A alface é muito consumida no Brasil e há essa duvida se a alface emagrece ou engorda? Muito comum nos pratos brasileiros, é a primeira coisa que pensamos quando alguém fala em salada, rica em nutrientes e clorofila, ela traz muitos benefícios para a saúde.
Muita gente pensa que, por ser um alimento verde claro, a alface contém menos vitaminas e minerais do que os alimentos verde escuros, e por isso acaba sendo deixada de lado.
Baseando-se no fato de que, normalmente, quanto mais viva é a cor do vegetal, maior a quantidade de fitoquímicos presentes. Mas quem pensa isso ela está muito enganado, ela é sim riquíssima em nutrientes
Propriedades da alface:
A alface é considerada uma grande fonte de fibras, vitaminas e minerais indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo, entre eles os principais são:
- Potássio: Um mineral necessário para a formação e transmissão do impulso nervoso e para a atividade muscular. Além disso o potássio é um diurético natural que ajuda a eliminar líquidos e a evitar ganhar peso por retenção de líquidos.
- Magnésio: A ingestão deste mineral é importante também na defesa de cãibras musculares.
- Selênio: Este é um mineral antioxidante que ajuda a manter as células fortes e atrasar o envelhecimento.
A Alface é um vegetal rico em fibras e fácil de ser incluído na alimentação diária, sendo responsável por trazer os benefícios à saúde.
Benefícios da alface para saúde:
1. Para a pele:
A vitamina A da alface também proporciona benefícios para a pele. Outro nutriente vantajoso para a pele é a vitamina C.
O ácido ascórbico participa da síntese de colágeno, uma proteína que deixa a pele mais firme. Ademais, por apresentar um baixo índice glicêmico, a hortaliça ajuda a evitar o surgimento das acnes.
2. Contra o câncer:
Os benefícios da alface contra o câncer são promovidos pela sua importante atividade antioxidante. Quando em excesso, os radicais livres, compostos gerados através do próprio metabolismo celular, causam danos ao organismo, inclusive a nível de DNA, o que pode transformar células sadias em células cancerígenas.
3. Contra a anemia:
Os benefícios da alface para combater a anemia são decorrentes dos seus minerais ferro e cobre. O ferro é um elemento constituinte da hemoglobina, o cobre, por sua vez, ajuda a mobilizar o ferro do organismo para a produção desse pigmento das hemácias.
Alface engorda?
A alface engorda isso é um equívoco que leva muitas pessoas a excluí-la da dieta, o que não é verdade pois ela tem pouquíssimas calorias, apenas 17 kcal por 100g e é constituídas por uma grande quantidade de água. Se consumida somente com sal, vinagre ou limão, pode ser comida à vontade nas suas refeições diárias.
Então, alface emagrece?
A alface emagrece “SIM” e é um alimento bem vindo em boa parte das dietas. E não é para menos, a verdura é pouco calórica, ao mesmo tempo em que fornece parte dos nutrientes que o organismo necessita para o seu funcionamento.