Alimentos que ajudam a acabar com a febre, pois não há nada confortável em febre. A combinação de tremor e sudorese é tortura. Mas o que são as febres, exatamente?
A febre é o aumento da temperatura corporal, geralmente devido a uma doença. Do vírus estomacal ao resfriado ou gripe comum (incluindo o COVID-19 ), é um sinal comum de que algo incomum está acontecendo em seu corpo.
“A febre é uma reação do sistema imunológico usado para combater um patógeno”, diz Heather L. Donahue, nutricionista holística e proprietária do Heather’s Health Habits.
Na pandemia em que estamos atualmente, um dos sintomas mais comuns do coronavírus é a febre. Praticar o distanciamento social e ficar em casa o máximo possível pode ajudar a impedir a captura do vírus.
Alimentos que ajudam a acabar com a febre:
E embora os alimentos não consigam curar um vírus, existem alimentos que podem ajudar a aliviar os sintomas e proteger seu corpo contra a febre. Esses sete alimentos para acabar com a febre aliviarão os calafrios doloridos.
1. Sopa de missô:
A sopa tradicional japonesa é geralmente feita com miso salgado e caldo dashi. É popularmente conhecida como uma sopa que contém tofu, algas e cebolinha.
O missô é uma ótima fonte de várias vitaminas, minerais e compostos vegetais benéficos. “Ele também contém probióticos vivos.
Tomado como sopa, ajuda a reidratar e restaurar as perdas de eletrólitos”, diz o Dr. Will Bulsiewicz , MD, MSCI, um gastroenterologista certificado.
Quem sabia que a sopa de missô era mais do que apenas um aperitivo? É delicioso e poderoso para ajudar seu corpo a se recuperar.
2. Bagas:
Não é surpresa que as bagas tenham um ótimo perfil nutricional. Exemplos comuns são morangos, framboesas, mirtilos e cranberries. Normalmente ricos em fibras e vitamina C, essas frutas oferecem muitos benefícios à saúde, basta ver suas cores.
“As belas cores das bagas são devidas a compostos vegetais chamados antocianinas que demonstraram benefícios contra vírus respiratórios e melhoram o sistema imunológico”, diz o Dr. Bulsiewicz.
O consumo de uma bebida de cranberry de baixa caloria pode reduzir o número de sintomas que um resfriado ou gripe pode trazer.
3. Manga:
À medida que a temperatura do corpo aumenta, queimamos muito mais calorias quando temos febre. Não ajuda que você esteja com fome e, se tiver outros sintomas, como dor de garganta, beber qualquer coisa dói. Mas quando você está com febre, é essencial manter-se hidratado.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Frutas como mangas são altamente recomendadas devido ao seu alto teor de água, ao fato de serem uma fonte significativa de vitamina C e por serem fáceis de digerir. “A fruta é difícil de digerir por causa da fibra.
E quando temos febre, normalmente também temos problemas estomacais”, diz a nutricionista Heather L. Donahue. Frutas macias, como mangas, são fáceis para o sistema digestivo e proporcionam a hidratação necessária ao seu corpo.
4. Sopa de galinha:
A sopa de galinha tem sido um dos alimentos para acabar com a febre para muitos quando se está doente. Além do calor e do sabor suave, há uma razão pela qual muitos especialistas recomendam.
“Quando há uma infecção, os pirogênios (substâncias químicas no sangue) são liberados onde o sistema imunológico identificou um possível patógeno. Os pirogênios estimulam o hipotálamo a aumentar o ponto de ajuste da temperatura no corpo. Os músculos começam a tremer para gerar calor e aquecer o corpo”. corpo ao novo ponto de ajuste “, diz Dr. Leann Poston, da Invigor Medical em Kennewick, Washington.
Esse processo requer energia e a sopa de galinha fornecerá líquidos para ajudar a reidratar o corpo, e a proteína da galinha fornecerá o impulso de energia que seu corpo precisa.
5. Alimentos ricos em fibras insolúveis:
Além do corrimento nasal, dor de garganta e febre, digerir os alimentos pode ser um problema quando estamos doentes.
Comer fibra insolúvel pode ajudar a passar as fezes e “ajudar a regular o sistema imunológico e a inflamação causada pelo sistema imunológico, resolvendo melhor uma infecção viral”, diz o Dr. Greg Maguire, Ph.D., FRSM, Diretor Científico da Bio Regenerative Ciências e ex-professor de neurociência da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, San Diego.
Os melhores tipos de alimentos para acabar com a febre que são ricos em fibras insolúveis são vegetais como couve-flor. Os vegetais fornecem antioxidantes que ajudam a combater a infecção viral e protegem o DNA e as proteínas dos efeitos da inflamação causada pelo vírus.
“Menos proteínas danificadas e menos danos ao DNA significam que menos pirogênios serão produzidos e resultados de redução de temperatura”, diz o Dr. Maguire.
6. Tomilho:
Apostamos que sabemos o que você está pensando, como um tempero pode ser um dos alimentos para acabar com a febre? Mas acredite ou não, tomilho é melhor para você do que laranjas quando se trata de estar doente.
“Ele tem três vezes mais vitamina C do que laranjas (grama por grama) e uma das maiores concentrações de vitamina C de todas as ervas culinárias, certamente entre as mais populares”, diz o Dr. Giuseppe Aragona, clínico geral do médico prescrito.
A vitamina C é vital para apoiar o seu sistema imunológico, o que ajuda a combater vírus e bactérias.
7. Couve:
Vegetais de folhas verdes escuras como couve são potentes reforços imunológicos. Couve é um poderoso alcalinizador do corpo e desintoxicante do sangue e do fígado”, diz o nutricionista de celebridades e especialista em anti-inflamatórios, Dr. Daryl Gioffre.
Ele acrescenta que a couve “aumenta a função imunológica, ajudando o corpo a se livrar das toxinas que estão provocando a inflamação no corpo”. Ele até sugere consumir dois sucos verdes diariamente, pois não requer muita energia para o sistema digestivo e fornece ao corpo os nutrientes de que precisa.
A febre pode levar à desidratação e desequilíbrios eletrolíticos; comer e manter-se hidratado é essencial para ajudar a reduzi-lo. Escolha alimentos para acabar com a febre que são ricos em vitamina C, que ajudarão a impulsionar seu sistema imunológico e fornecerão ao corpo a energia necessária para ajudar a combater essa terrível infecção viral.