Alimentos para comer depois de remover o siso pois, os Dentes do siso são também conhecidos como terceiros molares. Eles crescem na parte de trás das gengivas e são tipicamente os últimos dentes a emergir.
Além disso, a maioria das pessoas tem quatro dentes do siso, um que cresce em cada canto da boca. Como há pouco espaço na parte de trás da boca, os dentes do siso podem se desenvolver em ângulos estranhos ou surgir apenas parcialmente. Estes são chamados dentes do siso impactados.
Dentes do siso impactados podem causar uma variedade de problemas. Eles podem se infectar, danificar os dentes vizinhos, causar apinhamento ou começar a apodrecer, porque são difíceis de limpar.
As pessoas geralmente retiram seus dentes do siso para resolver esses problemas. No entanto, os dentes do siso não precisam ser removidos, a menos que causem problemas.
Depois de remover os dentes do siso, é muito importante garantir que você esteja recebendo a nutrição correta. Uma dieta nutritiva minimiza o risco de complicações, ajuda a reduzir o inchaço, fornece nutrição e ajuda no processo de cicatrização de feridas.
Os alimentos que você come após a cirurgia devem ser macios e fáceis de mastigar. Eles também devem ser abundantes em vitaminas, minerais, energia e proteína para ajudar na cicatrização de feridas.
Alimentos para comer depois de remover o siso:
1. Sopas:
Sopas são ótimos alimentos para comer depois de remover o siso. Elas são fáceis de consumir e não contêm partes que possam irritar a área da cirurgia.
Além disso, as sopas geralmente são ricas em vitaminas e minerais. Isso ajuda a garantir que você atenda às recomendações nutricionais diárias quando não puder comer muitas frutas ou vegetais inteiros.
Sopas também podem mantê-lo hidratado, o que é muito importante após a cirurgia. É aconselhável garantir que suas sopas sejam mornas ou frias, pois as sopas quentes podem causar irritação. Além disso, certifique-se de triturar as sopas de vegetais tão suaves quanto possível para evitar pedaços.
2. Caldos:
Como as sopas, os caldos são uma excelente fonte de nutrição após a cirurgia dentária, por isso estão entre os alimentos para comer depois de remover o siso. Não só eles são deliciosos, eles também contêm uma variedade de vitaminas e minerais. Além disso, os caldos são uma ótima maneira de se manter hidratado, se você se esforça para beber bastante água.
O caldo de osso é um tipo de caldo que é elogiado por seus benefícios para a saúde. É um caldo nutritivo que é feito fervendo ossos de animais e tecido conjuntivo.
Embora não existam estudos diretos sobre os efeitos do caldo de osso sobre a saúde, estudos sobre os componentes do caldo ósseo sugerem que ele pode ter benefícios anti-inflamatórios.
- Certifique-se de consumir o caldo morno ou frio para evitar irritar a ferida.
3. Iogurte grego:
O iogurte grego é uma comida saudável e rica em proteínas, sendo uma ótima opção entre os alimentos para comer depois de remover o siso. Tem uma textura suave e cremosa que é bastante calmante e pode ajudar a anestesiar a boca.
O iogurte grego é rico em proteínas, vitaminas e minerais, como cálcio e zinco. Além disso, os alimentos ricos em proteínas podem ajudar no processo de recuperação. De fato, vários estudos associaram uma dieta pobre em proteínas a um processo de recuperação mais lento.
Além disso, estudos mostram que uma ingestão adequada de zinco pode promover a cicatrização de feridas. No entanto, se o seu estado de zinco já estiver bom, o consumo de zinco adicional pode não trazer benefícios adicionais.
Dito isto, muitos alimentos ricos em zinco, como carnes e outras carnes, são difíceis de consumir após cirurgias dentárias, de modo que o iogurte grego pode ser uma ótima alternativa.
4. Purê de batatas:
As batatas são versáteis e podem ser preparadas de várias maneiras. Especificamente, purê de batatas pode ser um dos alimentos para comer depois de remover o siso.. Eles são ricos em calorias e nutrientes, ambos importantes para a recuperação.
Isso ocorre porque as pessoas têm necessidades energéticas ligeiramente maiores após a cirurgia.
Purê de batata permite que você consuma muitos nutrientes e energia em apenas algumas mordidas, o que é ótimo se você está lutando para comer comida suficiente. Apenas certifique-se de que seu purê de batatas esteja morno ou frio, pois alimentos quentes podem irritar a ferida.
5. Ovos mexidos:
Os ovos estão entre os alimentos para comer depois de remover o siso. Eles são uma fonte de proteína de alta qualidade e abundante em vitaminas e minerais.
Quando se trata de comprar ovos, tente encontrar variedades pasteurizadas ou enriquecidas com ômega-3. Eles tendem a ter mais gorduras ômega-3, o que pode ajudar na cicatrização de feridas. Ovos mexidos podem ser mais fáceis de mastigar e engolir, em comparação com outros tipos de ovos.
6. Compota de maçã:
As maçãs são duras e crocantes, o que não é ideal depois de ter seus dentes do siso removidos. Felizmente, comer maçã é uma maneira de aumentar a ingestão de frutas, evitando irritações.
No entanto, geralmente podem ser feitos purês de maçãs, que são tipicamente sem pele e sem a crocancia, o que reduz seu conteúdo nutricional. Isso ocorre porque a pele contém muitas vitaminas, minerais e fibras.
No entanto, uma maçã sem pele é uma boa fonte de vitaminas como a vitamina C. Essa vitamina pode ajudar a estimular o sistema imunológico, o que, por sua vez, pode ajudar no processo de cicatrização de feridas.
7. Purê de bananas:
As bananas estão entre as frutas mais populares do mundo. Sua textura macia torna fácil mastigar e engolir após a cirurgia dentária, por isso é dos alimentos para comer depois de remover o siso.
Além disso, as bananas são incrivelmente nutritivas e fornecem uma ampla variedade de vitaminas e minerais, como potássio, vitamina B6, manganês e folato.
8. Sorvete de banana:
As pessoas geralmente recomendam comer sorvete quando você está se recuperando da cirurgia do dente do siso, mas não é uma escolha nutritiva.
Enquanto o frio pode ter um efeito calmante sobre a ferida, o sorvete é tipicamente rico em açúcar, tornando-se muito insalubre. O sorvete de banana é uma alternativa caseira saudável e deliciosa ao sorvete comum, por isso está entre os alimentos para comer depois de remover o siso.
9. Abacate:
Os abacates são uma fruta única. Enquanto a maioria das frutas é rica em carboidratos, os abacates são pobres em carboidratos, mas ricos em gorduras saudáveis.
Sua textura suave e cremosa os torna ótimos alimentos para comer depois de remover o siso. Os abacates são muito nutritivos e uma rica fonte de vitamina K, vitamina C e potássio.
Curiosamente, um estudo com animais descobriu que o abacate pode acelerar o processo de cicatrização de feridas. Embora esta pesquisa não indique se os abacates aceleram a cicatrização em humanos, os achados são promissores.
10. Smoothies:
Smoothies são uma ótima maneira de aumentar sua nutrição quando você luta para comer uma refeição sólida. Eles são fáceis de consumir e altamente versáteis, pois você pode ajustar os ingredientes em smoothies para se adequar ao seu gosto e atingir suas metas nutricionais.
Por exemplo, smoothies com iogurte grego ou uma colher de proteína em pó podem aumentar significativamente a ingestão de proteínas, o que é importante para a recuperação. Estudos mostraram que uma baixa ingestão de proteínas pode prejudicar o processo de recuperação.
11. Homus:
Homus é um mergulho comum na culinária do Oriente Médio que se tornou popular em todo o mundo. É uma ótima fonte de gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e proteínas. Isso torna o homus uma ótima opção de alimentos para comer depois de remover o siso.
Você pode fazer homus misturando grão de bico, azeite, tahine, limão e alho em um processador de alimentos. Alternativamente, você pode comprar homus pré-fabricados na maioria dos supermercados.
Infelizmente, você pode não ser capaz de desfrutar de homus com batatas fritas ou pão pita, porque sua textura crocante pode danificar a ferida. No entanto, homus ainda é delicioso para comer por si só.
12. Requeijão:
Requeijão é baixo em calorias e repleto de vitaminas e minerais. É macio e cremoso, o que torna fácil mastigar e engolir enquanto você está se recuperando da cirurgia do dente do siso.
Além disso, o requeijão é embalado com proteína, o que pode ajudar na recuperação da ferida. O queijo cottage também é fácil de incorporar em sua dieta. Tente adicioná-lo a ovos mexidos ou em seus smoothies.
13. Farinha de aveia instantânea:
A aveia está entre os alimentos mais saudáveis do planeta, sendo também um dos alimentos para comer depois de remover o siso. Ela é uma boa fonte de fibras e carregada de vitaminas e minerais.
A aveia tem uma textura ligeiramente mastigável e pegajosa, por isso é melhor esperar para consumi-la até pelo menos três dias depois de ter seus dentes do siso removidos.
Também é melhor optar por farinha de aveia instantânea porque é menos mastigável do que outros tipos, como aveia feita com aveia de corte de aço. Para evitar irritação, certifique-se de que a aveia tenha esfriado antes de comê-la.
14. Purê de abóbora:
Abóbora é um vegetal de outono popular que é um dos ótimos alimentos para comer depois de remover o siso. Sua textura macia e mole facilita a mastigação e a deglutição sem causar irritação.
Além disso, a abóbora é rica em vitaminas A, C e E, além de minerais como o potássio. Essas vitaminas podem ajudar a promover a imunidade, o que, por sua vez, pode ajudar o corpo a se recuperar da remoção do dente do siso. No entanto, certifique-se de deixar a abóbora esfriar para não irritar sua ferida.
15. Salmão:
O salmão é um dos peixes mais saudáveis que você pode comer. Também é um dos ótimos alimentos para comer depois de remover o siso, porque tem a carne macia e fácil de mastigar.
O salmão é uma rica fonte de proteínas e gorduras saudáveis, como os ácidos graxos ômega-3. Essas gorduras podem ajudar na cicatrização de feridas, reduzindo a inflamação, especialmente se você já tem baixos níveis de ácidos graxos ômega-3.
Embora a inflamação seja essencial para o processo de cicatrização da ferida, o excesso de inflamação pode impedir a recuperação se ela durar muito tempo.
Alimentos para evitar:
Vários tipos de alimentos podem irritar as feridas em sua boca, enquanto se curam após a cirurgia. Aqui estão alguns alimentos para evitar após a remoção do dente do siso.
- Alimentos picantes: Pode causar dor e irritação.
- Alimentos crocantes e quebradiços: Alimentos como batatas fritas e biscoitos podem ficar alojados na área da ferida e atrapalhar a cura.
- A maioria dos grãos e sementes: Também pode ficar alojado na ferida e interromper a cicatrização.
- Alimentos mastigáveis: podem aumentar o risco de morder sua bochecha, lábios e língua, especialmente logo após a cirurgia, enquanto seus sentidos ainda estão dormentes.
- Álcool: Evite o álcool durante o período de recuperação após a remoção do dente do siso. Pois, pode irritar a ferida ou interagir com qualquer medicação prescrita.
- Também é importante evitar o uso de um canudo enquanto você se recupera da remoção do dente do siso. Palhas criam sucção na boca que aumenta o risco de desenvolver uma cavidade seca.
Um soquete seco é uma condição dolorosa na qual o coágulo que estava protegendo a área onde o dente foi removido é desalojado. Como resultado, os ossos e nervos subjacentes ficam expostos ao ar, o que causa dor e atrasa a cicatrização