na região atrás das cavidades nasais e acima do palato mole (céu da boca) que todo ser humano possui durante a infância. Quando as adenoides estão inflamadas há uma Adenoidite.
Portanto, adenoide não é uma doença ou um sintoma. E sim uma forma de proteção e defesa do organismo contra partículas aéreas, vírus e bactérias que se acumulam no nariz e na garganta. A sua maior utilidade é na primeira infância, sendo que ela começa a crescer aos 2 anos, tendo um pico de crescimento entre o terceiro e quarto ano e aos 7 anos começa a regredir, ou seja, diminuir de tamanho.
Os problemas com as adenoides surgem quando estas crescem demais e passam a obstruir a passagem de ar pela cavidade nasal. As adenoides grandes são conhecidas popularmente como “carne esponjosa”. O termo médico correto é hipertrofia das adenoides e quando há uma inflamação é chamada de Adenoidite. Então, confira Adenoidite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos:
Adenoidite – O que é: Enquanto as adenoides (Carne Esponjosa no Nariz) desempenham um papel importante em manter uma pessoa saudável, à medida que envelhecem, as adenoides tornam-se menos importantes, porque seu corpo é capaz de combater as infecções de outras maneiras sem ser através das adenoides. Na verdade, as adenoides, muitas vezes ficam menores em torno da idade de 5 ou 6 anos e praticamente desaparecem até a adolescência.
Apesar das Adenoides (Carne Esponjosa no Nariz) ajudar a filtrar os germes de seu corpo, às vezes as adenoides podem ficar sobrecarregadas por bactérias e tornam-se infectadas. Quando isso acontece as adenoides também podem ficar inflamadas e inchadas. Esta condição é chamada Adenoidite.
Causas da Adenoidite (“adenoide”): Normalmente, a adenoide e os demais órgãos linfoides da orofaringe constituem uma barreira de defesa contra microrganismos, mas se o ataque a ela for muito agressivo, a própria adenoide pode ser infectada. A maioria das infecções da adenoide ( Adenoidite) é causada por vírus, mas também podem ser bacterianas.
Sintomas de Adenoidite: Os sintomas de que algo não vai bem com a adenoide dependem de qual problema ela está apresentando. No caso de Adenoidite, ou seja, quando elas aumentam de tamanho, os principais sintomas são:
- Ronco;
- Respiração pela boca durante o dia e a noite;
- Apneia obstrutiva do sono;
- Menor controle sobre o sistema urinário, tendo episódios recorrentes de xixi na cama;
- Sono agitado;
- Dificuldade para se alimentar;
- Agitação;
- Irritabilidade;
- Fala anasalada;
- Baixo nível de concentração;
- Maior incidência de doenças pulmonares e alergias.
Tratamentos Para Adenoidite: Normalmente, a Adenoidite é resolvida por meio de antibióticos. Porém, se ela for muito frequente e se os antibióticos não estiverem resolvendo ou, ainda, se houve problemas respiratórios mais sérios, é aconselhável proceder-se à cirurgia para remover as adenoides (adenoidectomia).
A adenoidectomia é uma cirurgia simples e deve ser realizada por um otorrinolaringologista. As adenoides são removidas através da boca e não é necessário fazer nenhuma incisão adicional. A maioria dos pacientes pode ter alta logo após a recuperação do procedimento.
Depois do procedimento cirúrgico, pode ainda haver um pouco de febre, dores de garganta ou de ouvido por alguns dias. Pode ser desconfortável a ingestão dos alimentos e a respiração pela boca enquanto a garganta estiver inchada.