O agrião é uma planta semiaquática que cresce naturalmente em nascentes e águas rasas. Pertencente à família da mostarda, o agrião está relacionado com couve, repolho, couve, couve de Bruxelas, nabo e rabanete.
O agrião possui propriedades expectorante, adstringente, descongestionante, digestiva, fortificante, tônica, depurativa, cicatrizante, antitérmica, anti-icterícia, anti-inflamatória, estimulante, diurética e excitante.
A agrião são fontes de vitaminas e minerais que auxilia no combate e prevenção de varias doenças:
Valor nutricional do agrião
Uma xícara de agrião contém o seguinte:
4 calorias
0,782 gramas de proteína
0,034 gramas de gordura
0,439 gramas de carboidrato
0,17 gramas de fibra
O agrião também é rico nos seguintes nutrientes:
Vitaminas K, C, E, A e B6
Cálcio
Manganês
Potássio
Tiamina
Riboflavina
Magnésio
Fósforo
Benefícios do agrião para saúde
Então, confira os benefícios do agrião para saúde.
1. Auxilia na Perda de Peso
Uma xícara de agrião lhe proporciona apenas 18 calorias, mas a boa notícia é que ele mantém você cheio e frustra a fome fora de hora. Ele estimula e melhora o funcionamento do seu sistema digestivo, permitindo assim a absorção dos nutrientes de uma maneira correta. Estudos sugerem que as pessoas que incluíram o agrião em uma dieta perderam peso de uma forma saudável, sem comprometer o fator da nutrição.
2. Possui propriedades ante inflamatório
Um elemento natural anti-inflamatório, antimicrobiano e antibacteriano, o agrião ajuda no alívio de vários tipos de doenças inflamatórias da pele, incluindo Acne e Rosácea. Junto com o alivio da inflamação e desaparecimento da vermelhidão, ele limpa a área afetada para evitar mais infecção. Ele purifica o sangue e mante-o livre de infecções de pele.
3. Previne a perda de cabelo
Um couro cabeludo condicionado e hidratado é sempre essencial para evitar a Perda de Cabelo. O agrião é um maravilhoso agente hidratante do couro cabeludo. Também ajuda a manter o couro cabeludo livre de infecções. Desta forma, sua Perda de Cabelo é frustrada.
4. Previne câncer de pele
Embalado com dois poderosos antioxidantes – Vitamina C e Vitamina A – o agrião possui o poder de proteger a pele dos danos nocivos desencadeado pela exposição excessiva ao sol. O uso de agrião nos alimentos protege a pele do Câncer.
5. Fortalece o couro cabeludo
O agrião é um tesouro de vários minerais, bem como vitaminas. Além disso, é um poderoso limpador e purificador de sangue. Desta forma, incluir o agrião em sua dieta vai ajudar a manter o couro cabeludo saudável e limpo.
6. previne problemas cardiovasculares
O agrião é abundante em luteína, o carotenoide antioxidante que tem o potencial de prevenir o aparecimento de várias doenças cardiovasculares, incluindo doença arterial coronária e ataques cardíacos. Estudos sugerem que a inclusão de luteína em sua dieta pode proteger suas artérias de possíveis danos impostos pela placa arterial.
7. Evita infecções de capilar
A presença de Zinco e enxofre neste vegetal ajuda a manter as infecções bacterianas que afetam o couro cabeludo e os cabelos afastadas. Ele também ajuda a manter o couro cabeludo hidratado e condicionado, impedindo que a Caspa seja desencadeada no couro cabeludo.
8. Melhora a saúde dos dentes
A falta de Cálcio afeta seus dentes. Use Cálcio enriquecido do agrião em sua dieta diária. Desta forma, você estará protegendo seus dentes de possíveis danos, incluindo cavidades e cárie dentária.
9. Acelera o crescimento do cabelo
Você pode usar o Suco de Agrião para ajudar no crescimento do seu cabelo. Ele possui a capacidade de equilibrar o funcionamento dos hormônios. Isso, por sua vez, promove o crescimento do cabelo. A vitamina A presente no agrião oferece os nutrientes essenciais para um prolífico crescimento de cabelo.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
10. Possui propriedades anticancerígenas
Estudos sugerem que vegetais crucíferos herdam propriedades anticancerígenas. A presença de antioxidantes neste vegetal, juntamente com a presença de clorofila, ajuda a combater os radicais livres que provocam os danos oxidativos. Estudos realizados sobre a natureza anticancerosa deste vegetal sugere que a ingestão regular de agrião ajuda o corpo a transformar carcinógenos do tabaco em resíduos.
11. Melhora a saúde dos olhos
O agrião é carregado com vitamina A. Uma tigela deste vegetal atende cerca de 42% do valor diário recomendado desta vitamina. Esta vitamina desempenha um papel importante na manutenção de olhos saudáveis e na prevenção de distúrbios visuais, incluindo Catarata e degeneração macular.
12. Fortalece o sistema Imunidade
Embalado com vitamina C, o agrião estimula e fortalece o sistema Imunológico. Um sistema imunológico mais forte é menos suscetível a infecções e graves distúrbios autoimunes.
13. Cura escorbuto e sangramento gengivas
A vitamina C, um antioxidante potente, está presente em quantidades admiráveis neste vegetal. Estudos sugerem que a falta de vitamina C no corpo desencadeia o sangramento das gengivas e escorbuto. Incluir o agrião em sua dieta vai ajudar no combate a estes problemas e até mesmo reduzir o risco associado com recorrências destes transtornos da gengiva.
14. Possui propriedades antibióticas
Estudos têm apontado que o agrião é um antibiótico potencialmente poderoso. Quando ingerido em uma base regular, ele auxilia o organismo a combater várias infecções fúngicas e bacterianas, que dificulta o funcionamento dos intestinos e cólon.
15. Bom para o sistema digestivo
O agrião contém clorofila em quantidades exuberantes. A clorofila é um recurso incrível de várias enzimas que suportam e melhoram o funcionamento do sistema digestivo. Estas enzimas ajudam o corpo a absorver os vários nutrientes, garantindo que a digestão ocorra de forma correta.
16. Retarda o envelhecimento
O agrião contém vitamina A e vitamina C em abundância. Ambas as vitaminas são poderosos antioxidantes. Eles combatem os radicais livres presentes na pele. Os radicais livres, se não controlados, podem desencadear linhas finas e Rugas – dois grandes sinais de envelhecimento prematuro.
17. Fortalece os ossos
O agrião é uma fonte incrivelmente boa de várias vitaminas, incluindo vitamina K, vitamina C e vitamina A. Ele também contém muitos minerais em quantidades admiráveis, incluindo cálcio, magnésio e manganês.
Estes minerais e vitaminas desempenham um papel essencial na manutenção da força e densidade dos ossos, salvaguardando-o de vários problemas, incluindo ossos frágeis e Osteoporose. Ele protege os ossos contra o risco de lesões indesejadas.
18. Acalma e esfria a pele
A natureza calmante do agrião permite que proporcione alívio à coceira e queimações de pele, como eczema. Ele também pode ser usado como um remédio natural para queimaduras solares ou sensação de coceira causada devido a picadas de insetos.
Como usar o agrião em sua dieta
As pessoas consomem principalmente agrião em saladas. No entanto, você também pode incorporar agrião em pratos de massa, caçarolas e molhos.
O agrião salteia mais rápido do que verduras mais duras, como couve e couve, e confere um sabor suave e levemente apimentado a qualquer prato. Algumas maneiras de incluir o agrião na dieta incluem o seguinte:
- Coloque um pequeno punhado de agrião no seu suco de fruta ou smoothie favorito.
- Adicione o agrião a uma omelete ou ovo mexido.
- Faça um pesto com agrião.
- Pique o agrião e adicione ao molho de macarrão.
- Frite o agrião em um pouco de azeite virgem extra e use como cobertura para batata assada
- Adicione o agrião a um wrap ou sanduíche.
- Misture o agrião na sopa perto do final do cozimento.
Quais são os potenciais efeitos colaterais do agrião?
Pode interferir na saúde da tireoide: A maioria dos vegetais crucíferos, incluindo o agrião, contém compostos chamados bócios que podem interferir no metabolismo do iodo. O iodo é um nutriente essencial para a saúde da tireoide. Indivíduos com problemas de tireoide podem ter que limitar a ingestão de agrião (e outros vegetais crucíferos) após consultar o médico.
Pode agravar a doença renal: O agrião contém pequenas quantidades de potássio. Se você está lidando com problemas renais, consulte seu médico antes de adicionar agrião à sua dieta . Seu médico pode sugerir limitar o consumo.
Efeitos na gravidez e na amamentação: Não há muita informação disponível sobre a segurança de comer agrião durante a gravidez e a amamentação. Converse com seu médico antes de incluir agrião em sua dieta.