Aerofagia – Causas, Sintomas e Tratamentos. Alem disso, A Aerofagia é causada pela pessoa que come demais e faz ingestão de alimentos que aumentam a produção de gases (feijão, grão, cebolas, ovos, brócolis, pepino, couve, leite) ou presença de bactérias no intestino. Pessoas que sofrem de Aerofagia tentam se aliviar com arrotos.
Esta doença é gerada também por ter um caráter nervoso ou, pelo estado de ansiedade. Atinge tanto adultos como bebês na maioria dos casos acontecem quando a criança mama, no ato de chupar o peito materno não coloca o mamilo corretamente na boca fazendo com que o bebê engula ar.
Causas da Aerofagia:
Quando uma pessoa engole muito ar, principalmente durante as refeições, está propícia a sofrer de Aerofagia. Está ação provoca um alargamento do estômago, que se manifesta através de sintomas que passam a incomodar dando a impressão de inchaço, arroto, distensão abdominal e flatulência. Estes sintomas são confundidos na maioria das vezes por refluxo gastroesofágico, ocorrendo de forma frequente e também pode sentir a acidez ou ardor estomacal.
Sintomas de Aerofagia:
Aerofagia acontece quando uma pessoa engole ar demasiadamente. O ar engolido geralmente vai para o estômago, devido a deglutição de ar, essa pessoa passa a ter constantemente arrotos, que estão relacionados a Aerofagia, porém não são necessariamente causados por ela.
Os sintomas mais comuns são a flatulência, a eliminação constante de gases, a distensão abdominal, dor abdominal, anorexia, isto é, falta de apetite, palpitações cardíacas, tonturas e desordens nervosas emocionais em pessoas com ansiedade, comendo muito rápido.
Como tratar Aerofagia?
Manter uma dieta saudável seria o primeiro passo para começar as mudanças alimentares, lembrando que apesar dos alimentos com fibras serem indicados para obter uma digestão adequada, não são muito agradáveis para as bactérias intestinais que por si produzem gases. Procure comer produtos integrais e sempre aos poucos para que estas bactérias procurem se acostumar lentamente com a nova alimentação.
- Na hora de preparar as comidas, procurar ingerir de alimentos que ajudem a melhorar a flora intestinal e a facilitar a digestão.
- Deve-se ingerir bastante água e líquidos, evitar o sedentarismo, determinar horários para as refeições e para facilitar a ida ao banheiro.
- Evite comer rápido, procure mastigar bem os alimentos, pois senão mastigar para evitar a produção de gases. Evite também conversar o quanto se alimenta, pois evita a entrada de ar,
- evitando o acúmulo de gases.
Como Prevenir a Aerofagia?
- Comer lentamente, procurando evitar mastigar os alimentos de boca aberta, não falar enquanto se alimenta, para evitar a entrada de ar, evitar bebidas gaseificadas e chicletes, comer um iogurte após as refeições.
- Não existe tratamento que foque especificamente na Aerofagia, porém se os sintomas aparecerem de uma maneira desagradável, pode-se usar medicamentos antigases, eles irão aliviar momentaneamente o problema. O ideal é consultar um médico.
- Lembre-se que a Aerofagia está ligada a intolerância a lactose e ao refluxo. Então, fique atento: se os sintomas persistirem, pode ser que algo está errado com a sua alimentação ou com o organismo.
- Essas medidas simples reduzem a quantidade de ar engolido e ainda melhoram a qualidade da sua digestão, que começa na boca.
Tratamentos da Aerofagia:
O principal tratamento para evitar a doença são as modificações dos hábitos alimentares. Procurar mastigar bem os alimentos e comer devagar, para que durante a deglutição não permitir a entrada excessiva de ara na boca, manter uma alimentação seguida por uma dieta saudável, pois uma má educação alimentar dificulta muito sua digestão. Por isso evite alimentos como o feijão, grão de bico, lentilha, pepino, couve-flor, comidas muito gordurosas, ou pesadas e bebidas gaseificadas.
Procure alimentos que contribuam na melhora da sua flora intestinal, facilitando a digestão. Lembrando que a Aerofagia pode ser tratada de maneira completamente natural, alguns alimentos que são saudáveis eficientes para controlar e melhorar a situação, prevenindo a sensação de peso. Alguns chás são uma ótima opção para tratar o problema.
Aumente o consumo de fibras, tome sempre bastante água, evite o sedentarismo, controle os horários para as refeições. Caso as sensações desagradáveis permaneçam, o ideal é consultar um médico para que ele ajude a aliviar os desconfortos.