O alho é uma erva com cheiro forte e aromatizante, conhecida por seus muitos benefícios à saúde. Ele contém um poderoso composto chamado alicina, que pode ajudar a reduzir o colesterol, e até mesmo diminui a carga viral da covid 19.
Os benefícios do alho para a saúde podem incluir o alívio dos sintomas do resfriado comum, a redução da pressão arterial e a redução do risco de doenças cardíacas e neurodegenerativas.
Desde fins culinários até usos medicinais, é verdadeiramente versátil quando se trata de escolher uma alimentação saudável. Além disso, adiciona um sabor delicioso a todas as suas receitas.
Além disso, você pode consumir alho em uma variedade de formas – como pão de alho, molho de alho, purê de batata com alho e assim por diante. Com tantos usos diferentes, vamos explorar os benefícios do alho para a saúde em detalhes.
O Alho é considerado por muitos como um super alimento. Baixo em calorias e denso em nutrientes (como vitamina C, vitamina B 6 e manganês), existem milhares de publicações científicas que atestam os benefícios de comer Alho para a saúde.
O que é alho?
O alho, cientificamente conhecido como Allium sativum , é um parente próximo da cebola e é nativo da Ásia Central.
O bulbo de alho contém vários dentes e cada dente é coberto com uma casca translúcida macia.
O alho tem sido usado como tempero em alimentos e também como remédio tradicional há mais de 3.000 anos. Sir Louis Pasteur, o cientista que descobriu a pasteurização, usou as qualidades antibacterianas desta erva já em 1858.
Um relatório no Journal of Pharmaceutical Research sugeriu que um cravo por dia pode trazer uma grande melhoria em sua saúde geral, enquanto dois a três cravos por dia pode ajudar a evitar o resfriado comum.
Valor nutricional do alho
O Alho possui um valor nutricional riquíssimo; é composto de vitaminas (A, B1, B2, B6, C, E), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, selênio, enxofre, silício, iodo e cromo), enzimas e compostos biologicamente ativos como a alicina.
O alho é uma das raras fontes dietéticas de compostos orgânicos , alicina, alisatina 1 e alisatina 2. Agora que já conhecemos o valor nutricional do Alho, vamos conhecer também os seus benefícios do Alho.
Benefícios do alho cru
Vejamos os benefícios do alho para a saúde a seguir.
1. Alho diminui a carga viral da covid-19
A alicina (tiossulfinato de dialila) é o principal composto organossulfuroso reativo ao tiol produzido pelas plantas de alho ( Allium sativum ) após dano ao tecido.
A alicina exerce forte atividade antimicrobiana contra bactérias e fungos via S-tioalilação de tióis de proteína e tióis de baixo peso molecular.
Aqui, investigamos o efeito da alicina em células Vero E6 e Calu-3 infectadas com SARS-CoV-2. Os testes de toxicidade revelaram que as células Calu-3 mostraram maior tolerância à alicina, provavelmente devido aos níveis de GSH> 4 vezes maiores em comparação com as células Vero E6 muito sensíveis.
A exposição de células Vero E6 e Calu-3 infectadas a doses de alicina biocompatíveis levou a uma redução de aproximadamente 60–70% do RNA viral e das partículas virais infecciosas.
2. Aliviar resfriados e tosse
Um artigo de 2014 publicado no Cochrane Database of Systematic Reviews citou um estudo que avaliou 146 participantes durante três meses para descobrir o impacto que teve em pacientes que sofrem de resfriado e tosse.
Como parte do estudo, os pesquisadores dividiram o número total de participantes em dois grupos iguais.
Um grupo tomou um comprimido de placebo enquanto o outro grupo tomou um comprimido de alho.
No final do estudo, os pesquisadores descobriram que as pessoas que tomaram alho todos os dias durante três meses, em vez de um placebo, tiveram menos crises de resfriado em comparação com o grupo do placebo.
3. Ajuda a reduzir a hipertensão
De acordo com um relatório de 2014 publicado no jornal Integrated Blood Pressure Control , o extrato de alho envelhecido tem a capacidade de reduzir a pressão arterial em indivíduos hipertensos.
No entanto, mais estudos são necessários para verificar se eles podem ser considerados uma terapia alternativa para hipertensão.
4. Ajudar a baixar os níveis de colesterol
O alho cru, rico no composto alicina, pode prevenir a oxidação do colesterol LDL (ruim). A pesquisa mostra uma redução do colesterol e triglicerídeos em ratos que consomem alho cru. No entanto, não há pesquisas suficientes para verificar esse benefício à saúde de forma definitiva.
5. Impulsionar a saúde do coração
O alho tem propriedades cardioprotetoras significativas, que podem ajudar a prevenir doenças cardíacas importantes, como aterosclerose , hiperlipidemia, trombose, hipertensão e muito mais.
Embora a maioria das pesquisas revisadas apóie a correlação entre a ingestão de alho e a cardioproteção, de acordo com o estudo do Nutrition Journal , mais pesquisas são necessárias para decidir a forma e dosagem adequadas.
Deve-se manter um controle atento sobre o uso adequado desta erva, ou seja, o uso de diferentes preparações disponíveis, dose, duração e sua interação com medicamentos genéricos.
6. Ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas
As propriedades antioxidantes e antiinflamatórias do alho cru podem ajudar a prevenir futuras doenças neurodegenerativas.
De acordo com um estudo publicado no Libyan Journal of Medicine , o alho e seus preparados podem ajudar na prevenção do risco de doenças cardiovasculares e derrame.
No entanto, mais estudos são necessários para identificar os compostos específicos do alho responsáveis por seus efeitos.
7. Ajuda a reduzir o risco de demência
O dano oxidativo pode desempenhar um grande papel nas doenças cardiovasculares e na demência, pois o risco dessas doenças aumenta com a idade.
O extrato de alho envelhecido (AGE) tem propriedades antioxidantes que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cerebrais comuns, como demência e doença de Alzheimer.
Altas doses de AGE mostraram aumentar as enzimas antioxidantes, bem como reduzir o estresse oxidativo para pessoas com problemas de pressão arterial.
8. Ajuda no processo cicatrizante
Pode atuar como um remédio fitoterápico eficaz para feridas infectadas . Coloque 2 dentes esmagados na área infectada para obter alívio imediato.
9. Ajuda a melhorar a saúde óssea
Ervas como alho e cebola podem afetar os níveis de estrogênio em mulheres na menopausa, reduzindo o risco de osteoartrite.
Eles também podem minimizar a perda óssea e melhorar a saúde óssea geral em homens e mulheres.
Ainda de acordo com um estudo publicado na revista Electronic Physician , o consumo de alho pode reduzir o estresse oxidativo na fisiopatologia de muitas doenças, como a osteoporose.
10. Impulsionar a digestão
A inclusão diária de dentes de alho crus em sua dieta pode ajudar nos problemas digestivos. Mesmo a inflamação ou irritação do canal gástrico pode ser reduzida com esta erva.
O alho pode ajudar a limpar a maioria dos problemas intestinais, como disenteria, diarreia e colite. Seu papel em dissipar vermes é fenomenal.
Não afeta as bactérias boas no intestino, mas destrói as prejudiciais. Não apenas melhora a digestão, mas também pode ajudar a aliviar os gases estomacais.
11. Regula o açúcar no sangue
Comer dentes de alho crus pode reduzir os níveis de açúcar no sangue , de acordo com um estudo publicado no Journal of Nutrition.
12. Aumentar a imunidade
O alho possui fitonutrientes que podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo, fortalecendo sua imunidade. A erva também pode reduzir a fadiga e aumentar a energia.
Um relatório de 2012 no Jornal Africano de Medicamentos Tradicionais, Complementares e Alternativos revelou um estudo realizado em ratos para verificar se o alho desempenhava um papel contributivo no aumento da função imunológica.
Os pesquisadores descobriram que os extratos aumentaram significativamente a contagem de glóbulos brancos e mostraram mais efeitos estimuladores do sistema imunológico.
13. Ajudar nos cuidados com os olhos
É rico em nutrientes como selênio , quercetina e vitamina C , os quais podem contribuir para a saúde ocular e também ajudar com infecções e inflamações oculares.
14. Ajudar a prevenir a acne
O alho, junto com outros ingredientes como mel , creme e açafrão, pode ser usado como remédio caseiro para cicatrizes de acne e para bloquear o aparecimento da acne.
Esta erva pode ser eficaz para limpar a pele e ser uma substância antibiótica que pode ajudar a resolver vários problemas de pele, incluindo erupções cutâneas, psoríase, herpes labial e bolhas. Além disso, também pode auxiliar na síntese celular, protegendo contra os raios ultravioleta e retardando o envelhecimento.
15. Melhora a Circulação
O alho ajuda a reduzir o colesterol ruim e evita que a gordura grude nas paredes arteriais. Deste modo, o alho promove a boa circulação e evita obstruções arteriais (aterosclerose), que é uma das principais causas de infartos e derrames cerebrais. Além de purificar o sangue e também reduzir a hipertensão.
16. Ajuda a controlar asma
Comer dentes de alho fervidos pode ser um remédio homeopático eficaz para reduzir os sintomas da asma.
Outro remédio sugerido é beber um copo de leite com três cravo-da-índia fervido todas as noites antes de dormir. Pode trazer alívio subsequente para pacientes com asma.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Os ataques de asma podem ser controlados com cravo amassado também com vinagre de malte . No entanto, é aconselhável consultar um especialista antes de tentar esses tratamentos em casa.
17. Promove a perda de peso
Durante anos, o alho foi usado como remédio para perda de peso . Em modelos animais, reduziu a expressão de genes envolvidos na adipogênese que leva à formação de células de gordura.
A erva aumenta a termogênese, que pode ajudar a queimar gordura e reduzir os níveis de colesterol LDL (ruim) .
Esta pesquisa tem implicações positivas para a redução da obesidade em humanos.
18. Preveni o fígado gorduroso
O alho é rico em S-ally-mercapto cisteína (SAMC) e antioxidantes que podem ajudar a prevenir o fígado gorduroso, de acordo com um estudo realizado em animais.
Esses compostos também podem reduzir o risco de lesão hepática. Mais pesquisas são necessárias para confirmar esses benefícios hepáticos.
19. Reduz ITU e infecções renais
O alho pode prevenir o crescimento de Pseudomonas aeruginosa , um patógeno responsável por infecções recorrentes do trato urinário (ITU) e infecções renais.
O extrato de alho fresco também pode ser usado para prevenir o crescimento de vaginite por candida e infecção por E. coli.
20. Preveni queda de cabelo
A erva pode ajudar na prevenção da queda de cabelo e na promoção do crescimento do cabelo.
A aplicação regular de gel de alho ou óleo de coco com infusão de alho pode ajudar em condições como a alopecia.
No entanto, existem poucas informações e pesquisas sobre esta conexão, portanto, mais estudos são necessários para confirmar a associação científica.
21. Efeitos antibacterianos e antiparasitários
Os extratos de alho podem ajudar na infecção por Helicobacter pylori , picadas de carrapatos, jock coceira e pé de atleta devido aos seus efeitos antibacterianos.
22. Preveni úlcera péptica
Os compostos antibacterianos presentes na erva podem eliminar os parasitas estomacais que causam úlceras pépticas.
23. Alivia dores de ouvido
Devido às propriedades antivirais, antifúngicas e antibióticas da erva, ela pode ser usada para aliviar dores de ouvido e infecções de ouvido.
24. Combate o Resfriado
Um ensaio clínico descobriu que um suplemento de Alho foi efetivo na redução do número de resfriados em 63%, e naqueles que ficaram doentes no tempo de frio o processo de cura foi reduzido de cinco dias para menos de dois dias com o suplemento de Alho.
Tente misturar 2-3 dentes de Alho com 1 colher de sopa de mel para um remédio contra o frio.
25. Preveni a doença de alzheimer
Os antioxidantes importantes encontrados no Alho ajudam na proteção contra os danos celulares que podem contribuir para a demência (e sua forma mais comum – a doença de Alzheimer).
Estudos demonstraram que o extrato de Alho, que é uma forma de Alho concentrada e envelhecida, ajuda na redução do risco dessas doenças, bem como doenças cardiovasculares.
26. Preveni o Câncer
Estudos revelaram que aqueles que consumiam Alho cru regularmente têm uma menor incidência de certos tipos de câncer, incluindo o câncer de estômago, próstata e uterina.
Estudos em laboratório também contestaram que os óleos derivados do Alho combatem o crescimento do câncer de mama.
Esses estudos mostraram que os compostos presentes no Alho impedem que as células cancerosas se dividam, e assim cresce o câncer. Além disso, o Alho é conhecido por aumentar o sistema imunológico, o que ajuda o corpo na identificação e eliminação das células cancerígenas.
27. Evitar Intoxicações
Estudos atestaram que as propriedades antifúngicas do Alho são uma maneira eficaz de eliminar as bactérias ruins como E. coli e Salmonella.
Um estudo mostrou mesmo que o Alho fresco era mais eficaz no tratamento de Campylobacter do que os dois tipos de antibióticos químicos.
28. Desintoxicação do fígado
O Alho contém compostos de enxofre que ativam as enzimas responsáveis pela liberação de toxinas do fígado fora do corpo. Acilina e selênio (outro nutriente encontrado no Alho) ajudam na proteção do fígado de danos futuros.
29. Saúde dos Ossos
O Alho é cheio de nutrientes essenciais para o osso: tais como o zinco, manganês, vitamina B 6 e vitamina C, bem como enzimas e antioxidantes que ajuda na absorção de cálcio e na formação de ossos e tecidos conjuntivos.
30. Ajuda na hipertrofia
Estudos feitos com animais relatam que alguns princípios ativos contidos no Alho contribuem para um aumento da síntese de proteínas e assim estimular a hipertrofia muscular.
Essa propriedade do Alho está diretamente ligada ao efeito do bulbo sobre a produção de testosterona.
Em um estudo recente, dois grupos de ratos foram submetidos a uma dieta com alto teor de proteína (similar àquela seguida pelos fisiculturistas).
31. Ajuda a acelera o metabolismo
Pesquisar relatam que o Alho possuem nutrientes que colaboram significa mente para o aumento do metabolismo, isso acontece devido ao alto Teor de ferro, contido no Alho.
Os resultados preliminares parecem bastante promissores. Quando o mineral é estocado em nossas células, uma proteína conhecida como ferropirina é a responsável por transportá-lo através da membrana celular de volta para a circulação.
32. Impulsionar a libido
Não é de hoje que o Alho vem sendo utilizado como um alimento afrodisíaco que melhora as funções sexuais.
Essa propriedade do Alho se deve ao seu efeito vasodilatador, já que o relaxamento dos vasos resulta em um fluxo maior de sangue para os órgãos genitais.
33. Combate a Calvície
O alho é um benefício para as pessoas com calvície ou menos cabelo. Aplique nas carecas, e deixe até secar. Utilize isto duas vezes por dia até que você veja o resultado necessário.
Como usar o alho?
A erva pode ser consumida crua, mas o sabor é tão forte que a maioria das pessoas geralmente prefere cozinhá-la ou adicioná-la a vários pratos antes de comer.
- Você pode picar, esmagar, fatiar, picar ou até mesmo fazer suco de alho. Cortá-lo ativa a enzima alinase, que é altamente benéfica para a saúde.
- O alho picado dá um aroma delicioso e perfumado quando aquecido em azeite. Isso pode servir de base para sopas, ensopados e caril. É um dos principais ingredientes de um bom molho para massa.
- A erva também é um ingrediente essencial em vários tipos de pasta de dente e enxaguatórios bucais, pois ajuda a prevenir cáries dentárias e bactérias orais.
Receitas
Como fazer chá de alho para gripe
Ingredientes:
- 5 dentes de alho picados
- 2 pimentas vermelhas picadas
- 1 colher de sopa de gengibre picado
- Suco de um limão
- Vinagre de maçã crua e não filtrado
- 1 pimentões
Como fazer:
- Você vai precisar de frasco de 350-500 ml.
- Primeiro, coloque o alho picado em uma camada.
- Depois disso, você deve adicionar os pimentões picados, em outra camada, juntamente com as sementes.
- No final, adicione o gengibre e despeje um pouco de suco de limão e Vinagre de maçã orgânica.
- O próximo passo é selar o frasco, deixando 1 centímetro de espaço livre na borda.
- Você deve colocar o frasco na despensa e consumir regularmente (pelo menos 2 colheres de chá diariamente).
- Esta receita é potente remédio natural e um impulsionador de imunidade.
- Você pode prevenir e tratar uma dor de garganta e gripe/ sintomas de frio com este tônico, de forma completamente natural.
os óleos naturais do alho são muito fortes e em algumas pessoas podem causar erupções cutâneas em pele sensível. Portanto, não se esqueça de usar luvas ao preparar este tônico.
Quais são os efeitos colaterais do alho?
A ingestão excessiva pode irritar o sistema digestivo. Além disso, o alho pode causar mau hálito.