Os alimentos para desintoxicar o fígado de forma natural que vai trazer vários benefícios para saúde. Alem disso, a palavra detox virou adjetivo de vários produtos e tratamentos fitness, que buscam o emagrecimento. A desintoxicação do corpo, no entanto, é muito mais profunda e complexa e é preciso entender como desintoxicar o fígado de forma natural. O organismo sofre com o excesso de toxinas que são produzidas depois do consumo de alimentos industrializados e processados.
Além do acúmulo de gordura, ingerir produtos ruins pode causar inflamações e problemas no fígado e no sistema digestivo. Para equilibrar o funcionamento dos órgãos, é importante ingerir regularmente alimentos desintoxicantes, como algumas frutas e hortaliças.
Alimentos com propriedades detox são ricos em antioxidantes, que protegem as células e evitam o envelhecimento precoce. Eles ainda contêm compostos anti-inflamatórios naturais, que facilitam a eliminação de substâncias tóxicas por meio dos rins e do intestino e ajudam a desintoxicar o fígado.
Alimentos para desintoxicar o fígado:
1. Folhas verdes:
Um dos aliados mais poderosos para a limpeza do fígado, as folhas verdes podem ser comidas cruas, cozidas ou em sucos. Extremamente ricas em clorofila, elas retiram as toxinas ambientais do sangue. Com sua habilidade distinta de neutralizar metais pesados, químicos e pesticidas, esses alimentos oferecem um mecanismo de proteção poderoso para o fígado.
2. Abacate:
Esse super alimento rico em nutrientes ajuda o corpo a produzir glutationa, um composto necessário para que o fígado elimine toxinas prejudiciais.
3. Maçã:
Rica em pectina, a maçã tem os constituintes químicos necessários para que o corpo limpe e elimine toxinas do trato digestivo. Isso, em troca, facilita para o fígado lidar com a carga tóxica durante o processo de limpeza.
4. Nozes:
Com grandes quantidades de arginina, as nozes ajudam o fígado a eliminar amônia. As nozes também são ricas em glutationa e ômega 3, que apoiam as ações de limpeza do fígado. Se certifique de mastigar bem as nozes antes de engolir.
5. Repolho:
Como o brócolis e couve-flor, comer repolho ajuda a estimular a ativação de duas enzimas desintoxicantes essenciais que ajudam a eliminar toxinas. Tente comer mais pratos com repolho.
6. Açafrão:
O tempero favorito do fígado. Tente adicionar um pouco desse desintoxicante ao seu próximo cozido de lentilha ou vegetais para um energizante instantâneo do fígado. Açafrão ajuda a melhorar a desintoxicação do fígado ao ajudar enzimas que eliminam carcinogênicos alimentares.
7. Azeite de oliva:
Azeite de oliva orgânico é ótimo para o fígado quando usado com moderação. Ele ajuda o corpo ao oferecer uma base lipídica que pode sugar toxinas prejudiciais no corpo. Dessa forma, ele alivia um pouco do fardo do fígado em termos de sobrecarga tóxica.
8. Alho:
Apenas uma pequena quantidade desse alimento tem a habilidade de ativar enzimas do fígado que ajudam seu corpo a eliminar toxinas. O alho também tem grandes quantidades de alicina e selênio, dois compostos naturais que ajudam na limpeza do fígado.
9. Toranja:
Rica em vitamina C e antioxidantes, a toranja aumenta os processos naturais de limpeza do fígado. Um pequeno corpo de suco de toranja fresco irá ajudar a aumentar a produção de enzimas desintoxicantes do fígado que ajudam a eliminar toxinas.
10. Beterraba e cenoura:
As duas são extremamente ricas em flavonoides e betacaroteno. Comer beterraba e cenoura pode ajudar a estimular e melhorar a função do fígado.
11. Chá verde:
Essa bebida é cheia de antioxidantes conhecidos como catequinas, um composto conhecido por ajudar na função do fígado. O chá verde não é apenas delicioso, ele também é uma ótima forma de melhorar sua dieta.
12. Grãos alternativos:
Não é apenas que você precisa de grãos alternativos como quinoa, milhete, e trigo sarraceno na sua dieta, mas se você tem trigo, farinha ou outros grãos na sua dieta, é hora de fazer mudanças.
Seu fígado é o filtro do seu corpo para toxinas, e grãos que contêm glúten estão cheios delas. Um estudo do ano passado descobriu que pessoas com sensibilidade ao glúten também tinham resultados anormais de enzimas do fígado.
13. Vegetais crucíferos:
Comer brócolis e couve-flor irá aumentar a quantidade de glucosinolato no seu sistema, aumentando a produção de enzimas no fígado. Essas enzimas naturais ajudam a eliminar toxinas do corpo, o que pode diminuir riscos associados ao câncer.
14. Limão e lima:
Essas frutas cítricas contêm grandes quantidades de vitamina corpo, que ajuda o corpo a sintetizar materiais tóxicos em substâncias que podem ser absorvidas por água. Beber suco de limão ou de lima frescos de manhã ajuda a estimular o fígado.