Afta – O que é, Sintomas, Causas e Tratamentos. Alem disso, As úlceras orais, também chamadas de úlceras aftosas, estomatites aftoides ou simplesmente aftas, são lesões muito comuns da mucosa oral. As aftas são lesões benignas que não costumam causar maiores problemas além do desconforto. Porém, algumas doenças mais graves da cavidade oral podem se manifestar com lesões ulceradas muito semelhantes, o que pode causar alguma confusão. Um exemplo é o câncer da cavidade oral, que nas fases inicias pode se parecer com uma afta.
A afta pode ser simples ou complexa. A afta simples ressurge cerca de três a quatro vezes por ano. Este é um tipo comum em pessoas entre as idades de 10 e 20. A afta complexa não é tão comum e se desenvolve em pessoas que tiveram antes.
Nenhum tipo de aftas é contagioso, e ambos geralmente curam por conta própria dentro de uma a três semanas, embora a dor normalmente diminui em sete a 10 dias.
Contate o Seu Médico ou Dentista se Desenvolver:
- Grandes feridas
- Um surto de feridas
- Dor excruciante
- Febre alta
- Diarreia
- Erupção
- Dor de cabeça
Você também deve procurar cuidados médicos se você é incapaz de beber líquidos ou a sua afta não curou dentro de três semanas.
Os Sintomas de Aftas incluem:
- Uma pequena úlcera, forma oval, que é branca ou amarela
- Uma dolorosa área vermelha na boca
- Uma sensação de formigamento na boca
- Em alguns casos, os seguintes sintomas podem estar presentes:
- Inchaço dos gânglios linfáticos
- Febre
Se uma afta não curar dentro de duas semanas, contate o seu médico. Este pode ser um sintoma de câncer de boca.
Quais são as causas e Fatores de Risco: Seu risco de desenvolver aftas aumenta se você tiver uma história familiar de aftas. Existem várias causas de aftas. Em alguns casos, a causa não pode ser determinada. As causas mais comuns incluem:
- Uma infecção viral
- Estresse
- Flutuações hormonais
- Alergia alimentar
- Ciclo menstrual
- Deficiência de vitamina ou mineral
- Problema do sistema imunológico
- Lesão na boca
Como uma Afta e Tratada: As aftas normalmente curam sem o tratamento. Para acelerar o processo de cura, você deve evitar alimentos picantes. Você também deve escovar os dentes e usar fio dental regularmente para manter a área de serem infectadas por bactérias.
A dor pode ser grave, às vezes. Você pode diminuir o desconforto de várias maneiras. Por exemplo, você pode fazer gargarejo com antisséptico bucal ou água salgada. Embora você vai se sentir desconfortável no início, ele vai ajudar a reduzir a dor. Você também pode usar um agente tópico, como orabase para entorpecer a área.
O seu médico ou dentista pode prescrever:
- Enxaguatório bucal antimicrobiano
- Antibiótico
- Pomada corticosteroide
- Bochecho de prescrição
Dicas para evitar As aftas: Você pode prevenir a recorrência de aftas, evitando alimentos que podem desencadear o surto. Estes incluem, muitas vezes, alimentos picantes, salgados ou ácidos. Além disso, evitar alimentos que causam os sintomas de uma alergia, como coceira, uma língua inchada ou urticária.
Se as suas aftas aparecer devido ao estresse, você pode usar métodos de redução de estresse e técnicas calmantes, tais como a respiração profunda e meditação.
Além disso, praticar a boa saúde oral e usar uma escova macia para evitar de irritar a gengiva e os tecidos moles. Converse com seu médico para determinar se você tem alguma deficiência de vitamina ou mineral. Eles podem ajudar a projetar um plano de dieta adequada e prescrever suplementos individuais, se você precisar deles.