Epinefrina – Para que Serve, Dosagem e Efeitos Colaterais que todos devemos saber. Além disso, a epinefrina é um hormônio natural e um neurotransmissor que também é conhecido como adrenalina. Como medicamento injetável, como EpiPen ou Adrenaclick, a epinefrina é usada para tratar reações alérgicas com risco de vida ( anafilaxia ) causadas por alimentos, picadas de insetos e outros alérgenos. A epinefrina também é usada em emergências conhecidas como asistolia, durante as quais o coração pára de bater e tratar a anafilaxia induzida pelo exercício.
A droga está em uma classe de medicamentos chamados vasopressores. Funciona ao relaxar os músculos das vias aéreas e apertar os vasos sanguíneos. Uma injeção de epinefrina rapidamente melhora a respiração, estimula o coração, aumenta a pressão arterial, avança a colmeia e reduz o inchaço do rosto, dos lábios e da garganta.
Advertências de Epinefrina: A epinefrina pode ajudar a tratar uma reação alérgica grave, mas não substitui o atendimento médico. Você deve procurar tratamento médico de emergência imediatamente após a injeção da medicação.
Informe o seu médico se você já teve:
- Dor no peito (angina)
- Batimentos cardíacos irregulares ( arritmia )
- Pressão alta
- Doença cardíaca
- Tiroide hiperativa ( hipertireoidismo ) ou qualquer distúrbio da tiroide
- Asma
- Diabetes
- Mal de Parkinson
- Depressão ou outra doença mental
Se você usa um injetor automático, como o EpiPen, informe o seu médico se você tem artrite ou dificuldade em usar suas mãos.
Informe também seu médico se você está tomando um inibidor de monoamina oxidase (MAOI ), como isocarboxazid (Marplan), fenelzine (Nardil), selegiline (Eldepryl, Emsam, Zelapar) e tranylcypromine (Parnate), ou se você parou de tomar um Nas últimas duas semanas.
Pacientes idosos podem ser mais sensíveis aos efeitos da epinefrina. Esses pacientes devem monitorar seus sintomas e respostas ao medicamento com cuidado. A epinefrina pode torná-lo tonto. Você não deve dirigir, operar máquinas ou realizar qualquer atividade que exija alerta até estar certo de que pode fazê-lo com segurança. Mantenha sempre o seu auto-injetor EpiPen com você, para que você possa usá-lo assim que tiver sinais de uma séria reação alérgica.
Converse com seu médico sobre os sinais e sintomas de uma reação, que pode incluir:
- Sibilância ou dificuldade em respirar
- Fechamento das vias aéreas
- Espirrando
- Rouquidão
- Urticária
- Coceira
- Inchaço do rosto, olhos ou língua
- Vermelhidão da pele
- Batimentos cardíacos rápidos
- Pulso fraco
- Ansiedade
- Confusão
- Dor estomacal ou vômito
- Perda de controle intestinal ou diarreia
- Tonturas, fraqueza ou perda de consciência
Ao usar o dispositivo de injeção, não coloque o polegar, os dedos ou a mão sobre a área da agulha. Se você acidentalmente injetar epinefrina em seus dedos, mãos, dedos dos pés ou pés, procure tratamento médico de emergência imediatamente. Esteja ciente da data de validade marcada no seu auto-injetor e substitua o dispositivo quando apropriado.
Veja também a solução no dispositivo: se estiver descolorido ou contém partículas, informe o seu médico, para que você possa obter um novo. Não refrigere este medicamento ou deixe-o em seu carro, especialmente durante o tempo frio ou quente. Se você soltar o injetor automático, verifique se ele está quebrado ou vazado.
Gravidez e Epinefrina: A epinefrina pode causar danos ao bebê por nascer. Não se sabe se a adrenalina passa para o leite materno ou pode prejudicar o bebê amamentando. Informe o seu médico se está grávida, pode engravidar ou está a amamentar antes de usar epinefrina.
Efeitos Colaterais de Epinefrina: Quando receber cuidados médicos de emergência após a injeção de epinefrina, informe o médico ou enfermeiro se você tiver algum dos seguintes efeitos colaterais:
- Náusea ou vômito
- Dificuldade ao respirar
- Batimentos cardíacos, rápidos ou irregulares
- Pele pálida
- Dor de cabeça
- Sudorese
- Tontura
- Nervoso, ansiedade ou inquietação
- Fraqueza
- Tremores incontroláveis
Dosagem de Epinefrina: A maioria dos dispositivos de injeção automática contém medicação suficiente para uma dose de tipicamente 0,15 miligramas (mg) ou 0,3 mg. Você deve ingerir epinefrina conforme necessário no primeiro sinal de uma reação alérgica grave. Siga sempre as instruções em seu rótulo de prescrição.
- Não tome quantidades maiores ou menores de epinefrina do que as recomendadas.
- O medicamento pode ser injetado através de roupas, se necessário, em uma emergência.
- No entanto, só deve ser injetado no meio do lado externo da coxa. (O objetivo da injeção é entregar a epinefrina no tecido muscular).
- Não injete epinefrina nas nádegas ou em qualquer outra parte do seu corpo.
- Após o uso de um auto-injetor, algumas epinefrina ainda podem permanecer no dispositivo. Isso é típico e não significa que você não recebeu uma dose completa.
- Não injete qualquer solução restante.
Sobredosagem de Epinefrina: Os sintomas de uma sobredosagem incluem o seguinte:
- Dor no peito
- Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares
- Falta de ar
- Confusão
- Visão embaçada
- Dor de cabeça severa
Se você suspeitar de uma sobredosagem, entre em contato com um centro de controle de intoxicação ou com uma sala de emergência imediatamente.