Os alimentos mais ricos em nutrientes do mundo são muitos, pois, o corpo precisa de combustível suficiente, amplas quantidades de nutrientes necessários para poder funcionar efetivamente. Ao mesmo tempo, as pessoas também precisam estar conscientes do número de calorias que consomem.
Além disso, nem todo mundo tem tempo para preparar refeições elaboradas. Então, como as pessoas garantem que obtêm os nutrientes de que precisam quando podem consumir apenas tanta comida por dia?
A solução está no consumo de alimentos ricos em nutrientes, alimentos relativamente baixos em calorias, mas ricos na quantidade e variedade de nutrientes.
Ter apenas um pouco desses alimentos não apenas deixa o corpo satisfeito, mas também fornece o que precisa para ser saudável e forte.
Alimentos mais ricos em nutrientes do mundo:
1. Couve-flor:
Uma xícara de couve-flor cozida contém 73% de vitamina C, 19% de vitamina K, 14% de folato, 12% de vitamina B12, 11% de colina e 11% de fibra alimentar, que ajuda a prevenir a constipação, estabilizar o açúcar no sangue e diminuir o colesterol. A couve-flor também contém pequenas quantidades de tiamina, proteína, riboflavina, niacina e magnésio.
2. Brócolis:
Uma xícara de brócolis cozido fornece mais de 100% das vitaminas C e K. Além disso, é também uma excelente fonte de vitamina A, folato, cromo, riboflavina, potássio, fibra e cobre, que ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos e mantém o sistema imunológico saudável.
3. Espinafre:
espinafre é uma excelente fonte de potássio, vitamina A, vitamina K, manganês, folato e ferro. Além disso, uma xícara de espinafre cru fornece metade do valor diário recomendado de vitamina A, essencial para a visão saudável, o funcionamento do sistema imunológico e a reprodução.
4. Couve de bruxelas:
Uma xícara de couve de Bruxelas cozida contém 195% de vitamina K, que ajuda o corpo a absorver cálcio, e 125% de vitamina C, que aumenta a função do sistema imunológico e ajuda a reduzir a formação de rugas. Também oferece mais de 10% de vitamina A, vitamina B-6, folato, potássio e manganês.
5. Batata-doce:
Batata doce é uma fonte abundante de beta-caroteno, que ajuda a reduzir o risco de certos tipos de câncer, diminui doenças cardíacas, protege contra a asma e retarda o processo de envelhecimento.
Uma batata-doce média também possui mais de 100% de vitamina A, 28% de manganês, 16% de vitamina B6, 37% de vitamina C e 15% de potássio. Também contém pequenas quantidades de cálcio, magnésio, ferro, fósforo, tiamina, riboflavina, folato, zinco e vitamina E.
6. Salmão:
De todos os peixes, o salmão contém a maior quantidade de ácidos graxos ômega-3, que estão ligados à melhoria do bem-estar e reduzem o risco de muitas doenças graves, incluindo doenças cardíacas, demência e depressão.
Um pedaço de 100 gramas de salmão contém não apenas 2,8 gramas de ômega-3, mas também grandes quantidades de magnésio, potássio, selênio e vitaminas do complexo B.
7. Framboesas:
Uma xícara de framboesas frescas fornece 43% de vitamina C, 32% de fibra e 41% de manganês, que ajuda na absorção de cálcio, no metabolismo das gorduras e carboidratos e na regulação do açúcar no sangue.
As framboesas também contêm quantidades menores de folato, vitamina E, vitamina K, biotina, potássio, cobre e magnésio.
8. Morangos:
Uma xícara de morangos contém 100% de vitamina C, essencial para uma pele saudável. Além disso, os morangos contêm potássio, fibra, magnésio, iodo, folato e cobre.
9. Algas marinhas:
As algas marinhas são ricas em minerais como cálcio, ferro, magnésio e manganês. Também é rico em compostos bioativos, como ficocianinas e carotenoides, que possuem poderosas propriedades anti-inflamatórias.
As algas são particularmente ricas em iodo, um mineral que o corpo utiliza para produzir hormônios da tireoide. Além disso, comer algas com alto teor de iodo, como alga marinha, apenas algumas vezes por mês, pode dar ao corpo todo o iodo necessário.
10. Alho:
Vitaminas C, B1 e B6, cálcio, potássio, cobre, manganês e selênio são abundantes no alho. Além disso, ele também contém grandes quantidades de um composto de enxofre chamado alicina, que pode ajudar a baixar a pressão sanguínea e o colesterol LDL “ruim”, enquanto aumenta o colesterol HDL “bom”, potencialmente reduzindo o risco de doença cardíaca.
Pensa-se que as pessoas que comem muito alho também apresentam menor risco de câncer comum, especialmente câncer de cólon e estômago. Além disso, o alho cru também tem propriedades antibacterianas e antifúngicas.
Os nutrientes necessários para o funcionamento ideal não são difíceis de encontrar. Além disso, adicionar pequenas quantidades de alimentos à sua dieta pode ajudar.