Alcalose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Alcalose é o estado em que os fluídos do corpo ficam muito alcalinos, ou seja, com pH superior a 7,45. Ocorre principalmente quando há excesso de bases (compostos alcalinos) no sangue. É um estado contrário à acidose, em que os fluidos corporais se tornam mais ácidos. Estar com Alcalose ou acidose reflete no equilíbrio do pH do corpo, o que pode causar desequilíbrios no corpo.
A doença pode refletir no equilíbrio do corpo como um todo, por isso, diante dos sintomas é importante consultar um médico. Além disto, existem vários tipos de Alcalose, tais como: Alcalose metabólica, Alcalose respiratória, Alcalose hipoclorêmica, Alcalose hipocalêmica e Alcalose compensada.
Causas: Existem diferentes tipos, que são elas: metabólica, respiratória, hipoclorêmica, hipocalêmica ou compensada. A Alcalose metabólica é provocada pela presença de Alcalose bicarbonato no sangue.
A condição pode ser provocada tanto pelo aumento da base no sangue, quanto pela redução dos ácidos no sangue. A Alcalose respiratória é causada pelo baixo nível de CO2 no sangue, que pode ser consequência de hiperventilação, geralmente devido a alguma dor ou ansiedade.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Sintomas: Alguns dos sinais e sintomas mais comuns incluem:
- Contração muscular;
- Irritabilidade;
- Confusão;
- Espasmos musculares tetânicos ou prolongados;
- Tremor nas mãos;
- Náuseas e vômitos;
- Sensação de cabeça leve.
Às vezes, pode ser acompanhada por sintomas mais severos e talvez até alarmantes. É importante procurar ajuda de emergência, no caso de uma pessoa que sofre de Alcalose tem dificuldade em respirar, recebe convulsões ou perde a consciência.
Diagnósticos: Poderia haver muitos fatores que levaram à Alcalose, inclusive seguindo diariamente uma dieta alcalina alta. No entanto, existem também alguns benefícios da dieta alcalina, para o corpo humano. Portanto, é importante seguir uma dieta, que contém apenas as quantidades certas de alimentos alcalinos e não um excesso. Algumas ou outras causas de Alcalose são:
- Condições que causam vômitos excessivos, onde o corpo perde ácido clorídrico, juntamente com o outro conteúdo no estômago;
- Casos graves de diarreia, por causa do qual o corpo perde fluido básico;
- Uma ingestão excessiva de bicarbonato de sódio, principalmente para aliviar o ácido estomacal;
- Perda de ácido carbônico, que ocorre com respiração rápida.
Tratamentos: O seu tratamento dependerá da causa. Seu nível de dióxido de carbono precisa retornar ao normal se você tiver Alcalose respiratória. Se você tiver uma respiração rápida causada por ansiedade, tomar respirações lentas e profundas, muitas vezes podem melhorar os sintomas e regular o seu nível de oxigênio.
- Se os testes revelarem que você tem um baixo nível de oxigênio, você precisará receber oxigênio através de uma máscara. Se a sua respiração rápida é causada por dor, o tratamento da dor ajudará a reduzir a sua taxa respiratória ao normal e a melhorar seus sintomas.
- Se a sua Alcalose é causada por uma perda de produtos químicos, como cloreto ou potássio, você receberá medicamentos ou suplementos prescritos para substituir esses produtos químicos. Alguns casos de alcalóide resultam de um desequilíbrio eletrolítico, que pode ser corrigido com a ingestão de líquidos ou bebidas que contêm eletrólitos.
- Se você tiver um caso avançado de desequilíbrio eletrolítico, ele precisará ser tratado no hospital. A maioria das pessoas se recupera depois de receber tratamento.