A alergia dermatológica atacam a pele podem ser caracterizadas, em geral, como lesões superficiais causadas pela hipersensibilidade (atopia) do paciente.
São diversos motivos que provocam o quadro alérgico, como consumo de alimentos, picadas de insetos, uso de cosméticos ou até mesmo o calor excessivo.
Dentre as mais comuns temos a dermatite atópica, uma doença muito mais comum na infância e que está relacionada à hipersensibilidade à poeira domiciliar e ácaros, por exemplo, com localização preferencial em dobras de braços, pernas e pescoço.
O que é alergia dermatológica?
Uma alergia dermatológica ocorre quando a pele fica irritada porque o sistema imunológico reagiu a algo que geralmente é inofensivo. Isso é chamado de reação alérgica . Uma reação alérgica pode causar erupção na pele, coceira, queimação, vermelhidão, inchaços, urticária e inchaço.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Qual é a principal causa da alergia cutânea?
A alergia dermatológica ocorre quando a pele entra em contato direto com um alérgico o resultado é uma erupção na pele vermelha e com coceira, que pode incluir pequenas bolhas ou inchaços. A erupção surge sempre que a pele entra em contato com o alérgeno , uma substância que ataca o sistema imunológico.
Qual é o melhor remédio para alergia cutânea?
- Creme de hidrocortisona;
- Pomadas como loção de calamina;
- Anti-histamínicos;
- Compressas frias;
- Banhos de aveia;
- Converse com seu médico sobre o que é melhor para sua erupção específica. Por exemplo, os corticosteroides são bons para a hera venenosa, o carvalho e o sumagre. Ele também pode prescrever medicamentos mais fortes, se necessário
Quanto tempo leva para a alergia cutânea desaparecer?
Assim que a reação alergia dermatológica começa, pode demorar de 14 a 28 dias para desaparecer, mesmo com o tratamento.
O níquel, os perfumes, as tinturas, os produtos de borracha (látex) e os cosméticos também causam frequentemente dermatite de contato alérgica . Alguns ingredientes de medicamentos aplicados na pele podem causar uma reação.