O consumo de alimentos alcalinos ajuda a diminuir a acidez do sangue, sendo por isso um fator importante para o equilíbrio do organismo e para ajudar na cura e prevenção de doenças.
Ainda ajudam a eliminar toxinas principalmente aqueles que também são diuréticos como o pepino, aipo ou limão, por exemplo. Além disso, os alimentos alcalinos que também são termogênicos como a pimenta cayena, o gengibre ou o ginseng facilitam o emagrecimento, sendo uma excelente opção para quem está de dieta.
Se você está tentando ficar alcalina, você precisa saber quais alimentos ajudam seu corpo a chegar e ficar em um estado alcalino. A ideia geral é comer alimentos sem se preocupar com um efeito ácido, embora alguns sejam mais alcalinos do que outros.
Não é necessário comer apenas alimentos alcalinos para obter níveis de pH do corpo alcalinos, e uma certa porcentagem de alimentos pode e deve ser ácida, mas você deve tentar escolher alimentos integrais naturais, como frutas, vegetais e grãos naturais.
Alimentos alcalinos para comer todos os dias:
1. Amêndoas e leite de amêndoa:
As amêndoas e são excelente alimentos alcalinos, pois estas nozes saborosas consistentemente classificam na lista de alimentos mais saudáveis para comer, e eles também são um alimento alcalino. Amêndoas têm sido associadas ao aumento do ganho muscular, diminuindo os níveis de colesterol e auxiliando na perda de gordura.
Você não precisa comer muitas amêndoas para aproveitar os benefícios, mas eles fazem um ótimo lanche que você pode levar para qualquer lugar, tornando-os uma ótima opção entre as refeições.
Principais estatísticas (por 100g):
2. Amaranto:
Este é um grão com o qual muitas pessoas não estão familiarizadas. Ele faz um ótimo complemento para qualquer plano de dieta focalizado alcalino. Além de ser um alimento formador alcalino, também é conhecido por seus níveis relativamente altos de proteína para um grão, e é cheio de vitaminas e minerais que são essenciais para a saúde geral.
Se você não tem certeza de como prepará-lo para você e sua família, há muitas receitas disponíveis para você aprender.
Principais estatísticas (por 100g):
3. Alcachofras:
As alcachofras são ótimos alimentos alcalinos, pois as alcachofras são muitas vezes vistas em cima de saladas, ou misturadas em molhos, mas há uma série de razões para torná-los mais um recurso alimentar na sua dieta. Uma dessas razões é a sua alcalinidade, que ajuda a elevar os níveis de pH do seu corpo.
As alcachofras são cheias de antioxidantes e ajudam a purificar o fígado, auxiliando na digestão. Então, uma salada com verduras e coberto com uma quantidade generosa de alcachofras é uma ótima ideia.
Principais estatísticas (por 100g):
- Vitamina C;
- Vitamina K;
- Folatos.
4. Rúcula:
A Rúcula é uma dos melhores alimentos alcalinos, pois a Rúcula é frequentemente usada como parte de um plano de dieta de desintoxicação, e o fato de que é um alimento alcalino é uma grande parte disso.
Este vegetal ultra-saudável é cheio de vitamina A e tem uma quantidade impressionante de cálcio. Geralmente associamos produtos lácteos com cálcio, mas essa é uma ótima fonte alternativa para garantir que você está recebendo o suficiente.
Principais estatísticas (por 100g):
6. Abacate e óleo de abacate:
Não é surpresa que o abacate esteja na nossa lista de alimentos alcalinos. Esta fruta verde cremosa consegue entrar em qualquer lista de superalimentos, então você sabe que está dando um toque nutricional.
Abacates são ricos em potássio, bem como gordura saudável, e além de ajudá-lo a ser mais alcalino, você está recebendo outras vantagens também. Você também pode usar óleo de abacate em favor de outros óleos que não fornecem qualquer benefício alcalino, ou pior, são formadores de ácido no corpo.
Principais estatísticas (por 100g):
- Vitamina C;
- Vitamina A;
- Fibra.
7. Manjericão:
O Manjericão é uma dos principais alimentos alcalinos, pois você pode não ter pensado que as ervas e temperos que você usa em sua comida têm um efeito sobre como alcalina ou ácida seus níveis de pH são. Mas, como se vê, há boas especiarias e especiarias ruins.
O Manjericão é um dos que ajudam a mantê-lo alcalino, e também tem muito outro valor nutricional impressionante, como os flavonoides que contém. Estes ajudam o corpo a curar e Manjericão em geral pode ajudar com várias áreas diferentes do corpo.
Principais estatísticas (por 100g):
- Vitamina A;
- Vitamina K;
- Cálcio.
8. Beterraba:
Beterraba recebe mais atenção agora do que nunca, e é um dos alimentos que irão atuar para ajudar a elevar os níveis de pH. A razão pela qual é um vegetal importante para incluir em sua dieta é porque é uma das únicas fontes de fitonutrientes betalain, que podem ter propriedades anti-câncer.
Você pode ter Beterraba como um lado, usá-los como um topper salada, colocá-los em smoothies, ou até mesmo assar brownies com eles! Certifique-se de comprar Beterrabas frescas e cozinhá-las, porque a variedade em conserva reduziu o valor nutricional.
Principais Estatísticas (por 100g):
- Vitamina C;
- Vitamina K;
- Folato.
9. Brócolis:
O brócolis são fundamentais alimentos alcalinos, pois este é um alimento saudável por excelência que é, sem surpresa, um alimento alcalino saudável. O brócolis é uma daquelas verduras que tem tanto valor nutricional e tantos benefícios que é essencial para a sua dieta.
Felizmente, sabemos há muito tempo que o brócolis é ótimo para a nossa saúde, por isso tem sido um grampo nas placas ocidentais por gerações. É uma opção fácil e rápida para vapor ou fritar como um dos seus lados veg em qualquer refeição durante a semana.
Principais estatísticas (por 100g):
10. Couve de Bruxelas:
Talvez você tenha deixado suas couves de Bruxelas em seu prato intocadas quando criança, mas é hora de superar isso e aprender a gostar desses vegetais saudáveis. Aperte seu nariz e vá em frente!
Couves de Bruxelas foram mostrados para ser capaz de ajudar o corpo a quebrar os ácidos causados por alimentos formadores de ácido, o que aumenta os níveis de pH e ajuda a alcançar ou manter um estado alcalino saudável.
Além disso, eles também são embalados com vitaminas, minerais e fibras, então eles fazem um ótimo prato para qualquer refeição. É melhor comprar fresco e cozinhá-lo.
Principais estatísticas (por 100g):
11. Trigo Mourisco:
O trigo mourisco é uma ótima opção de alimentos alcalinos, pois o trigo mourisco é mencionado muito nos círculos de alimentos saudáveis porque não contém trigo, mas tem uma textura semelhante quando está na forma de macarrão.
É também um alimento alcalino, então você pode comê-lo sem se preocupar se será ácido em seu sistema. É também uma fonte surpreendentemente boa de proteína, e também tem uma boa quantidade de Ferro.
Se você nunca usou trigo sarraceno em sua cozinha antes, há uma abundância de receitas disponíveis para adicioná-lo em sua dieta, e não se preocupe – é muito fácil de cozinhar!
Principais estatísticas (por 100g):
12. Repolho:
Se você não gosta do sabor do repolho, mantenha a mente aberta. Pode ser que você simplesmente não tenha encontrado uma boa receita para isso. É muito fácil cozinhar o repolho mal, então tente novamente se estiver na sua lista ‘Não coma’!
Além de sua alcalinidade, pode ser muito eficaz na prevenção e reversão de certos tipos de câncer. Acrescente a isso que o conteúdo de fibra é vangloriando, e a baixa carga calórica, e é um vencedor para quase todas as dietas por aí.
Principais estatísticas (por 100g):
13. Cenoura:
A Cenoura é uma ótima alternativa de alimentos alcalinos, pois a Cenoura é boa para a saúde dos olhos, mas seu efeito geral também é alcalino. Isso os torna duplamente bons para comer, e eles são saborosos tanto crus quanto cozidos no vapor.
Além de benefícios para a saúde dos olhos, as Cenouras também têm muitas vitaminas, fibras e potássio, o que as torna vegetarianas muito completas.
Principais estatísticas (por 100g):
14. Aipo:
Você tem que amar o Aipo, mesmo que você não necessariamente goste do sabor. Além de ser um alimento alcalino, também é muito baixo em calorias e pode impulsionar seu corpo com uma série de benefícios nutricionais. Se você não gosta de mastigá-lo e ter os fios presos em seus dentes, pulverize-o no liquidificador enquanto prepara um smoothie verde ou smoothie de frutas.
Principais estatísticas (por 100g):
15. Berinjela:
A Berinjela é uma boa opção de alimentos alcalinos, pois a Berinjela é um vegetal versátil para adicionar ao seu cesto cada vez que você está comprando legumes. Ele fornece um efeito alcalino e é um desses alimentos que você pode comer o quanto quiser!
A Berinjela é baixa em calorias, ajudam a enchê-lo e a manter-se satisfeito, e ajudarão a equilibrar alguns dos alimentos ácidos que você come todos os dias. E fale sobre ter uma tonelada de receitas – é um dos vegetais mais populares, com receitas de prato, entrada, mergulho e salada em abundância.
Principais estatísticas (por 100g):
16. Chia:
Você pode achar que essas pequenas sementes não podem ter um efeito nutricional tão grande ou afetar os níveis de pH do seu corpo e, além de todos os benefícios de saúde que todos adoram, as sementes de chia também ajudam na sua alcalinidade.
A coisa boa sobre eles é que você pode polvilhar sobre qualquer coisa. Pense em fazer uma sopa com os legumes desta lista e, em seguida, borrife algumas sementes de Chia para uma boa medida. Ou adicioná-los a um smoothie para ajudar a ponta para o lado alcalino, bem como aumentar o seu hit de fibra.
Você pode adicioná-los a assados saudáveis, como pão de banana, ou até mesmo adicioná-los ao cuscuz. Seja criativo!
Principais estatísticas (por 100g):
17. Cebolinha:
Na lista dos alimentos alcalinos, a cebolinha não pode ficar de fora, pois a cebolinha é um alimento alcalino, e eles também fazem um ótimo trabalho ao adicionar um toque de sabor a uma refeição, para que você possa pensar em novas maneiras de usá-la.
Uma ótima opção é batatas novas – simplesmente polvilhe-as por cima. Você também pode adicioná-los em sopas ou como guarnição ou saladas.
Principais estatísticas (por 100g):
18. Coentro:
Aqui está outra maneira fantástica de adicionar grandes quantidades de sabor ao seu prato, enquanto também ajuda a derrubar seu corpo para ser e ficar alcalina. É difícil imaginar que esses pequenos possam fazer a diferença, mas eles não são apenas formadores alcalinos, podem ajudar com o colesterol, a anemia e a digestão.
É fácil de usar na sua cozinha, e você pode até mesmo plantá-lo se você tiver um jardim de ervas em casa, ou mesmo em uma panela no peitoril da janela. Não há necessidade de comer grandes quantidades, já que combina bem com outros alimentos encontrados nesta página.
Principais estatísticas (por 100g):
19. Coco:
O Coco é uma boa alternativa de alimentos alcalinos, pois o coco é um alimento tão natural que não é de surpreender que muito do que está dentro seja bom para você. Os benefícios de saúde do leite de coco, água e carne são todos bem documentados, e agora você pode adicionar alcalinidade à sua lista de benefícios.
Às vezes é difícil pensar em maneiras de adicionar mais coco em sua vida, pois você vai querer evitar as aparas de coco embaladas usadas no cozimento. Você vai querer ficar com coisas como o óleo de coco, água de coco e polpa de coco fresco, a fim de colher os benefícios.
Principais estatísticas (por 100g):
20. Pepino:
Aqui está um atacante pesado que você vai querer manter estocado em sua geladeira. É alcalino e contém muita água que é um vegetal muito hidratante. Mantenha os peelings para obter os melhores resultados, mas se isso for demais para você, uma maneira de dividir a diferença é apenas descascar as tiras da casca, criando uma espécie de efeito cata-vento.
Isso não só aumenta a apresentação, como também a torna mais saudável para você.
Principais estatísticas (por 100g):