Os alimentos para incluir na dieta low carb e manter seu corpo saudável, pois a dieta é baixa em hidratos de carbono ou dietas “low carb” são programas alimentares que restringem o consumo de carboidratos, muitas vezes, para o tratamento da obesidade ou diabetes.
Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia para o corpo e são considerados uma das 3 áreas fundamentais em nossa dieta – incluindo proteína e gordura. Na verdade, a maioria dos especialistas em nutrição recomendam que as pessoas consumam entre 35-65% de suas calorias diárias de carboidratos.
No entanto, nem todos os carboidratos são criados igualmente; Alguns são mais complexos e demoram mais tempo para o corpo digerir, enquanto outros são carboidratos simples, que você pode conseguir no pão branco, frutas e produtos lácteos. Quando você tem um excesso de carboidratos simples (açúcares), o corpo começará a armazenar esses carboidratos extras como gordura.
Algumas das melhores opções de frutas e vegetais com baixo teor de carboidratos incluem melão, morangos, melancia, aipo, alface, espinafre, abacate, pêssegos e amoras, entre outros.
Alimentos para incluir na dieta low carb:
1. Melão:
O Melão é um dos melhores alimentos para incluir na dieta low carb, não é apenas relativamente baixo em carboidratos, como também oferece 1,5 gramas de fibra dietética em cada copo, o que explica alguns desses carboidratos.
Além disso, esta fruta com baixo teor de carboidratos é uma excelente fonte de vitamina A, bem como magnésio, potássio e vitamina K, tornando-se ideal para o tratamento de problemas de pressão arterial, problemas de sono, distúrbios de coagulação sanguínea e visão com falha, além de ser ótimo para inclui-lo em sua dieta low-cab.
2. Aipo:
Embora o aipo seja composto principalmente de água, também possui algumas fibras alimentares em cada caule, juntamente com uma série de vitaminas B, vitamina C e potássio. Este alimento é conhecido por mantê-lo saciado, sem contribuir com muitas calorias, e também proporcionar um impulso ao sistema imunológico.
3. Alface:
A alface pode parecer simples, mas é embalada com muitos nutrientes diferentes, incluindo açúcares, proteínas, gorduras, fibras dietéticas, vitamina K, potássio, ferro, zinco, vitamina E e sódio, entre outros. Isso pode ajudar a otimizar o equilíbrio hídrico no corpo e fornecer uma fonte de energia limpa e baixa em calorias.
4. Tomates:
Famosas pela quantidade de betacaroteno, os tomates são excelentes para aumentar a visão e prevenir o estresse oxidativo em todo o corpo, mas também possui níveis elevados de vitaminas do complexo B, cobre, potássio, fibra, manganês e vitamina C. Isso faz com que estes frutos populares sejam uma excelente escolha para otimizar o metabolismo, aumentar a densidade mineral óssea e proteger o sistema imunológico.
5. Abacate:
Embalado com antioxidantes e gorduras saudáveis, esta fruta possui alta quantidade de fibras alimentares, o que representa cerca de 75% das necessidades diárias de carboidratos. Elas também são perfeitas para melhorar a cognição e reduzir o apetite, ajudando na perda de peso.
6. Pêssego:
Com uma quantidade moderada de fibra e uma quantidade impressionante de compostos polifenólicos e antioxidantes esta fruta com baixo teor de carboidratos tem sido associado à redução do risco de doença cardíaca, reduzindo o colesterol alto e a pressão arterial, prevenindo condições inflamatórias e apoiando uma boa saúde digestiva.
7. Amoras:
Aproximadamente metade dos carboidratos encontrados nas amoras vem na forma de fibra, tornando-se uma das melhores frutas para saúde digestiva. Além disso, como muitas bagas, as amoras estão transbordando de antioxidantes, o que pode evitar doenças crônicas, como câncer, artrite e doença cardíaca.
8. Pepino:
os pepinos são frequentemente ignorados devido seu alto teor de água. Mas, na realidade, esses vegetais oferecem uma variedade de nutrientes, incluindo potássio, biotina, cobre, vitamina C, manganês e várias vitaminas do complexo B.
9. Cogumelos:
Com uma variedade de compostos sulfúricos e antioxidantes, bem como propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas, os cogumelos oferecem uma grande variedade de benefícios para a saúde, além de ser um lanche salgado low-carb que é embalado com fibra. Os cogumelos têm sido associados a prevenção de tudo, desde o câncer até reações alérgicas, tornando-se perfeito para seu regime alimentar.
10. Morango:
Cerca de 25% dos carboidratos encontrados nos morangos é de origem das fibras alimentares, mas o mais impressionante é a quantidade de conteúdo polifenólico. Pesquisas relacionaram esses antioxidantes a taxas reduzidas de inflamação no corpo, bem como a inibição da formação de gordura, o que pode levar a mais energia e menos ganho de peso!
11. Melancia:
A melancia pode ser baixa em fibras alimentares, mas é uma ótima forma de manter-se hidratada e pode fornecer uma explosão de energia. Esta fruta Low-Carb é rico em vários antioxidantes, como o licopeno, que pode ajudar na aparência de sua pele, prevenindo o estresse oxidativo em todo o corpo e estimulando o reparo e a força dos vasos sanguíneos cardíacos, reduzindo o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.
12. Espinafre:
Este vegetal não apenas possui um baixo teor de colesterol e gordura, mas é rico em proteínas, fibras, vitamina A, vitamina C, potássio, ferro, cálcio e cobre, entre outros. Não é surpresa que o espinafre é considerado um dos alimentos mais saudáveis com baixo teor de carboidratos, bem como um excelente alimento para perda de peso, saúde cardíaca e densidade mineral óssea.
13. Abobrinha:
graças aos níveis moderados de ácidos graxos ômega-3 e à diversa gama de minerais e vitaminas, a abobrinha tornou-se alimento básico em algumas partes do mundo. Ele fornece uma boa quantidade de fibra e é conhecido por dar um impulso energético, ao mesmo tempo que regulamenta a atividade enzimática e hormonal no corpo, graças a vitaminas B e minerais fundamentais neste vegetal.
14. Aspargos:
Com concentrações significativas de selênio, vitamina A e vitamina C, este é um vegetal rico em antioxidantes e pode reduzir a inflamação e a ocorrência de doenças crônicas.
15. Melão honey dew:
Esta fruta baixa em carboidratos é frequentemente consumida em conjunto com melão, outra fruta com baixo teor de carboidratos e, graças ao seu alto teor de potássio, é recomendado para pessoas com pressão arterial elevada. Esta fruta também é rica em vitamina C, tornando-se perfeita para o sistema imunológico – juntamente com a sua capacidade de procurar e neutralizar os radicais livres.