Início » Biblioteca de nutrientes » Alfa-lipóico: O que é, para que serve, benefícios, dosagem e malefícios

Alfa-lipóico: O que é, para que serve, benefícios, dosagem e malefícios

O ácido alfa-lipóico é um antioxidante conhecido como Fator de Substituição do Acetato, Biletano, Lipoicina, Thioctan e muitos outros nomes.

ácido alfa-lipóico

O ácido alfa-lipóico é um antioxidante também conhecido como Fator de Substituição do Acetato, Biletano, Lipoicina, Thioctan e muitos outros nomes.

O ácido alfa-lipóico é um ácido graxo de ocorrência natural que pode ser encontrado em muitos alimentos, como levedura, espinafre, brócolis, batatas e carnes de órgãos, como fígado ou rim.

Alfa-lipóico: O que é, para que serve, benefícios, dosagem e malefícios
Alfa-lipóico: O que é, para que serve, benefícios, dosagem e malefícios

O ácido alfa-lipóico tem sido usado na medicina alternativa como uma ajuda possivelmente eficaz na perda de peso, tratamento de dor nervosa diabética, cicatrização de feridas, redução de açúcar no sangue, melhora da descoloração da pele causada por vitiligo e diminuição das complicações da cirurgia de revascularização miocárdica.

O ácido alfa-lipóico pode ter sido combinado com outras plantas ou extratos em uma preparação específica para tratar essas condições.

Benefícios do ácido alfa-lipóico

Benefícios do ácido alfa-lipóico
Benefícios do ácido alfa-lipóico

1. Pele:

Pesquisas iniciais sugerem que a aplicação de creme contendo 5% pode reduzir linhas finas e aspereza da pele causada por danos causados ​​pelo sol.

Além disso, tomar um produto específico contendo outros ingredientes parece melhorar a elasticidade e reduzir rugas e aspereza do envelhecimento da pele.

2. Diabetes:

Tomar ácido alfa-lipóico por via oral ou por via intravenosa parece melhorar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.

No entanto, existem algumas evidências inconsistentes que mostram que isso não afeta o açúcar no sangue.

Os motivos para as inconsistências podem estar relacionados ao tempo que o paciente foi diagnosticado com diabetes, ao uso de drogas antidiabetes ou à pureza do tratamento com ácido alfa-lipóico.

Não parece melhorar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 1.

Onde Encontrar

Onde Encontrar
Onde Encontrar

Malefícios do ácido alfa-lipóico

Malefícios do ácido alfa-lipóico
Malefícios do ácido alfa-lipóico
  • Além disso, obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica : urticária; dificuldade respiratória; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
  • Embora nem todos os efeitos colaterais sejam conhecidos, acredita-se que o ácido alfa-lipóico seja possivelmente seguro quando tomado de acordo com as instruções.
  • Além disso, pare de tomar ácido alfa-lipóico e chame seu médico imediatamente se você tiver:
  • baixo nível de açúcar no sangue – dor de cabeça, fome, fraqueza, suor, confusão, irritabilidade, tontura, ritmo cardíaco acelerado ou sensação de nervosismo; ou
  • Além disso, um sentimento de cabeça leve, como você pode desmaiar.

Interações Com Ácido Alfa-Lipóico

  • Evite o uso de ácido alfa-lipóico juntamente com outros suplementos de ervas / saúde que também podem reduzir o açúcar no sangue.
  • Além disso, inclui garra do diabo, feno-grego, alho, goma de guar, castanha da Índia, ginseng Panax, psyllium e ginseng siberiano.
  • Não tome sem orientação médica se estiver usando algum dos seguintes medicamentos:
  • Além disso, insulina ou medicamento para diabetes oral;
  • medicamentos para tratar a tiroide hipoativa, como levotiroxina (Synthroid) e outros; ou
  • Além disso, medicamentos contra o câncer (quimioterapia).

Está lista não está completa. Outras drogas podem interagir incluindo medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos.

Nem todas as interações possíveis estão listadas neste guia do produto.

Dosagem ácido alfa-lipóico

Ao considerar o uso de suplementos de ervas, procure o conselho do seu médico.

Além disso, você também pode considerar consultar um profissional treinado no uso de suplementos fitoterápicos ou de saúde.

Se você optar por usar ácido alfa-lipóico, use-o como indicado na embalagem ou conforme indicado pelo seu médico.

Além disso, farmacêutico ou outro profissional de saúde. Não use mais deste produto do que o recomendado na etiqueta.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.