Alergia Alimentar – O que é, Sintomas e Tratamentos Alem disso, A Alergia Alimentar é uma Reação Adversa a determinado alimento. Envolve um mecanismo imunológico e tem apresentação clínica muito variável, com sintomas que podem surgir na pele, no sistema gastrintestinal e respiratório. As reações podem ser leves com simples coceira nos lábios até reações graves que podem comprometer vários órgãos. A Alergia Alimentar resulta de uma resposta exagerada do organismo a determinada substância presente nos alimentos.
O que é Alergia Alimentar?
É qualquer reação indesejável que ocorre após ingestão de alimentos ou aditivos alimentares. Estas podem ser classificadas em reações tóxicas e não-tóxicas. As reações não-tóxicas podem ser de Intolerância ou Hipersensibilidade. Exemplo de reação não-alérgica são as reações por ingestão de alimentos contaminados por micro-organismos. Estas se apresentam agudamente com febre, vômitos, diarreia e geralmente acometem várias pessoas que ingeriram os alimentos contaminados.
Causas da Alergia Alimentar:
A função de nosso sistema imunológico é defender o corpo de substâncias possivelmente nocivas, como bactérias, vírus e toxinas. Em algumas pessoas, a resposta imunológica é desencadeada por uma substância que costuma ser inofensiva, como um alimento específico. Quando isso acontece, ocorre uma reação indesejável no corpo que chamamos de alergia alimentar.
A causa das alergias alimentares está relacionada à produção de um tipo de substância pelo organismo, chamada de anticorpos imunoglobulina E (IgE), que provoca alergias a um alimento específico. Embora muitas pessoas apresentem intolerância a alimentos, as alergias alimentares são bem menos comuns. Em uma alergia alimentar real, o sistema imunológico produz anticorpos e histamina em resposta a um alimento específico. Isso não acontece com pessoas intolerantes, por exemplo, que despertam sintomas em decorrência da ingestão de determinado alimento, mas não correm risco de vida por causa disso.
Alimento Pode Causar uma Reação Alérgica, mas Alguns São os Principais Vilões:
- Ovo
- Leite
- Amendoim
- Frutos do mar (camarão, caranguejo, lagosta)
- Soja
- Frutas secas
- Glúten (doença celíaca)
Sintomas da Alergia alimentar:
Os sintomas de uma alergia alimentar geralmente aparecem imediatamente ou em até duas horas depois de comer. Em casos raros, os sintomas podem começar a aparecer somente muitas horas depois de comer o alimento desencadeador.
- Dor abdominal
- Diarreia
- Dificuldade para deglutir
- Irritação na boca, na garganta, nos olhos, na pele ou em qualquer outra região
- Tontura ou desmaio
- Congestão nasal
- Náusea e vômitos
- Corrimento nasal
- Manchas escamosas com coceira (dermatite atópica)
- Descamação ou bolhas
- Inchaço (angioedema), principalmente nas pálpebras, face, lábios e língua
- Falta de ar
- Cólicas estomacais
Tratamento da Alergia alimentar:
- O único tratamento comprovadamente eficaz para uma alergia alimentar é evitar o alimento desencadeador da reação.
- Se a pessoa apresenta sintomas em apenas uma região do corpo (por exemplo, uma urticária no queixo após comer o alimento específico), talvez ela não precise de tratamento, pois, neste
- caso, os sintomas provavelmente desaparecerão em pouco tempo. Os anti-histamínicos podem ajudar a aliviar o desconforto e pomadas suaves podem oferecer um pouco de alívio aos
- sintomas.
- Consulte seu médico se achar que apresentou uma reação alérgica a algum alimento, mesmo que tenha sido apenas uma reação local.
- Qualquer pessoa diagnosticada com alergia alimentar deve sempre carregar consigo (e saber como usar) a epinefrina injetável. Se você apresentar qualquer tipo de reação grave ou
- distribuída por todo o corpo logo depois de comer o alimento que causa alergia, injete a epinefrina. Em seguida, vá para o hospital ou pronto-socorro mais próximo.