As aftas na garganta podem surgir após a ingestão de alimentos ácidos ou pode ser o primeiro sinal de um sistema imunológico enfraquecido e vulnerável. Portanto, pode aparecer quando você tem herpes após um resfriado.
O que são as aftas na garganta?
Uma consiste em uma ferida pequena, redonda e esbranquiçada no centro, avermelhada no exterior, que causa dor e desconforto, especialmente ao engolir ou falar. Em alguns casos, pode haver outros sintomas presentes, como febre, mal-estar e aumento dos gânglios do pescoço. Quando as aftas são muito grandes e demoram a cicatrizar, elas podem indicar a presença de uma doença mais grave, como a AIDS ou o câncer.
O médico pode prescrever pomadas para tratar e sugerir que você evite consumir alimentos ácidos, por exemplo. Outra sugestão é gargarejar com água morna e sal, o que pode aliviar o desconforto.
Causas de aftas na garganta:
O aparecimento de aftas na garganta pode ser causado por:
- Enfraquecido do sistema imunológico, especialmente se você tem herpes, porque o vírus pode ter infectado o revestimento da boca e da garganta;
- Consumir alimentos ácidos, como abacaxi, tomate ou pimenta;
- Problemas de estômago como refluxo;
- A falta de vitaminas do complexo B, ácido fólico ou minerais, como o ferro, também pode ser causa de aftas na garganta.
Se o problema ocorrer mais de uma vez por mês ou com menos de uma semana de intervalo, é recomendável que você consulte um clínico geral para que ele possa solicitar exames de sangue que possam ajudar a identificar a doença que pode estar causando o problema. Depois que o diagnóstico é alcançado, o tratamento apropriado é iniciado, o que pode ajudar a evitar o aparecimento da doença novamente.
Outras situações que podem causar úlceras na garganta são amígdalas , tonsilites e estomatites aftosas, que são mais comuns em bebês.
Tratamentos para as aftas na garganta:
O tratamento para aftas na garganta pode ser feito com pomadas corticosteroides e anti-inflamatórias tópicas como Omcilon-A ou Gingilone ou com pomadas anestésicas tópicas, como xilocaína pomada a 5%, prescritas por um médico, elas podem ser aplicadas com um dedo ou com a ajuda de um cotonete.
Outros medicamentos que podem ser usados para aliviar a dor provocada pelas aftas são o paracetamol ou o ibuprofeno, por exemplo. No entanto, seu uso também deve ser orientado por um médico. Se a afta da garganta for maior que 1 cm de diâmetro, o laser de CO2 e o Nd: YAG podem ser usados, esses lasers também podem ser usados para tratar aftas recorrentes que surgem na garganta, o que dificulta a hidratação e a alimentação. O procedimento deve ser feito em uma clínica médica da pele.
O que fazer para tratar aftas na garganta:
Para ajudar a curar alguns cuidados devem ser tomados, incluindo:
- Lavar a boca com bochechos depois de escovar os dentes, pode ajudar a eliminar bactérias e limpar a área;
- Evite comer alimentos ácidos como limão, abacaxi, tomate, kiwi e laranja, pois a acidez aumenta a dor;
- Aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitaminas do complexo B , ácido fólico e ferro, como banana, manga, iogurte desnatado ou suco de maçã, porque a falta dessas vitaminas pode causar aftas;
- água quente e gargarejo de sal ou peróxido de hidrogênio diluído em gargarejo com água, pois são anti-sépticos, deixando a região limpa. Para preparar o gargarejo, basta adicionar 1 colher de sopa de sal em 1 xícara de água morna ou 2 colheres de sopa de peróxido de hidrogênio 10 volumes em 1 copo de água.
- Evite agravar as lesões na boca , para isso evite comer alimentos duros como torradas, amendoim, nozes;
- Use uma escova de dentes macia;
- Evite produtos de higiene oral contendo lauril sulfato de sódio.
Se você seguir o tratamento corretamente e tiver essas precauções em mente, as aftas tendem a desaparecer naturalmente dentro de alguns dias.
Quando ir ao médico:
Quando as aftas são muito freqüentes, aparecendo mais de 6 vezes por ano, suas causas devem ser investigadas e observar se há outros sintomas ao mesmo tempo e ir ao médico. Se o médico tiver dúvidas sobre o que está causando a afta, ele poderá solicitar:
- Hemograma completo com contagem de HSV;
- Ferro, ferritina e absorção de ferro, vitamina B12;
- Anti-HIV, culturas virais e biópsia.
No entanto, geralmente não há necessidade de solicitar esses exames e eles geralmente são feitos quando os casos são difíceis de controlar.