Agorafobia – O que é, Causas e Tratamentos que todos devemos saber. Além disso, a Agorafobia é um medo acentuado de um objeto ou um determinado tipo de situação que não é realista em relação ao possível perigo envolvido. As pessoas com fobias entendem e sabem que seu medo é excessivo ou inadequado, mas farão o que for necessário para evitar o objeto ou situação. Muitas pessoas têm medo de certas situações ou objetos que os tornam desconfortáveis. No entanto, alguém com uma fobia tem um medo perturbador, o que significa que afeta a sua vida diária.
A fobia social é um medo intenso e realista das situações sociais que possam envolver o escrutínio, exposição ou pessoas desconhecidas. As pessoas com fobias sociais evitam situações em que elas possam ser criticadas ou avaliadas, e podem experimentar uma intensa ansiedade, e agir de forma inadequada. É comumente conhecida como transtorno de ansiedade social.
Principais Causas: A maioria dos casos de Agorafobia se desenvolvem como uma complicação do transtorno do pânico. A Agorafobia às vezes pode desenvolver se uma pessoa tem um ataque de pânico em uma situação ou ambiente específico. Eles começam a se preocupar tanto com ter outro ataque de pânico que eles sentem os sintomas de um ataque de pânico retornando quando eles estão em uma situação ou ambiente similar.
Transtorno de pânico: Tal como acontece com muitas condições de saúde mental, a causa exata do transtorno de pânico não é totalmente compreendida. No entanto, a maioria dos especialistas pensa que uma combinação de fatores biológicos e psicológicos pode estar envolvida.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Fatores biológicos: Há uma série de teorias sobre o tipo de fatores biológicos que podem estar envolvidos com transtornos de pânico. Estes são descritos abaixo.
Principais Sintomas da Agorafobia: A gravidade da Agorafobia pode variar significativamente entre os indivíduos. Por exemplo, alguém com Agorafobia severa pode ser incapaz de sair da casa, enquanto que alguém com leve Agorafobia pode viajar distâncias curtas sem problemas. Os sintomas da Agorafobia podem ser amplamente classificados em três tipos:
- física:
- cognitivo:
- comportamental:
Sintomas Físicos: Os sintomas físicos da Agorafobia geralmente ocorrem somente quando você se encontra em uma situação ou ambiente que causa ansiedade. No entanto, muitas pessoas com Agorafobia raramente experimentam sintomas físicos porque evitam deliberadamente situações que as aniquilam. Os sintomas físicos da Agorafobia podem ser semelhantes aos de um ataque de pânico e podem incluir:
- batimento cardíaco acelerado:
- Respiração rápida (hiperventilante):
- Sentindo quente e suado:
- sentindo doente:
- dor no peito:
- Dificuldade de deglutição (disfagia):
- diarreia:
- Tremendo:
- tontura:
- Tocando nos ouvidos (zumbido):
- sentindo tonto:
Tratamento da Agorafobia: O tratamento típico para Agorafobia, com ou sem transtorno do pânico consiste em terapia cognitivo-comportamental (TCC) e terapia com drogas anti-depressiva. Alguns tratamentos naturais também funcionam, atacando a ansiedade provocada pela Agorafobia. TCC envolve o uso de exposição à situação temida. Porque é sabido que pessoas com transtorno do pânico tendem a exagerar as sensações do corpo, o terapeuta realmente provoca sensações de ansiedade, enquanto ensina métodos de controle.
Como isso demonstra que as sensações corporais podem ser criadas, bem como controladas, elas parecem menos assustadoras. Outro tipo de técnica de exposição usada para tratar as pessoas com transtorno do pânico e Agorafobia se concentra em ajudar o indivíduo a identificar pensamentos que fazem sensações corporais assustadoras. O terapeuta ajuda-os em desafiar tais crenças.