Os alimentos fermentados fazem parte da dieta humana há séculos e foram produzidos inicialmente como uma maneira de preservar os alimentos, melhorar o sabor e eliminar as toxinas dos alimentos.
Além disso, os alimentos fermentados são alimentos e bebidas que sofreram crescimento e fermentação microbiana controlados. Esta fermentação é um processo anaeróbico no qual micro-organismos como leveduras e bactérias decompõem componentes alimentares.
Como por exemplo,(açúcares como glicose) em outros produtos (por exemplo, ácidos orgânicos, gases ou álcool). Além de ter o sabor, aroma, textura e aparência únicos e desejáveis.
O que é alimentos fermentados?
A fermentação é um processo que envolve a decomposição de açúcares por bactérias e leveduras, além disso, isso não apenas ajuda a melhorar a preservação dos alimentos, mas a ingestão de alimentos fermentados também pode aumentar o número de bactérias benéficas, ou probióticos, encontradas em seu intestino.
Os probióticos têm sido associados a uma variedade de benefícios à saúde, incluindo melhor digestão, aumento da imunidade e até mesmo na perda de peso.
As bactérias melhora o sabor dos alimentos?
Embora existam muitas maneiras diferentes de preservar e fermentar os alimentos, todas elas contêm um componente específico que é importante para o processo de preservação da fermentação, uma cultura de partida bacteriana.
Qual é o método mais comum de fermentação?
Durante o processo de fermentação, essas boas bactérias combatem cepas perigosas de bactérias como a E. coli, que tornam nossos alimentos perigosos para comer.
Além disso, a Lactobacillus converte os sais e açúcares que foram adicionados durante a fermentação em ácido lático, um conservante natural que inibe o crescimento de bactérias perigosas.
Além disso, a fermentação é um processo natural através do qual micro-organismos como leveduras e bactérias convertem carboidratos como amido e açúcar em álcool ou ácidos. O álcool ou os ácidos atuam como conservante natural e conferem aos alimentos fermentados um sabor e acidez distintos.
Alimentos fermentados para saúde digestiva:
1. Kombucha:
Esta é provavelmente uma das maneiras mais fáceis de diversificar seu intestino, porque o Kombucha é acessível a quase todos e vem em uma grande variedade de sabores.
Além disso, a Kombucha é uma bebida gasosa, ácida e adocicada feita a partir da fermentação do chá por uma cultura de bactérias e leveduras, que pode ter até 40 micro-organismos e que forma uma camada gelatinosa na superfície.
Esta bebida contém vitaminas, aminoácidos e outros nutrientes associados a benefícios à saúde. Embora tenha havido reivindicações exageradas sobre seus benefícios à saúde pela mídia, é uma ótima maneira de introduzir bactérias benéficas para ajudar na digestão.
2. Miso
Originado no Japão, o missô é uma pasta fermentada feita de uma combinação de soja e sal com outros ingredientes, como arroz ou cevada, para criar sabores diferentes.
Miso vem em uma variedade de cores com base em quanto tempo é permitido fermentar. Por si só, tem um sabor muito salgado e picante, mas tem um ótimo sabor.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Devido às enormes variedades de missô, tipos diferentes podem ser usados de maneira intercambiável nas receitas e resultar em diferentes combinações de sabor.
Embora seja comumente usado na sopa de missô, ele também pode ser usado como base para criar molhos para salada, molhos e marinadas.
O missô pode ser encontrado próximo à seção de tofu ou à seção de carne vegetariana da sua loja de alimentos naturais.
3. Kimchi:
Outro grampo fermentado é o Kimchi, originário da Coréia; consiste em uma variedade de vegetais em conserva que são consumidos em todas as refeições.
O mais conhecido é o repolho picante de Kimchi, mas existem mais de 100 variedades. Além disso, O Kimchi é fermentado com uma variedade de especiarias, incluindo pimenta em pó, alho, gengibre, cebolinha e tipo de frutos do mar salgados.
Além dos benefícios probióticos do Kimchi, ele também é rico em fibras, carregado com antioxidantes, rico em aminoácidos e repleto de uma variedade de vitaminas.
4. Chucrute:
Além disso, o chucrute é outra versão de um repolho fermentado, criado por uma variedade de bactérias produtoras de ácido lático. Obtém seu sabor azedo distinto de bactérias que fermentam o açúcar no repolho.
Embora associemos o chucrute a uma origem da Europa Oriental e da Alemanha, ele foi consumido pelos chineses há mais de 2.000 anos e provavelmente foi trazido para a Europa 1.000 anos depois.
No entanto, hoje o chucrute é feito combinando repolho picado com sal e especiarias. É uma excelente fonte de vitamina B e vitamina C e contém muitas enzimas para ajudá-lo a quebrar sua comida durante a digestão.
5. Kefir
Um dos outros alimentos fermentados é a kefir é uma bebida de leite fermentado que pode vir de uma variedade de fontes de leite, como vaca, cabra, ovelha ou mesmo leite de arroz e soja.
O que torna esta bebida fermentada é a introdução de grãos iniciais compostos por leveduras e bactérias.
No entanto, muitos consideram o kefir uma versão super potente do iogurte, pois é rico em vitaminas, minerais, enzimas e probióticos.
- Se você estiver com problemas de digestão, beber kefir pode ajudá-lo a restaurar as bactérias intestinais amigáveis para equilibrar seu sistema.