A alergia respiratória que é não é uma doença em si, mas sim uma reação de defesa do nosso corpo, quando o corpo reage a agentes externos, como a poeira, é possível que surja uma alergia.
Esta condição pode ocorrer em todo o trato respiratório, como rinite, sinusite, faringite, laringite e bronquite. Lembrando que ela é uma reação exagerada do nosso sistema de defesa contra substâncias que, em geral, são inofensivas.
É possível que o organismo ‘estanhe’ algumas substâncias (pó, cheiros fortes, mofo ou perfume de flores, por exemplo) e, como consequência, cause uma reação alérgica.
Dessa forma, é fundamental limpar e organizar a casa, ou seja, varrer os cômodos e passar pano nos móveis são atitudes simples que garantem melhores condições de vida e maior bem-estar. Mas você sabe quais são as principais alergia respiratória que atingem as pessoas?
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Causas da alergias respiratórias?
As alergias respiratórias são causadas por proteínas no ar que são inaladas e desencadeiam a inflamação das vias respiratórias. Eles podem ser devido a reações alérgicas específicas ou reações mais gerais a irritantes, como fumaça e vapores no ambiente interno e externo que podem agravar os sintomas da alergia.
Quais são os sintomas das alergias respiratórias?
Os sinais e sintomas da alergia respiratória causada por alergia a fungos podem incluir:
Espirrando.
- Nariz escorrendo ou entupido .
- Tosse e gotejamento pós-nasal.
- Olhos, nariz e garganta com coceira.
- Olhos marejados.
- Pele seca e escamosa.
Dicas para aliviar os sintomas da alergia respiratória:
Existem algumas medidas capazes de aliviar os sintomas que atacam o nariz durante as crises alérgicas, sabia? Confira algumas dicas!
- Lavar o nariz com soro: essa atitude é capaz de evitar alergia respiratória e, inclusive, aliviar os sintomas. O soro pode ser feito com dois ingredientes bastante comuns: água filtrada e sal.
- Uso de antialérgicos: esses medicamentos são ideais para serem utilizados durante as crises. Remédios de uso local (como as bombinhas) evitam o contato do agente causador com a parede interna do nariz.
- Descongestionantes: esse tipo de produto merece cuidado ao ser aplicado, uma vez que pode causar um efeito conhecido como ’rebote’, ou seja, aumenta o estreitamento dos vasos no nariz e o entope de novo.